Dicas

Não gosta de dormir no escuro? Saiba qual a iluminação ideal para ter uma boa noite de sono

Publicado em 21/08/20 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


mulher-bom-sono

Uma noite bem dormida é essencial para um dia produtivo e traz muitos benefícios à saúde, mas nem todo mundo curte ficar em um ambiente totalmente escuro.

         Na hora de planejar a decoração dos quartos é importante levar em consideração o papel que a iluminação pode ter na qualidade do seu sono. A cor da luz, a temperatura e até o posicionamento das lâmpadas pode atrapalhar o seu descanso.

         É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo, tanto a luz artificial das lâmpadas, quanto a luz natural. Afinal, a luz do sol é o que regula nosso relógio biológico e faz com que funcione corretamente. Quer saber mais? Acesse o vídeo abaixo:

A luz do sol e o relógio biológico

O ciclo (ou ritmo) circadiano é uma espécie de relógio interno que controla os nossos momentos de maior energia e a hora do descanso, a hora de dormir. Esse ciclo está diretamente relacionado com a luz do sol, por isso quando chega a noite nos sentimos mais cansados.

         O ideal é que você aproveite esse momento de descanso ao máximo. É durante o sono que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera hormônios, consolida a memória entre outras funções extremamente importantes para o funcionamento do organismo.

         É por isso também que a iluminação é um fator importante e deve ser considerado na hora de decorar o quarto e criar um ambiente tranquilo e propício ao relaxamento.

Leia também >>> O que é Ciclo Circadiano?

Você também pode se interessar por cromoterapia, leia sobre o assunto neste post do nosso blog.

 

A temperatura ideal para dormir bem

arandela-night

Essa temperatura não tem nada a ver com a sensação que temos de calor ou frio, é sobre como percebemos o ambiente com uma certa iluminação. Por exemplo, você já percebeu que as lâmpadas usadas em quartos normalmente são mais amareladas?

Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de relaxamento. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de ajudar a dormir, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho.

Caso você não queira ficar só com uma lâmpada de luz quente, uma alternativa é utilizar um dimmer que permite que você controle a intensidade da luz, assim pode ter uma luz mais fria quando for arrumar o quarto, por exemplo, e durante a noite, reduzir a intensidade para uma luz mais quente e que não vai incomodar na hora de dormir.

         Uma outra dica para quem gosta de ter pelo menos uma luz acesa durante a noite é usar spots e arandelas. Essas opções podem ser usadas como um ponto de luz no quarto sem deixar o ambiente claro demais. Clique aqui e conheça várias dicas sobre iluminação para quartos de casal e infantil.

         Mas cuidado na hora de escolher onde instalar as lâmpadas. Quando colocadas acima da cabeceira podem bater no rosto de quem está deitado causando o efeito oposto ao esperado e terminar te mantendo acordado por um bom tempo.

          Nós indicamos neste vídeo indicamos a luz noturna de LED de tomada com sensor, para usar em quartos, quarto infantil, para bebês, para idosos, corredores e banheiros. Há uma variação de cores entre azul, amarela, rosa e mais. O interessante desta luz noturna é que quando ligada na tomada e está de noite, ela acende automaticamente. Quando amanhece ou outra luz se acende, o sensor do LED desliga a luz também de forma automática! Ideal para guiar sua caminhada noturna até o banheiro ou outro cômodo, para adultos e crianças com receio de dormir no escuro e para idosos enxergarem bem sem tropeçar. Quer conferir mais sobre esta luz noturna de LED? Clique aqui e garanta a sua!

 

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual. Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!

Instagram: Empório Luz Design

Instagram 2: Bruno Mantovani Design

Facebook: Empório Luz Design

Facebook 2: Luz, Decor & Ação!




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.