Dicas

Índice UGR Iluminação – Seus olhos vão agradecer por essa dica!

Publicado em 23/10/20 por Empório Luz.

Você sabia que há um índice para ofuscamento na iluminação? Esse índice controla o conforto da luz quem vem das luminárias. Leia esse artigo e entenda mais sobre o UGR.

O que é UGR?

Traduzido ao português, URG significa Índice de Ofuscamento Unificado. Este índice trabalha o ideal de iluminação para ambientes e áreas externas também. Os padrões de UGR trabalhados aqui no Brasil são limitados na seguinte escala: 10 – 13 – 16 – 19 – 22 – 25 – 28. Sendo que, quanto menor o índice, mais confortável é essa iluminação no ambiente.

Importante lembrar que o índice que é considerado mais adequado aos ambientes, está entre 10 e 19; acima deste valor já fica desconfortável aos olhos humanos.

 

 

Leia também >>> ATENÇÃO! Cuidado com o Ofuscamento!

 

A norma ABNT NBR ISO/CIE 8995- – Iluminação de ambientes de trabalho, diz o seguinte:

Uma boa iluminação propicia a visualização do ambiente, permitindo que as pessoas vejam, se movam com segurança e desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga visual e desconforto. A iluminação pode ser natural, artificial ou uma combinação de ambas.

Uma boa iluminação requer igual atenção para a quantidade e qualidade da iluminação. Embora seja necessária a provisão de uma iluminância sufi ciente em uma tarefa, em muitos exemplos a visibilidade depende da maneira pela qual a luz é fornecida, das características da cor da fonte de luz e da superfície em conjunto com o nível de ofuscamento do sistema. Nesta Norma foi levado em consideração não apenas a iluminância, mas também o limite referente ao desconforto por ofuscamento e o índice de reprodução de cor mínimo da fonte para especificar os vários locais de trabalho e tipos de tarefas.

Os parâmetros para criar as condições visuais confortáveis estão propostos no corpo desta Norma.

Os valores recomendados foram considerados, a fim de representar um balanço razoável, respeitando os requisitos de segurança, saúde e um desempenho eficiente do trabalho. Os valores podem ser atingidos com a utilização de soluções energeticamente eficientes.

Existem também parâmetros ergonômicos visuais, como a capacidade de percepção e as características e atributos da tarefa, que determinam a qualidade das habilidades visuais do usuário e, consequentemente, os níveis de desempenho. Em alguns casos a otimização

destes fatores de influência pode melhorar o desempenho sem ser necessário aumentar os níveis de iluminância. Por exemplo, pela melhora do contraste na tarefa, ampliando a visualização de própria tarefa através do uso de equipamentos de auxílio à visão (óculos) e pela provisão de sistemas de iluminação especiais com capacidade de uma iluminação local direcional.

Quer conferir na íntegra? Clique aqui! Todos os direitos são reservados à ABNT.

 

Ciclo Circadiano

 

Talvez você conheça o ciclo circadiano como ritmo circadiano, outro termo bastante empregado para ele. Ambas expressões se referem ao ciclo biológico de 24 horas que parte do amanhecer ao anoitecer.

Segundo este ciclo, o corpo foi desenhado com um certo padrão. A manhã foi feita para acordarmos, realizar nossas atividades durante o dia até chegar a noite, onde nos aconchegamos e o sono acaba chegando.

Dessa forma, o ciclo circadiano acaba tendo ação em diversos aspectos do nosso dia-a-dia. Ele influencia a nossa digestão, na forma como lidamos com o sono e até na renovação das nossas células! E a luz tem uma ligação direta com ele.

Leia também >>> O que é Ciclo Circadiano?


Sabendo dessa influência e que cada ser humano tem uma bússola interna, não há como falar sobre o índice UGR e não falar de como isso pode afetar no nosso dia a dia. Então quando há esse ofuscamento, nós agredimos a nossa visão.

E como eu posso resolver o desafio do ofuscamento?

Trouxemos algumas luminárias e saídas para você conseguir resolver este problema, mas lembre-se de sempre ficar atento, além das luminárias. A luz é para ser usufruída e não vista.

Para entendermos melhor, classificaremos as necessidades como A, B e C. Sendo A quando você não vai usar a iluminação artificial de forma prolongada, B quando vai usar de forma estendida e C quando o uso é contínuo, prolongado e detalhado.

A – Quando você não vai usar de forma prolongada no ambiente:

Neste caso, você pode utilizar uma luminária com mais ofuscamento. Se utilizada na sua sala, por exemplo, você pode utilizar um spot com a luz saindo de forma direta ou com certa profundidade. Entenda nas imagens abaixo:

Spot sem profundidade – mas que pode ser utilizado, pois não haverá uso de forma prolongada

 

Spot com profundidade – que trará mais conforto!

 

B – Quando você vai usar de forma estendida no ambiente, como por exemplo sala de aula ou escritório.

Neste caso, você precisa de mais conforto. Ficar por mais de 4 horas num local com iluminação artificial exige muito da sua visão. É comum em escritórios, salas de aula e universidades o uso dos difusores de acrílico, com leves recuos, aletas e perfis de LED com profundidade. Entenda:

Difusor de acrílico

 

Aletas parabólicas

 

C – Quando você vai usar de forma prolongada e detalhada, como por exemplo um ourives, que trabalha com joias.

Neste caso, o profissional precisa enxergar detalhes de forma minuciosa, o que traz então a necessidade de ter um foco de luz bem iluminado. Então a dica é controlar a iluminação para que haja sim a iluminação branca, mas com conforto. Aqui, você pode utilizar filtros de luz:

 

Leia também >>> Como usar Filtros de Luz

 

Confira a tabela de UGR

 

Quer conferir mais dicas e detalhes sobre este assunto? Assista o vídeo abaixo!

Onde encontrar os itens citados neste artigo?

Convidamos você para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual. Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe! Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.