Blog

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: Dicas, possibilidades e protocolos

Publicado em 25/06/21 por Empório Luz.

Automação Residencial

Automação Residencial

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Automação Residencial, esse é o nosso tema de hoje.

Com o avanço da tecnologia, situações que antes eram possíveis apenas em ficção científica, hoje estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

A conectividade trouxe novos formatos de interação com pessoas, sistemas e coisas. Então, a comunicação que antes era lenta e trabalhosa, foi agilizada e facilitada.

Toda esta tecnologia alcança não apenas os nossos celulares e computadores, mas também as nossas casas, e dessa forma executamos comandos diversos pela nossa voz ou com apenas um clique.

O que é automação residencial?

A automação residencial que depois também ficou conhecida por domótica (junção de domus=casa e robótica= controle automatizado), é o controle de determinados equipamentos de uma casa, de forma automática, através de sistemas inteligentes.

É o conceito onde a tecnologia trabalha para o perfeito funcionamento dos dispositivos existentes no ambiente, contribuindo então para o conforto e bem-estar dos moradores.

Ao pensar em automação, além da tecnologia e modernidade, obtemos muitos outros benefícios, conforme veremos a seguir.

Vantagens da Automação Residencial

Praticidade

A automação traz praticidade porque permite automatizar tarefas do dia a dia e isso faz com que sobre tempo para processos mais relevantes, ou até mesmo para descansar.

Através da automação, executar comandos nunca foi tão acessível. Porque a qualquer distância, conseguimos acionar de forma segura os dispositivos que estão em nossa casa e deixar o ambiente adaptado à necessidade do momento, de forma muito rápida:

  • Realizar tarefas domésticas com robôs programados
Automação Residencial

Aspirador de pó Robótico

  • Ligar e desligar as luzes e os dispositivos de áudio e vídeo –  Afinal, quem nunca acabou pegando no sono esqueceu a TV ligada? Ou então, ao se deitar ficou com aquela preguiça de se levantar para apagar uma das luzes que ficou acesa na casa?
  • Irrigação de plantas e jardins – Viajar sem se preocupar em quem regará suas plantas? Já é possível.
  • Programação de manutenção de piscinas –  Com acionamento de filtros e controle de temperatura da água.
Automação Residencial

Automação de Piscinas

Conforto e Comodidade

Já pensou em programar e automatizar o ambiente de acordo com suas preferências de temperatura, som, iluminação e diversos outros fatores? E deixar tudo isso adequado antes mesmo de chegar em casa? Com a automação você consegue também!

  • Climatização – O conforto térmico pode ser garantido através de programações prévias conforme a temperatura do ambiente. Então, você pode aquecer ou resfriar o ambiente conforme a necessidade
Automação Residencial

Painel de Automação

  • Também é possível programar o aquecimento do piso, recurso que é muito útil em cidades com temperaturas mais frias.
  • Preparo do banho – A automação permite acionar de forma remota banheiras para que sejam aquecidas enquanto você ainda está a caminho de casa.
  • Áudio e Vídeo – Quer ter a sensação de um cinema em casa? A automação também te possibilita isso. Você pode integrar os sistemas de som e vídeo e criar cenários com cortinas e efeitos visuais por meio da iluminação.
Automação Residencial

Cinema em Casa

  • Ajuste automático de persianas – Você pode programar as persianas para que sejam acionadas de acordo com a intensidade da luz natural, sem que você precise fazer isso manualmente.

 

Esse recurso também serve para simular a presença de pessoas no local em momentos de viagem, por exemplo, diminuindo as tentativas de invasão, devido a impressão de que há pessoas no ambiente.

Segurança

Com o aumento da violência, é sempre bom contar com dispositivos que nos ajudem a garantir a segurança da nossa casa. Na automação possui excelentes opções para isso, as principais são:

  • Acionamento de câmeras – É possível acionar as câmeras do imóvel de onde estiver através da conexão à internet, tendo acesso em tempo real ao que está acontecendo no imóvel.
Automação Residencial

Monitoramento por Câmeras

  • Monitoramento de abertura de portas – Existem sistemas que, por meio da inserção de senhas, liberam somente a entrada de pessoas autorizadas na residência, inclusive, há dispositivos que enviam mensagens em tempo real toda vez que alguém entra no imóvel.
Automação Residencial

Abertura de Portas

  • Acendimento de luzes para simular presença – Já fez uma viagem e ficou preocupado com a segurança do imóvel enquanto estava vazio? Existe a possibilidade de programar o acendimento de luzes de determinados cômodos para simular presença de pessoas no imóvel, incluindo no período noturno. Você também pode programar o acionamento de cortinas e persianas com este mesmo propósito.
  • Acendimento de luzes externas – Através da automação é possível programar também o acendimento das luzes externas, dessa forma quando o seu GPS detectar a proximidade com sua residência, as luzes serão acesas para aumentar a sua visibilidade na chegada ao imóvel.

Isso te dá maior segurança, uma vez que com as luzes acesas é mais fácil identificar pessoas em movimentações atípicas, além de maior visibilidade para realizar manobras com o automóvel.

Prevenção de Acidentes

Quando falamos de segurança, pensamos em nos prevenir da questão violência, mas um outro ponto muito importante é a prevenção de possíveis acidentes.

Nesse sentido, existem sensores que detectam vazamento de gás e existência de fumaça, e podem ser programados para emitir alertas.

Automação residencial

Detector de Fumaça

Se você reside com pessoas idosas, sensores de queda são excelentes opções para te auxiliar nesse monitoramento. Porque que são interligados com dispositivos que detectam a queda do idoso e acionam centrais de emergência. Isso oferece mais segurança e dessa forma, os riscos são diminuídos.

