Blog

Saiba como iluminar sala de tv com conforto e saúde

Publicado em 23/04/21 por Empório Luz.

Iluminar sala de TV com um bom planejamento, tornando aquele ambiente em um espaço prazeroso para se estar com a família e amigos, traz momentos de lazer com filmes, novelas e programações televisivas no geral. É preciso haver aconchego e conforto pelo fato de que a maioria das pessoas passam horas dedicadas a esse momento.

Quando a luz desse ambiente é bem planejada, há uma melhor visualização do conteúdo que está sendo apresentado ali na tela. Outro motivo é a valorização da arquitetura da sala em que a TV está disposta.

Na maioria das casas, o mais comum é possuir uma sala de estar como um espaço de diversas funcionalidades, como área de convívio familiar, para receber as visitas e também lazer assistindo a um filme, série, jogo, entre outros. É possível criar variações de efeitos luminosos, atendendo às várias demandas do ambiente.

Dicas e recomendações de acessórios para iluminação da sala de tv

Para auxiliar na melhor escolha dos acessórios de iluminação da sua sala de TV, temos algumas dicas e recomendações. 

 

1. Utilize spots de teto, porém nunca coloque-os em cima da TV

É importante tentar minimizar  possíveis pontos de reflexo na tela, obtendo assim uma luz confortável, com opção de controle de nível de iluminância. O ideal, em todo caso, seria possuir dimmers que é um dispositivo que controla a luminosidade, possibilitando aumentar ou diminuir a intensidade da luz de acordo com sua necessidade.

Iluminação Sala de TV

Sala de TV – Arquiteta Cristiane Schiavoni

2. Investir em arandelas nas laterais da televisão

Esse tipo de iluminação com luz indireta proporciona conforto visual sem que  interfira na imagem reproduzida na TV.

 

3. Ilumine os nichos com spots embutidos

Essa é sempre uma boa opção, proporcionando uma luz suave e indireta. Atente-se apenas ao posicionamento para que a luz não incida diretamente sobre o televisor, mais especificamente a tela.

Iluminação Sala de TV

Sala de TV com Nichos Iluminados

Observação: A utilização de nichos podem ter uma iluminação com mini dicroicas, possibilitando uma menor iluminação e mantendo um diferencial no local que foi sobreposto. As sancas ou aberturas de luz sobre o televisor permitem controlar a intensidade da luz e criam efeitos e texturas interessantes no local.

 

4. Aposte em sistemas de iluminação para balizamento

Esse sistema cria uma espécie de “cinema”, onde a luz geral fica apagada, enquanto o piso é iluminado, o que permite uma movimentação segura pelo ambiente.

Existem diversas soluções para fazer o balizamento, elas são desde balizadores embutidos de parede até as fitas de LED anexadas na parte inferior dos móveis. Sendo mais apropriado a utilização de modelos com baixo fluxo luminoso, criando um contraste acentuado com a luz que vem da tela da tv.

Ocorre adaptação visual, que acontece de forma contínua com o nível de iluminância do ambiente. Essa adaptação pode levar até 10 minutos para ocorrer. Dessa forma, em um ambiente mais escuro, como uma sala de TV no estilo “cinema”, os olhos tendem a  dilatar a pupila, permitindo uma entrada de luz maior, por isso peças de baixa intensidade se fazem suficientes.

5. Utilize fontes de luz que tenham baixa intensidade

Direcione essas fontes para o teto ou para baixo possibilitando um contraste na composição e controle da fonte de luz que se sobrepõem à TV.

Iluminação para Sala de TV

Sala de TV – Arquiteta Cristiane Schiavoni

E você pode optar por todas essas soluções ao mesmo tempo!

Também é possível e bem-vinda a utilização de peças decorativas como arandelas, abajures, lustres, entre outras de sua preferência. Ao fazer um projeto luminotécnico é possível deixar sua sala de tv funcional e visualmente satisfatória.

Dúvidas sobre LED ou Spot?

A iluminação quando utilizada por trás do televisor é de grande funcionalidade, em conjunto com as fitas de LED, por exemplo, podem reduzir o consumo de energia em até 40%. 

A utilização de spot sobreposto só é indicada quando é necessário criar efeitos sobre o teto ou algum elemento de destaque do local, contudo, nunca direcionando para a Televisão.

Você sabia que existe uma distância certa para manter sua visão confortável com a tela de seu televisor?

 

O distanciamento indevido desses itens podem ocasionar problemas de saúde, como por exemplo dores de cabeça e na vista. 

Distanciamento Visual para Televisores

Ilustração de Distanciamento Visual Adequado

 

O tamanho do seu televisor influencia diretamente no conforto da visão. Por exemplo, se tratando de uma televisão pequena em uma sala grande, a tela não é vista com clareza, como também se for o caso de uma televisão grande em uma sala pequena pode prejudicar além de dificultar a percepção da imagem transmitida na tela.

A forma na qual os móveis estão distribuídos no ambiente, além de o tamanho e a iluminação também são fatores que têm relação direta com o distanciamento apropriado da TV. A angulação feita pelo telespectador e o aparelho televisivo influencia diretamente essa experiência obtida na sala.

A resolução da TV seja ela de tela padrão, HD, Full HD e 4K, interfere nos detalhes apresentados na imagem. Sendo a tela pequena, quando distante, fica difícil enxergar os detalhes, da mesma forma que um TV 4K estando próxima demais pode incomodar e prejudicar a visão.

Outro fator a ser levado em consideração é a ergonomia. Sendo o ideal que as pessoas não precisem levantar ou abaixar a cabeça movimentando o pescoço para olhar a TV. Por isso, a  distância precisa estar mais ou menos na altura dos olhos do telespectador sentado à frente da tv.

A altura também é um fator importante que interfere no conforto e saúde. Dessa forma, é interessante que a televisão seja colocada a, pelo menos, 1,20m do chão. Pode ocorrer uma variação de acordo com o tamanho das pessoas que utilizam o ambiente. Uma maneira de confirmar se a altura está certa, confirme a altura das pessoas que irão utilizar o espaço, certificando-se que ela não precisa esticar o pescoço para ver TV.

A postura correta é de coluna ereta, estando o pescoço na altura da televisão. Cumprindo as recomendações se evita dores nas costas e problemas de postura futuros.

Cálculo do distanciamento ideal

Quando for instalar sua televisão e tiver dúvidas com relação a distância e tamanho da tela, pode utilizar o cálculo que permite saber a distância ideal de TV.

  • Multiplique a distância da TV por 12 (resolução padrão), 18 (HD) ou 21 (Full HD).
  • Para aparelhos com resolução padrão (480p), é preciso multiplicar 2 por 12, que resulta em 24 polegadas.
  • Para resolução HD (720p), deve-se multiplicar 2 por 18, resultando em uma TV de 36 polegadas.
  • Para resolução Full HD (1080p), o resultado de 2 por 21 indica que o ideal é adquirir um aparelho de 42 polegadas.

 

Se deseja realizar uma consultoria em iluminação para sua residência, entre em contato conosco. Nossos profissionais atendem de forma virtual, em todo o Brasil.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.