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Valorize seu Imóvel com o Home Staging

Publicado em 26/08/22 por Karen Cruz.

Home Staging

Home Staging – por Susana Damy

Fala galerinha iluminada Tudo bem? Já ouviram falar sobre Home Staging? 

O Home Staging é uma estratégia muito importante para o mercado imobiliário, porque reúne técnicas que deixam o espaço mais atrativo aos olhos de compradores e locatários.

Então, se você se interessa por venda e locação de imóveis, leia esse artigo até o final e entenda como funciona e para que serve.

O que é o Home Staging?

Se pudéssemos traduzir de forma literal o home staging seria algo como “encenação em casa”. E como podemos ver, essa tradução não soa como algo tão viável, e fica até um tanto confuso.

Sendo assim, vamos traduzir o conceito, que é preparar o imóvel de forma que ele se torne atrativo para a venda ou locação. Essa preparação é feita por meio de mudanças pontuais no cenário do ambiente, antes de divulgá-lo em portais imobiliários.

Existem três aspectos envolvidos para que o home staging promova melhorias nos espaços, veja:

1º Fatores psicológicos

Toda a compra sofre a influência de fatores emocionais. Seja uma compra corriqueira, de coisas do dia a dia, ou  compras mais complexas, como uma casa, por exemplo. 

Sendo assim, é necessário entender e saber como trabalhar os fatores psicológicos para que eles atuem de forma positiva, levando o consumidor a realizar o ato da compra.

Então, fatores como cores, quantidades e formas de elementos decorativos, estilo de mobiliário entre outros aspectos da decoração são pontos de influência para despertar ou reprimir fatores psicológicos e emocionais.

Um ambiente escuro, por exemplo, pode levar a sensações de introspecção e tristeza. Uma sala com muitos objetos decorativos e mobiliário desproporcional, pode transmitir um ar carregado, levando o possível comprador ou locatário a não se sentir atraído por aquele ambiente.

Tons claros e espaços livres transmitem a sensação de leveza e amplitude, trazendo mais fluidez ao local.

O fator psicológico é essencial para que não sejam criados bloqueios entre o possível cliente e o ambiente em questão, sendo assim a neutralidade no espaço se torna bem vinda.

 

2º Visual Merchandising

O grande diferencial do home staging é o visual merchandising, que é o responsável por enaltecer as principais características do imóvel. É o chamado Marketing Imobiliário.

Nos primeiros 30 segundos de contato com o imóvel, seja por foto, vídeo ou presencialmente, o cliente já precisa criar uma imagem positiva do espaço, caso contrário ele dificilmente dará sequência no processo de compra. Então, o visual merchandising atua nesta função de proporcionar uma excelente primeira impressão.

O que você como vendedor quer destacar no imóvel? Partindo disso, começa a se pensar em uma iluminação e em uma decoração que enalteça esse pontos.

Então, tudo o que estiver no imóvel no ato da fotografia ou filmagem para divulgação será pensado estrategicamente para promover o espaço

O visual merchandising é a decoração pensada para valorizar as melhores características do empreendimento.

 

3º Design de Interiores

O design de interiores tem como principal objetivo alinhar estética e funcionalidade. Desta forma, para o home staging é um fator essencial.

Quando pensamos em estética, relacionamos muito com o gosto pessoal das pessoas envolvidas no espaço. Já a funcionalidade visa a questão de otimização de espaços e, sempre que possível, incluir elementos decorativos que tenham alguma função. 

Um bom exemplo neste quesito são os nichos que além de decorar servem para armazenar objetos. Os puffs em formatos de baú seguem essa mesma linha. 

 

Como surgiu esse conceito?

O home staging Surgiu em 1972 nos EUA. Foi criado por uma designer e corretora de imóveis chamada Barb Schwarz, com o intuito de agilizar a comercialização dos dos imóveis.

No ano de 2008, a crise causada pela especulação imobiliária nos EUA  fez com que as pessoas precisassem vender seus imóveis o mais rápido possível, a fim de que não fossem hipotecados.

Isso tornou o home staging mais conhecido e requisitado no mercado aumentando as chances de negócios para aqueles que necessitavam se desfazer de forma urgente de um imóvel.

Hoje no Brasil a Susana Damy é referência de home staging no mercado. Ela é arquiteta e designer de interiores e foi pioneira na implementação desta técnica aqui no Brasil. Susana que já residiu nos EUA (onde teve o primeiro contato com o home staging), desde 2010 começou a implementá-lo aqui no Brasil, iniciando com um blog e ampliando a oferta de serviços.