Economia

Tratando-se de economia, a automação se torna um excelente recurso, porque possibilita o controle de dispositivos e equipamentos da casa, então, é possível deixar ligado apenas o que estiver em uso.

O acesso remoto é muito útil, pois ainda que você saia e esqueça uma luz acesa, ou a TV ligada, por exemplo, você consegue mesmo à distância, desligar.

Além disso, é possível detectar também vazamentos de água que podem surgir e elevar o custo e o desperdício de água no imóvel.

Destacamos também uso de sensores de presença que acionam a iluminação de forma automática, conforme movimento, auxiliando a redução do consumo de energia.

No vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani nos mostra uma das muitas opções de sensores de presença existentes no mercado

Automação de Iluminação

Dentro do contexto da iluminação, a maior relevância da automação é a possibilidade de criação de cenários. 

Já mencionamos que a iluminação tem o poder de despertar sensações  e a importância de se contar com auxílio profissional para projetar a luz em seu ambiente.

A dimerização que permite controlar a intensidade de luz em um ambiente também faz parte desse processo de automação residencial, e é um recurso que pode ser utilizado em diferentes ambientes.

Automação Residencial

Quarto com Dimerização

Como é o processo de automação residencial?

Tudo começa com um bom projeto. E para isso, você precisa ter muito bem definido o que você quer automatizar na sua casa: Iluminação? Áudio e vídeo? Cortinas? Sistema de segurança, câmeras e sensores? Climatização?

Ciente do que será automatizado, você irá preparar o ambiente para receber a automação. Quanto antes decidir automatizar, melhor será. Isso porque existem sistemas que para serem implementados exigem grandes reformas, ou até mesmo que sejam incluídos e projetados já na construção do imóvel.

Sistemas e Protocolos

Existem muitas possibilidades de automação residencial, desde os processos mais simples até situações mais complexas. E para que tudo funcione de forma adequada, é necessário planejamento e atenção na escolha do sistema e do protocolo que será utilizado.

Entre os tipos de sistema, podemos destacar:

Sistemas Autônomos – são aqueles que permitem a execução de comandos, por exemplo, ligar e desligar, de forma autônoma e com configurações pré-definidas. Cada equipamento possui o seu próprio controle e não há conectividade dos dispositivos entre si.

Sistemas Integrados – Possuem múltiplos subsistemas geridos por um único controlador. 

Sistemas Complexos – Esses sistemas permitem o controle e gerenciamento de toda a residência por meio de computadores ou telefones que tenham acesso à internet. Dessa forma todos os subsistemas existentes na residência podem ser conectados: iluminação, climatização, segurança e monitoramento, áudio e vídeo.

Existem sistemas cabeados que necessitam que os retornos dos circuitos elétricos cheguem até o quadro de automação, que é similar a um quadro de energia Existem também sistemas sem fios, com menor custo de implantação e manutenção que os sistemas cabeados.

Houve uma expansão do uso do Wi-fi e dessa forma, uma grande variedade de dispositivos do tipo plug’n’play e de baixo custo chegou ao mercado, favorecendo então o conceito de casa inteligente.

Automação Residencial

Sistemas Cabeados

Os protocolos são conjuntos de regras que possibilitam a comunicação entre os diferentes dispositivos, então possibilita a conexão e a execução dos comandos solicitados e cada marca trabalha com determinado tipo de protocolo.

Principais Protocolos Utilizados

Infravermelho – Um dos protocolos mais simples, com comunicação unidirecional. É a principal escolha para os controles remotos residenciais.

Ethernet – Possui comunicação com fio ágil e resistente à interferências eletromagnéticas.

Wi-fi – Geralmente possui autonomia de cerca de 25m, é uma comunicação sem fio rápida e confiável.

Bluetooth – É um protocolo sem fio e que oferece curto alcance. Comum em telefones e fones de ouvido, possui um sistema de salto de frequência que detecta sinais existentes.

Thread – Um protocolo sem fio desenvolvido por um grupo de empresas. Foi projetado para permitir que os dispositivos em seu protocolo se comuniquem mesmo se a conexão por Wi-fi cair.

Zigbee – É um protocolo sem fio que opera em uma rede de malha. Então, cada dispositivo retransmite sinal para outros dispositivos, fortalecendo e ampliando a rede. 

Z-Wave – É um protocolo de rede de malha de código aberto. Exige menos energia para cobrir o mesmo alcance que o Zigbee. 

KNX – É um dos protocolos mais populares no mercado, Opera em mais de uma camada física e possui tipologia descentralizada, ou seja, suas unidades são conectadas e inteligentes de modo que não dependem de outras para funcionar, então, se uma unidade falhar, as outras continuam com suas atividades.

Compatibilidade

Cada protocolo tem conexão com tecnologias de forma específica e nem sempre são compatíveis entre si. Então, há a necessidade de um gateway que funcione como uma ponte e ofereça suporte a vários protocolos.

Uma dica é que você adquira produtos certificados, porque isso garantirá que padrões técnicos tenham sido cumpridos antes que o mesmo chegasse até você. Ainda que não garanta a compatibilidade com outros produtos, te dará a confiança de que houveram testes e que o funcionamento dos seus dispositivos não será prejudicado.

Busque sempre orientação profissional

Ressaltamos a importância de você buscar orientação de profissionais qualificados e seguir atentamente aos padrões de automação, porque dessa forma você vai garantir a segurança e o bom funcionamento do seu ambiente.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.