Blog

Perfis de LED: Descubra novas possibilidades de iluminar

Publicado em 10/02/23 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Perfis de LED

Iluminação com Perfis de LED

Fala galerinha iluminada, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre Perfis de LED recurso muito utilizado na iluminação e que oferece inúmeras possibilidades de instalação  em diversos ambientes.

Pensa em incluir perfil de LED no seu projeto? Então veja os assuntos desse artigo:

  • O que é perfil de LED e os tipos existentes;
  • Possibilidades de Instalação;
  • Principais vantagens da utilização do perfil;

O que é o perfil de LED?

O perfil de LED é uma peça criada para proporcionar iluminação linear e com diferentes possibilidades de formatos.  É composto por uma barra (perfil) de alumínio, uma fonte luminosa (que pode ser uma fita ou placa de LED), e um difusor, geralmente de acrílico.

Perfis de LED

Montagem de Perfil de LED

A fita ou placa de LED e o difusor são fixados na barra de alumínio.

Tipos de Perfis de LED

Os modelos mais utilizados são os perfis de sobrepor e os perfis de embutir, mas existem fabricantes que trabalham com linhas de perfis com sistemas integrados que permitem a instalação de outras luminárias como spots e plafons, por exemplo.

Perfis de LED de Sobrepor

Modelos de sobrepor deixam as estruturas de alumínio do perfil aparentes nas superfícies onde serão instaladas. Geralmente, é feito um furo na superfície para que o perfil seja parafusado nela.

Existe também a possibilidade de suspensão por cabos, para utilizar como pendentes.

Na foto abaixo vemos a utilização de um perfil de sobrepor com instalação feita na junção da parede com a marcenaria.

Perfil de LED

Iluminação com perfil de sobrepor na marcenaria

 

No ambiente abaixo, o perfil de sobrepor foi utilizado diretamente na parede e no teto.

Perfil de Sobrepor

Perfil de sobrepor linha Garbo – Usina Design

Nos modelos de embutir, apenas o difusor de acrílico com a iluminação fica aparente, e em alguns – casos como o da imagem abaixo – , a aba lateral que fica rente a superfície onde o perfil será instalado.

Perfil de Embutir

Perfil Embutido na Marcenaria

 

Abaixo o perfil de embutir foi instalado na parede e no teto.

Perfil de LED de Embutir

Perfil de LED de Embutir

 

Os perfis abaixo são da linha Do It, da fabricante Interlight. Este é um modelo de sistema integrado. Observe como existem diferentes possibilidades de instalação para que no perfil sejam instaladas outras luminárias:

Modelos de Perfis Interlight

Perfis da linha Do It – Interlight

 

Existem ainda modelos faceados em que e os modelos recuados, conforme veremos nas imagens abaixo:

Perfil de LED de Embutir

Modelo Faceado

 

 

Perfil de LED de embutir

Modelo Recuado

Os modelos recuados possuem menor índice UGR, proporcionando mais conforto visual.

 

Efeitos de iluminação com o perfil de LED

Com os perfis de LED é possível obter efeitos de luz difusa, indireta e wall washer.

Luz Difusa

A iluminação com perfis tradicionais geralmente possuem efeito de luz difusa, porque como já dissemos, há um difusor instalado que cria esse efeito.

O difusor também auxilia a esconder os pontos de luz deixados pelas fitas de LED, espalhando a luz de forma homogênea proporcionando um aspecto mais bonito.

Outro ponto importante do difusor é que ajuda a proteger o LED de fatores externos que podem diminuir a vida útil ou causar alterações, como poeiras, por exemplo.

Wall Washer e Luz Indireta 

Existem modelos com formatos que são feitos justamente para ocultar a fonte de luz e rebater o reflexo, veja:

Perfil W30

Modelo W30 – Mister LED

Esse é o modelo W30 da fabricante Mister LED. Essa peça é instalada em um ângulo de 30º em relação ao teto, então, a luz é direcionada para a parede, criando o efeito wall washer, que como já vimos em outros artigos, é o mesmo que lavar a parede de luz.

Já este outro modelo abaixo é da fabricante Power Lume, tem a versão que possibilita iluminação dupla e oculta a placa ou fita de LED, tornando a iluminação indireta e suave.

Perfil de Embutir Power Lume

Perfil Embutido no Frame Double – Power Lume

Como é realizada a fixação dos perfis de LED?

Existem diferentes tipos de fixação dos perfis de LED, e o que vai determinar a melhor forma de fazer isso é a superfície onde o perfil será instalado.

Dizemos isso porque é comum ver pessoas visitando exposições ou mostras de decoração e vendo perfis instalados em diferentes materiais, porém, ao comprar o perfil, o cliente percebe que o mesmo não fixa na superfície desejada.

Em cada superfície há uma fixação que se adequa melhor, e é necessário além da ajuda de profissionais verificar catálogos e manuais de instrução de fabricantes para não errar.

Abaixo os principais tipos de fixação:

  • Pressão (Geralmente em marcenarias);
  • Molas;
  • Parafusos;
  • Clipes;
  • Garras
  • Presilhas.

