Blog

Estilo Industrial – Dicas de decoração e iluminação

Publicado em 27/03/23 por Empório Luz.

Dicas de Decoração e iluminação - Estilo Industrial

Dicas de Decoração e iluminação – Estilo Industrial

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Você está construindo ou reformando o seu ambiente? Já sabe qual estilo de decoração vai seguir? 

Nós sempre falamos por aqui que iluminação e decoração caminham juntas, porque traz o seu estilo de vida para a casa, e a iluminação transmite as sensações que você quer trazer para o seu ambiente.

Para te ajudar na escolha das peças e até mesmo a ter uma visão geral sobre os estilos de decoração, traremos uma sequência de artigos sobre as características de alguns estilos e quais as peças de iluminação que se encaixam neles.

Escolhemos começar por um estilo que está em alta, e que é marcado por características urbanas e  muita personalidade: o estilo industrial.

Ambiente com Estilo Industrial - Fonte: Idea Home

Ambiente com Estilo Industrial – Fonte: Idea Home

Quer conhecer um pouco mais sobre esse estilo e aprender a combinar a sua iluminação dentro dele? Então leia esse artigo até o final.

 

Quando surgiu o estilo industrial?

Iluminação também é cultura! Então vamos trazer para vocês um pouco da história do estilo industrial.

O estilo industrial urbano surgiu por meio de um processo de desindustrialização ocorrido nas décadas de 60 e  70, em Nova York, nos Estados Unidos.

Neste contexto as grandes fábricas foram transferidas para o oeste do país, por questões econômicas, deixando Nova York como o foco dos grandes e luxuosos empreendimentos e escritórios comerciais.

As fábricas ficaram vazias e o custo da moradia era alto, então os operários desempregados e pessoas de menor poder aquisitivo utilizaram as fábricas como residências, aproveitando a estrutura já existente ali. Então surgiram os primeiros lofts.

As casas tradicionais eram mais aconchegantes, e em nada se assemelhavam ao estilo encontrado no interior das fábricas, que era marcado por estruturas mais grosseiras, com a exposição da tubulação hidráulica e elétrica, fios aparentes, cores frias e revestimentos rústicos, como o cimento.

Mas, o que no início foi um choque e considerado uma opção precária, depois de adaptações e mudanças, virou tendência. Hoje esse estilo é visto como sinônimo de conceito urbano que transmite personalidade e modernidade aos ambientes.

 

Quais as principais características do estilo industrial na decoração?

O estilo industrial tem como ponto marcante as linhas bem definidas e estruturas aparentes. Vamos ver algumas características que marcam esse estilo, como os acabamentos predominantes, cores, materiais presentes e  utensílios utilizados na decoração.

Amplitude

Começamos destacando a amplitude dos espaços. Esse estilo iniciou-se nas fábricas, que eram grandes em sua maioria e foram adaptadas para fins residenciais. Então, o espaço era amplo.

Trazendo isso para as residências, é possível aplicar essa característica unificando, criando assim ambientes integrados.

Decoração Industrial - Fonte: Decor Fácil

Decoração Industrial – Fonte: Decor Fácil

Outra característica é o uso de portas e janelas grandes, permitindo que luz natural e ar fresco circule pelo ambiente.

 

Aspecto Inacabado

Se na decoração tradicional uma das prioridades é o acabamento, o estilo industrial vai na contramão disso. Desta forma, partes que seriam encobertas passam a ser expostas.

Concreto, vigas, cimento e tijolos à mostra evidenciando o aspecto rústico no chão e nas paredes, são bem vindos.

As tubulações elétricas e hidráulicas passam a compor a decoração, e os fios aparentes também costumam estar presentes.

As paredes com tijolinhos são bastante utilizadas em tons terrosos, pois proporcionam um aspecto mais aconchegante para contrastar com os elementos frios que remetem à indústria. O cimento queimado também é muito utilizado.

Decoração Industrial - Fonte Telhanorte

Decoração Industrial – Fonte Telhanorte

Se os tijolinhos nas paredes ou o uso do cimento queimado não for uma opção viável no seu projeto, você pode utilizar papéis de parede com esses temas. É uma opção com custo menor e mão de obra facilitada.

 

Materiais mais utilizados

Para a decoração dos ambientes industriais materiais como ferro, aço e metal estão sempre presentes. Um dos motivos para o uso desses elementos é que são típicos das fábricas que inspiram esse estilo.

É comum também o uso da madeira, justamente para proporcionar o aspecto mais rústico ao local.

Decoracao Industrial - Fonte: Blog Sincenet.

Decoração Industrial – Fonte: Blog Sincenet

 

Cores

No estilo industrial predominam as cores sóbrias. Sendo assim, preto, cinza e branco estão presentes na maior parte do ambiente. 

É possível utilizar os tons terrosos nas paredes com os tijolos, e também acrescentar pontos de cor em alguns detalhes, como objetos decorativos, por exemplo.

Decoração Industrial - Fonte: Bartz Moveis Planejados

Decoração Industrial – Fonte: Bartz Moveis Planejados

 

O estilo industrial na iluminação

Existem muitas peças de iluminação que podem ser usadas no estilo industrial, entre essas peças destacamos os trilhos e luminárias compostas por materiais que atendem a proposta do estilo.

