Blog

Encante a primeira vista: Veja como iluminar o hall de entrada

Publicado em 03/12/21 por Empório Luz.

Decoração e iluminação

Como Iluminar o Hall de Entrada – Fonte: Pinterest por Dani Porto.

Fala galerinha iluminada, tudo bem?

Hoje vamos começar com uma pergunta rápida: Você também acha que a primeira impressão é a que fica? Se a resposta foi sim, o artigo de hoje será perfeito para você, porque falaremos sobre iluminação e decoração de hall de entrada.

O hall de entrada é considerado uma área social nas residências e apartamentos, e depois da fachada, geralmente é o primeiro local que se tem acesso.

Em alguns projetos essa área é um tanto negligenciada, e isso não deveria ocorrer porque esse espaço deve transmitir o aconchego e o cuidado em receber.

E pensando nisso trouxemos esse artigo, porque sabemos que um hall de entrada bem planejado faz total diferença na impressão que as pessoas têm ao chegar em um ambiente.

Se você quer dar um up em seu hall de entrada, ou até mesmo, projetar um do zero, neste artigo falaremos sobre:

  • As principais funções de um hall de entrada;
  • Móveis e utensílios para o hall de entrada;
  • Combinações de Iluminação para o hall de entrada;

Quer entender melhor? Então leia até o final!

 

As principais funções de um hall de entrada

Se pudéssemos definir a principal função de um hall de entrada seria receber bem as pessoas e acomodar seus objetos de forma organizada. Então, deve atender três pontos:

1º Facilitar a organização

Geralmente, quando chegamos em casa estamos com bolsas, sacolas, casacos, chaves, documentos, entre outras que trazemos da rua. 

O hall de entrada auxilia na organização, veja um exemplo prático na imagem abaixo:

Decoração e iluminação

Organização de Hall de Entrada – Fonte: Madeira Madeira

Perceba como o hall de entrada acomoda objetos que ficariam “jogados” ou em cima de algum móvel, ocupando espaço desnecessário.

Agora, vale ressaltar que para que o hall de entrada auxilie na organização ele precisa estar de fato organizado. Caso contrário, estará apenas trazendo a bagunça de outros cômodos para a entrada da casa, e esse não é o objetivo. 

Então, mantenha o local limpo, organizado e na medida do possível sem acúmulos.

 

2º Auxiliar em bons hábitos de higiene e energização do ambiente

Procuramos na medida do possível ressignificar coisas ruins para que possamos aprender com elas e melhorar. Um exemplo disso é a pandemia que nos trouxe maior atenção aos hábitos de higiene.

Imagine a seguinte situação, que por algum motivo você tenha que andar descalço pelos trajetos que faz em seu dia a dia.

Então, a poeira, a sujeira de objetos descartados, cuspe, fezes de animais, água poluída, entre outras situações presentes nas ruas. 

Imagine tudo isso em contato com os seus pés, descalços. Desagradável, não é mesmo?

Agora pense que os seus sapatos absorvem tudo isso enquanto seus pés não tem contato com o solo, e que sem perceber, você pode estar carregando isso tudo para dentro da sua casa.

Sapateira Hall de Entrada

Cantos dos Sapatos – Fonte: Bella Ordine

Além da questão da higiene em si, a sabedoria oriental nos indica outras questões pelas quais os sapatos devem ser mantidos fora da residência. 

Sapatos ficam em contato direto com o solo e impurezas da rua, e por isso são carregados de energias ruins que podem trazer influências negativas para o ambiente.

Sendo assim, nada melhor do que um local para armazená-los fora de casa.

Outra possibilidade adotada por muitas famílias na pandemia tratando-se de higiene, é a instalação de um lavatório para higienizar as mãos, ou então, uma pequena bancada com álcool em gel ou toalhas umedecidas descartáveis.

Desta forma, o risco de contaminação é menor.

3º Harmonizar com a decoração do restante da casa

Já dissemos que o hall de entrada traz a primeira impressão para um ambiente de forma geral. 

Então, é fundamental saber equilibrar esteticamente esse espaço com os outros ambientes também.

Pensar nisso é interessante, porque traz a sensação de que um ambiente complementa o outro, e não a impressão de estar em locais completamente diferentes.