É muito importante que você contate profissionais como eletricistas, gesseiros, arquitetos e light designers para que você adquira o perfil de acordo com o revestimento em que ele será instalado.

Possibilidades de instalação e emendas em Perfil de LED

Os perfis são peças muito versáteis e talvez esse seja um dos motivos pelos quais se tornaram tendência na iluminação. 

Podemos citar a possibilidade de instalação em diferentes materiais como drywall, marcenaria, alvenaria, além de pisos e revestimentos.

Para que o perfil possa ser utilizado com junções, por exemplo as de teto e parede, é necessário que se adquira emendas sob medida, possibilitando dessa forma mais liberdade e criatividade para iluminar os espaços, sem se limitar a metragem do fabricante.

Além da emenda, é possível que se faça os cortes das peças na medida exata, de forma que essa emenda fique praticamente imperceptível.

Seja emenda ou corte, a precisão de medidas é fundamental para que não ocorra falhas ou sombras em pontos da peça, deixando a junção muito evidente.

Perfis de LED em ambientes residenciais

As quatro primeiras imagens abaixo são de ambientes projetados pela arquiteta Adriana di Garcia, e nelas  observamos como o perfil de LED é aplicado em diferentes contextos:

Nesta área gourmet a instalação do perfil foi feita na marcenaria e no teto. Perceba que há um contraste, pois enquanto as garrafas de bebidas nos nichos são iluminadas individualmente com mini spots, na parte superior da marcenaria os elementos decorativos são iluminados em conjunto com o perfil de LED.

Já no teto, o perfil proporciona a luz difusa, que irá iluminar junto com os outros embutidos.

Perfil de LED

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

No dormitório abaixo, o perfil foi instalado na marcenaria fazendo a junção teto e parede. O modelo utilizado proporciona iluminação difusa que é perfeita para ambientes de descanso, porque não causam ofuscamento .

Perfil de LED

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

 

No lavabo, o perfil foi utilizado contornando o espelho, proporcionando iluminação decorativa e funcional.

Perfil de LED

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

 

No corredor, os perfis instalados no teto e na parede iluminam de forma difusa e ainda deixam o ambiente com aspecto limpo.

Perfil de LED

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

Saindo do ambiente residencial, vamos verificar a iluminação de ambientes comerciais com perfis de LED.

Perfis de LED em ambientes comerciais

Nessa primeira imagem, podemos ver uma loja de componentes eletrônicos.

Observe como o perfil evidenciou o ambiente e trouxe o aspecto de modernidade, o que combina perfeitamente com lojas de jogos.

Perfil de LED

Perfil de LED em loja de jogos – Fonte: Habitíssimo

No contexto do escritório e da sala de reuniões abaixo, o perfil ilumina de forma difusa e deixa o ambiente com aspecto de limpo e discreto.

Perfil de LED em escritório

Perfil de LED em escritório

 

Perfil de LED em sala de espera

Perfil de LED em sala de espera

Perfis de LED e o ciclo circadiano

A iluminação exerce influencia direta em nosso organismo por ser o principal fator regulador do nosso ciclo circadiano. Sendo assim, sempre que possível precisamos priorizar ambientes que se assemelhem ao máximo com a luz natural correspondente ao período do dia.

Uma das possibilidades de perfil de LED são as peças com a tecnologia Tunable White, que possuem variações de temperaturas de cor entre 1800K e 9000K. Com ajustes é possível deixar a luz próxima a natural, proporcionando maior conforto visual e causando menos interferências negativas em nosso organismo.

Aqui na Empório Luz temos peças com essa tecnologia instalada em nosso showroom, venha nos visitar para conferir.

Principais vantagens na utilização de perfis de LED

Nesse artigo vimos os pontos básicos do funcionamento do perfil de LED e as possibilidades de uso em diversos ambientes. Veremos algumas vantagens de optar por esse tipo de iluminação em seus projetos:

  • Modernidade

Com o uso dos perfis, você deixa o seu ambiente muito moderno, e para aqueles que gostam do estilo minimalista, os perfis deixam o ambiente mais limpo (visualmente falando) e pode ser adaptados em diferentes contextos de decoração.

As formas geométricas que podem ser criadas com esse tipo de iluminação também contribuem para essa sensação de modernidade.

  • Proteção do LED

Os perfis ajudam a proteger a sua fita ou placa de LED. Isso porque os difusores impedem a entrada de sujeiras externas que com o tempo podem danificar a luminária e também o alumínio auxilia na dissipação de calor, aumentando a vida útil.

  • Possibilidade de Dimerização

Você pode optar por fitas ou placas de LED que sejam dimerizáveis e deixar o seu ambiente ainda mais confortável.

O designer Bruno Mantovani fez uma sequência de lives no canal Luz, Decor e Ação sobre iluminação, onde esclareceu diversos assuntos. Um dos temas abordados foi o perfil de LED, assista no vídeo abaixo (enquanto ainda está no ar) e se aprofunde ainda mais no tema:

Quer incluir os perfis de LED em seu projeto? Fale conosco

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.