Veja algumas imagens de um imóvel onde Susana aplicou técnicas de home staging:

Antes e Depois

1. Antes e Depois – home staging aplicado em banheiro por Susana Damy

 

Antes e Depois - Home Staging

2. Antes e Depois – home staging aplicado em cozinha por Susana Damy

 

Antes e Depois -

3. Antes e Depois – home staging aplicado em living por Susana Damy

 

Antes e Depois - Home Staging

4. Antes e Depois – home staging aplicado em suíte por Susana Damy

Perceba como as mudanças pontuais em mobiliário e elementos decorativos tornaram os cômodos mais atrativos e deram maior noção das dimensões dos espaços.

 

Qual a diferença entre Home Staging e Design de Interiores?

Antes de tudo, ressaltamos que essas duas áreas não se opõem, na verdade, elas se complementam!

A principal diferença entre um e outro é no propósito que ambos têm: preparar um imóvel para venda ou locação no caso do home staging e adequar um imóvel ao gosto e necessidade do morador, no caso do design de interiores. 

O propósito é o principal diferencial porque ele vai determinar as ações que serão realizadas.

No caso do Home Staging, por se tratar de uma preparação para a divulgação, é necessário atrair o maior número de pessoas possíveis e neste caso, os perfis são distintos.

O Home Staging precisa deixar o mesmo imóvel atrativo para um casal sem filhos ou para uma família com filhos adolescentes, por exemplo. Então, o grande objetivo é que pessoas com diferentes perfis olhem e sintam-se representados ali, imaginem-se morando naquela casa ou naquele apartamento com a preparação feita com o home staging.

Um ponto importante no home staging é minimizar a impressão pessoal que um ambiente possa ter, tornando-o mais genérico. Um exemplo que podemos citar aqui é elementos de time de futebol, e até mesmo símbolos religiosos. Isso porque ao olhar objetos, símbolos ou elementos que confrontam a sua escolha pessoal de vida, o possível comprador ou locatário pode não se sentir confortável com o espaço.

Já no design de interiores, o responsável pelo projeto sabe exatamente para quem está projetando. Há uma persona definida, então, já se sabe quais são os gostos pessoais dos envolvidos no ambiente, quais cores mais indicadas, quais símbolos e elementos fazem sentido para o contexto daquela família. Já é algo bem mais específico.

Portanto, resumimos que o Home Staging tem como objetivo atrair pessoas com gostos diferentes, em um contexto geral e o design de interiores vai contemplar gostos específicos dentro de um projeto.

 

Quais os principais benefícios do Home Staging?

Contratar um home stager é um investimento muito válido para quem pretende anunciar o seu imóvel em portais imobiliários. Aqui estão os 5 principais benefícios do Home Staging:

Acelera em até 83% a venda de um imóvel de acordo com as estatísticas.

Além de acelerar a venda, o aspecto visual do imóvel faz com que ele seja valorizado no mercado, aumentando o valor monetário da venda.

Pode ser aplicado em espaços desocupados ou em imóveis que ainda estão sendo ocupados por seus proprietários no decorrer do processo da venda, neste último caso, o proprietário receberá instruções básicas de como manter o seu ambiente organizado e pronto para uma visita acompanhada do corretor, por exemplo.

A atual geração busca por praticidade em imóveis onde irão morar. O Home Staging auxilia a passar essa ideia de imóvel pronto, sem que haja a sensação de que haverá muito trabalho a ser feito para residir ali.

Auxilia na percepção do espaço. Sabe quando você olha para um ambiente e fica aquela dúvida se ali cabe mesmo uma cama ou um armário? Quando o imóvel é preparado por home stagers profissionais essas dúvidas são minimizadas, porque as técnicas utilizadas fazem com que se tenha a dimensão do espaço.

 

E os ambientes comerciais?

Com a pandemia, muitas empresas aderiram ao formato de trabalho híbrido, ou até mesmo totalmente remoto. Por isso muitos espaços de salas comerciais ficaram vazios, acarretando uma série de prejuízos aos seus proprietários.

Neste contexto, o Staging também pode ser utilizado, deixando o ambiente mais atrativo para atividades comerciais. 

Então, além dos espaços residenciais os ambientes corporativos também podem receber essas técnicas.

Aprenda mais sobre esse assunto

Se você se interessou pelo tema, ou conhece alguém que necessita vender ou alugar um imóvel, deixamos como sugestão que assista a live que o Bruno Mantovani fez com a Susana Damy.

Na live ela demonstra um pouco mais do portfólio dela e alguns ambientes trabalhados por ela. Então vale muito a pena conferir!

 

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