Na imagem abaixo, vemos que os mesmos componentes amadeirados que constam no hall de entrada também constam na sala de estar que é o próximo ambiente. Isso além de harmonizar, traz mais amplitude ao espaço.

Como iluminar hall de entrada

Hall de Entrada – Fonte: Prego e martelo

Agora que entendemos as principais funções de um hall de entrada, veremos dicas de móveis e objetos decorativos para compor o espaço.

 

Móveis e utensílios 

Existem alguns móveis e objetos que podem auxiliar tanto na questão funcional como também nas questões estéticas do hall de entrada.

Então reunimos alguns que acreditamos que funcionam bem nesses espaços, veja:

 

  • Sapateiras

Já ressaltamos nesse artigo a importância de ter um local para acomodar os sapatos. Então vale a pena investir!

As sapateiras podem ser confeccionadas em diversos materiais e em acabamentos que deixam o espaço ainda mais bonito e aconchegante.

Existem muitas opções com diferentes tamanhos que atendem diferentes necessidades. Podem ser acopladas em estruturas presas aos bancos, ou também, separada deles.

Sapateira para Hall de Entrada

Sapateira para Hall de Entrada – Fonte: Decorei.org

 

  • Araras ou ganchos 

As araras ou ganchos servem para pendurar bolsas e casacos. Existem diversos modelos de ganchos, e em diferentes formatos, então podem compor hall de entrada de diferentes estilos.

Para o ambiente abaixo foi utilizado ganchos em um formato semelhante ao de chifres de alce, observe:

Ganchos para Hall de Entrada

Hall de Entrada – Fonte: Fashion Bubbles

 

  • Porta guarda-chuva

Trazendo praticidade e organização, é sempre bom ter um porta guarda-chuvas, porque assim poderá armazenar o guarda chuva sem molhar o restante dos ambientes e manter a ordem do local.

Hall de Entrada

Porta Guarda Chuva – Fonte Arkpad

 

  • Bancos ou Poltronas

Os bancos servem como apoio para as pessoas se sentarem para trocar os sapatos quando estiverem em casa, e para aguardarem atendimento nos ambientes comerciais. Então são muito funcionais.

Podem auxiliar a decoração com acabamentos de materiais de qualidade e deixar o espaço  confortável.

Hall de entrada

Hall de Entrada – Fonte: Casa e Festa

 

  • Aparador

Os aparadores servem para suporte a elementos decorativos, como vasos de plantas e peças de iluminação como abajures. Também podem armazenar objetos, então, é uma peça chave no hall de entrada.

Aparador para Hall de Entrada - Fonte: Arkpad

Aparador para Hall de Entrada – Fonte: Arkpad

 

 

  • Espelho

Os espelhos no hall de entrada são peças que além de trazer profundidade e a sensação de aumento do espaço, também servem para os pequenos ajustes e retoques, seja em uma peça de roupa, cabelo ou maquiagem. Então também é um elemento interessante para o local.

 

  • Plantas

As plantas trazem ao espaço frescor, leveza, sensação de limpeza e purificação. Trazer esses elementos para a entrada do lar é renovador, não é mesmo?

Além disso, existem diferentes espécies e tamanhos para combinar com o ambiente e estilo de vida dos moradores.

 

  • Quadros

Os quadros são elementos importantes porque podem trazer logo para a entrada da casa a identidade da família. As pessoas que convivem ali, seus hábitos, viagens, frases e lembranças.

Além disso, por serem objetos de fácil personalização, podem ser adaptados aos estilos com formatos e tamanhos diferentes.

Quadros no Hall de Entrada - Fonte: Casa Vogue

Quadros no Hall de Entrada – Fonte: Casa Vogue

 

Dicas para Iluminar o Hall de Entrada

Temos falado em nossos artigos que um dos segredos para uma boa iluminação é misturar diferentes conceitos, e isso também se aplica ao hall de entrada.

Então, é possível utilizar luzes diretas, indiretas ou difusas para trazer o efeito esperado.

Existem sim técnicas, e questões de proporcionalidade que devem ser consideradas, mas não existe uma receita de bolo. Sendo assim, é preciso analisar, e sobretudo respeitar a identidade e gosto dos moradores do espaço. Desta forma será possível deixar o ambiente o mais agradável possível para quem estará ali.

Outro ponto é entender qual sensação que se quer transmitir, quais os pontos e objetos que serão destacados, porque fazendo isso, os riscos de erro são menores.

