Dicas

Não gosta de dormir no escuro? Saiba qual a iluminação ideal para ter uma boa noite de sono

Publicado em 21/08/20 por Empório Luz.

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 Uma noite bem dormida é essencial para um dia produtivo e traz muitos benefícios à saúde, mas nem todo mundo curte ficar em um ambiente totalmente escuro.

         Na hora de planejar a decoração dos quartos é importante levar em consideração o papel que a iluminação pode ter na qualidade do seu sono. A cor da luz, a temperatura e até o posicionamento das lâmpadas pode atrapalhar o seu descanso.

         É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo, tanto a luz artificial das lâmpadas, quanto a luz natural. Afinal, a luz do sol é o que regula nosso relógio biológico e faz com que funcione corretamente. Quer saber mais? Acesse o vídeo abaixo:

A luz do sol e o relógio biológico

O ciclo (ou ritmo) circadiano é uma espécie de relógio interno que controla os nossos momentos de maior energia e a hora do descanso, a hora de dormir. Esse ciclo está diretamente relacionado com a luz do sol, por isso quando chega a noite nos sentimos mais cansados.

         O ideal é que você aproveite esse momento de descanso ao máximo. É durante o sono que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera hormônios, consolida a memória entre outras funções extremamente importantes para o funcionamento do organismo.

         É por isso também que a iluminação é um fator importante e deve ser considerado na hora de decorar o quarto e criar um ambiente tranquilo e propício ao relaxamento.

Leia também >>> O que é Ciclo Circadiano?

O poder das cores nos ambientes

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Algumas lâmpadas têm características que são mais indicadas para serem usadas em quartos porque têm efeitos que ajudam o seu corpo a se preparar para dormir. Por exemplo, pode não parecer, mas a cor emitida pelas lâmpadas pode influenciar o seu sono.

Em um primeiro momento, escolher entre uma lâmpada com luz azul ou vermelha pode parecer apenas uma questão de estética, mas de acordo com a cromoterapia essa escolha pode até ajudar a combater a insônia.

Cromoterapia

A cromoterapia é um tipo de terapia que utiliza as cores para estabelecer um equilíbrio físico e emocional. Cada cor tem uma função terapêutica e é usada com um propósito.

Aqui está um pequeno guia do significado de cada cor:

  • Amarelo:  É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade. Uma cor muito viva que auxilia o raciocínio e manda para longe os pensamentos obsessivos.
  • Azul: É a cor da serenidade. O azul emana paciência e tranquilidade. É indicada nos casos de insônia e estresse, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono e promove relaxamento.
  • Laranja: Mistura do vermelho com amarelo, o laranja é uma cor quente e estimulante e tem grande poder energético. É uma restauradora e regeneradora, ajudando na recuperação emocional. É a cor da coragem, da reconstrução e da disposição.
  • Verde: É calmante e ajuda a promover o equilíbrio interno. O verde tem uma ação refrescante e a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.
  • Violeta: É uma cor muito espiritual que ajuda quem está desequilibrado emocionalmente e descrente. Ela limpa os ambientes da casa de más vibrações.
  • Vermelho: Estimulante, o vermelho aumenta a vitalidade e adrenalina. É a cor das paixões, conquistas e sexualidade. Ela é indicada para combater a depressão e o desânimo, mas cuidado ao usá-la em ambientes destinados ao relaxamento, porque pode tirar o sono ou trazer ainda mais agitação.
  • Rosa: A cor do afeto, amor e união. Seu principal benefício é equilibrar relações, sejam pessoais ou profissionais.

Você pode ler mais sobre a cromoterapia neste post do nosso blog.

 

A temperatura ideal para dormir bem

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Essa temperatura não tem nada a ver com a sensação que temos de calor ou frio, é sobre como percebemos o ambiente com uma certa iluminação. Por exemplo, você já percebeu que as lâmpadas usadas em quartos normalmente são mais amareladas?

Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de relaxamento. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de ajudar a dormir, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho.

Caso você não queira ficar só com uma lâmpada de luz quente, uma alternativa é utilizar um dimmer que permite que você controle a intensidade da luz, assim pode ter uma luz mais fria quando for arrumar o quarto, por exemplo, e durante a noite, reduzir a intensidade para uma luz mais quente e que não vai incomodar na hora de dormir.

         Uma outra dica para quem gosta de ter pelo menos uma luz acesa durante a noite é usar spots e arandelas. Essas opções podem ser usadas como um ponto de luz no quarto sem deixar o ambiente claro demais. Clique aqui e conheça várias dicas sobre iluminação para quartos de casal e infantil.

         Mas cuidado na hora de escolher onde instalar as lâmpadas. Quando colocadas acima da cabeceira podem bater no rosto de quem está deitado causando o efeito oposto ao esperado e terminar te mantendo acordado por um bom tempo.

          Nós indicamos neste vídeo indicamos a luz noturna de LED de tomada com sensor, para usar em quartos, quarto infantil, para bebês, para idosos, corredores e banheiros. Há uma variação de cores entre azul, amarela, rosa e mais. O interessante desta luz noturna é que quando ligada na tomada e está de noite, ela acende automaticamente. Quando amanhece ou outra luz se acende, o sensor do LED desliga a luz também de forma automática! Ideal para guiar sua caminhada noturna até o banheiro ou outro cômodo, para adultos e crianças com receio de dormir no escuro e para idosos enxergarem bem sem tropeçar. Quer conferir mais sobre esta luz noturna de LED? Clique aqui e garanta a sua!

 

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