Veja exemplos de luminárias para a decoração industrial: 

Trilhos

Os trilhos são clássicos na iluminação de estilo industrial. As linhas retas e a estrutura sobreposta combinam com o estilo. 

Quando spots direcionáveis são colocados nos trilhos, ajudam a criar luz cênica e evidencia a decoração e os detalhes.

Iluminação com trilhos - Fonte: Casa Vogue

Iluminação com trilhos – Fonte: Casa Vogue

Destacamos os trilhos por serem as luminárias que se adequam melhor à proposta industrial, mas qualquer luminária pode ser usada nesse contexto, tudo dependerá da proposta para o ambiente e dos materiais escolhidos.

Na sequência abaixo traremos modelos de outras luminárias que atendem ao estilo industrial, veja:

Arandelas

Para compor a iluminação industrial com arandelas, você pode optar por peças compostas por ferro, por exemplo, veja nas imagens abaixo:

Arandela com estrutura de ferro

Arandela com estrutura de ferro

 

Ou ainda, peças vazadas ou no estilo aramado, como a da imagem abaixo.

Arandela aramada com madeira e ferro

Arandela aramada com madeira e ferro

Modelos com cúpulas também são bastante utilizados. Na foto abaixo temos a estrutura de ferro, cúpula com vidro fumê e a lâmpada de filamento.

O estilo industrial remete também ao estilo vintage, então algumas peças funcionam nesses dois estilos, podendo ser adaptadas de um para o outro.

Arandela com cúpula estilo industrial

Arandela com cúpula estilo industrial

 

Pendentes

Os pendentes no estilo industrial têm características como a composição por materiais mais bruscos como ferro, alumínio e metais, fios ou cabos expostos e o uso de lâmpadas de filamento também é bastante comum, veja:

Pendente de ferro estilo industrial

Pendente de ferro estilo industrial

Um ponto em comum na decoração e iluminação industrial é que as peças sempre trazem linhas fortes e marcantes, então os detalhes evidenciam a personalidade do estilo.

Pendentes estilo industrial

Pendentes estilo industrial

 

Outra possibilidade para pendentes no estilo industrial é deixar os fios expostos. É um recurso despojado e que traz personalidade ao ambiente, e com o uso de deslocadores de fios é possível criar diferentes formatos.

Pendente com deslocadores de fios

Pendente com deslocadores de fios

 

Pendentes vazados ou aramados também podem ser utilizados, em ferro e em metal.

Pendente Industrial Aramado - Fonte Micaza

Pendente Industrial Aramado – Fonte Micaza

 

Spots

O mais comum é a utilização dos spots com os trilhos, mas você também pode utilizá-los sozinhos, observe:

Spots

Spots

 

Perceba que na sala abaixo a opção foi o uso de fios (sem os trilhos) apenas com deslocadores para criar o formato desejado no teto, e os spots posicionados para a iluminação geral.

A mesma opção foi escolhida para as paredes, porém, com iluminação decorativa.

Iluminação Industrial

Iluminação Industrial – Fonte: Pinterest

Perfis de LED de Sobrepor

Se você sentir que seu ambiente precisará de uma iluminação geral, difusa, uma opção é utilizar perfis de LED de sobrepor.

Assim você mantêm o estilo industrial e garante a iluminação necessária ao seu ambiente.

Perfil de LED de Sobrepor

Perfil de LED de Sobrepor

 

Questões importantes para a iluminação de ambientes industriais

Como já vimos, o estilo industrial é carregado de personalidade e peças com linhas fortes. Mas existem alguns pontos importantes que precisamos considerar para manter o ambiente agradável:

1º Temperaturas de Cores

A iluminação neste caso é fundamental para destacar elementos e trazer uma certa suavidade para o ambiente.

Se a sua intenção for criar um ambiente industrial para a sua residência, é interessante que você trabalhe as temperaturas de cores quentes para ambientes como sala de estar, varandas e quartos  e neutras para áreas funcionais, como as cozinhas, por exemplo. 

Desta forma você trará um aspecto mais aconchegante, criando um contraste  para o ambiente que não seria possível com uma iluminação predominantemente fria.

2º Refletância

A escolha das luminárias para o estilo industrial deve ser feita com atenção para não prejudicar a luminosidade adequada para o ambiente, então escolha peças com bom fluxo luminoso.

A predominância de tons escuros como o preto e o cinza fazem com que a luz seja mais absorvida e menos refletida para o ambiente, e isso pode impactar a visibilidade.

3º Luz na quantidade certa

No estilo industrial é comum o uso de  iluminação direcionada, como spots, por exemplo. Essas peças auxiliam a criar cenários nos ambientes e a evidenciar elementos decorativos. Mas cuidado com o excesso de sombras!

Procure incluir no projeto uma peça que forneça luz geral adequada e assim você conseguirá equilibrar a iluminação do seu ambiente.

Se estiver dentro de suas possibilidades, as claraboias também podem ser uma boa opção para a entrada de luz natural.

Como já citamos, os trilhos são bastante comuns na iluminação industrial, então, deixamos como sugestão que você assista o vídeo abaixo em que o designer Bruno Mantovani nos mostra os principais tipos e as suas funcionalidades.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.