Agora veremos algumas imagens de iluminação em hall de entrada, confira:

 

Combinação de Peças

Na imagem abaixo vemos que o pendente escolhido direciona a luz em 4 pontos diferentes e demarca o ambiente, ou seja, houve um alinhamento do pendente com a mesa e as cadeiras.

Além do pendente, há também uma luminária de piso posicionada ao lado do sofá, com lâmpada de filamento que traz um ar decorativo e temperatura de cor quente, proporcionando aconchego.

Veja que há uma combinação no acabamento do pendente e da luminária de piso.

Hall de Entrada

Hall de Entrada – Fonte: Leroy Merlin

 

Abajures

Os abajures são peças frequentes no hall de entrada, porque são posicionados sobre os aparadores, que também são peças comuns na mobília.

O abajur proporciona iluminação suave e aconchegante, existem peças com estilo clássico e também peças mais modernas e contemporâneas.

Veja que na foto abaixo a luz do abajur ajuda a ressaltar os relevos do quadro utilizado na decoração da parede.

Abajures Hall de Entrada

Abajures Hall de Entrada – Fonte: Decoracao

 

Embutidos

Os embutidos podem ser usados para iluminação pontual ou também iluminação difusa. As duas formas combinam com o hall de entrada e o uso dependerá do efeito que você quer causar no ambiente.

Quer criar um efeito de luz e sombras e ressaltar pontos específicos? Então você pode optar por spots com lâmpadas que proporcionem esse efeito, conforme o ambiente abaixo:

Hall de Entrada - Fonte: Viva Decora

Hall de Entrada – Fonte: Viva Decora

No ambiente abaixo, é possível observar que a luz pontual foi usada para destacar elementos do ambiente. 

Perceba que os embutidos no fundo da imagem direcionam a luz para o quadro e também evidencia a escultura que está na parede à esquerda.

Hall de Entrada

Hall de Entrada – Fonte: Pinterest por Dani Porto

Agora se a intenção for deixar o ambiente com uma iluminação suave e difusa, utilize placas ou painéis de LED embutidos. 

Perceba que na imagem abaixo, além dos embutidos, há uma luz indireta vinda do espelho que também harmonizou bastante com o contexto do ambiente.

 

Lustres e Pendentes

Os lustres e os pendentes na iluminação são o ponto de destaque, porque são peças que têm função decorativa. 

No hall de entrada os lustres e os pendentes devem acompanhar a proporção do ambiente, sendo assim, quanto maior for o espaço, maiores poderão ser as peças e composições usadas na iluminação.

Agora, se o espaço em questão for menor, peças menores e composições minimalistas são mais indicadas, respeitando a proporção do ambiente.

Abaixo temos fotos de dois ambientes, sendo que o primeiro é um espaço amplo, comercial, e o segundo um espaço menor. Observe como as composições foram usadas em cada um deles:

Composição de Pendentes para Hall de entrada

Hall Social – Fonte: Monterre

 

Hall de Entrada

Hall de Entrada – Fonte: Inusual Blog

 

Trouxemos também uma inspiração de ambientes com lustres. Então se você quer uma opção mais clássica,  veja o espaço abaixo.

A iluminação foi feita de forma indireta, através da sanca de gesso e com o lustre alinhado à mesa, demarcando o ambiente.

Hall de Entrada Comercial

Hall de Entrada – Fonte: Pinterest por Interiores Curitiba

 

Perfil de LED e embutidos

Gosta de combinações mais modernas? Então uma boa opção para o seu hall de entrada é combinar perfis de LED com spots direcionáveis.

No ambiente abaixo o perfil traz a iluminação difusa e geral para o ambiente e o spot embutido evidencia a marcenaria.

Hall Social

Hall de Entrada – Fonte: Juliana de Sá Arquitetura

Finalizando com um detalhe deste ambiente, perceba a delicadeza usada para instruir as visitas a tirarem os sapatos, com a seguinte mensagem no quadro: ”Mãozinhas pequenas passeiam nesse lar, tire os sapatos antes de entrar”.

Uma boa ideia, não é mesmo?

Esse artigo foi inspirado na live que o Bruno Mantovani fez, nos dando dicas sobre decoração e iluminação para hall de entrada. Ainda não viu? Então confira!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.