Blog

Cinco erros comuns de iluminação que devem ser evitados

Publicado em 13/01/23 por Karen Cruz.


Clique e ouça esta publicação:


Erros comuns de iluminação

Erros comuns de iluminação

O conjunto da obra em um projeto arquitetônico pode ser muito bem avaliado, desde que os erros comuns de iluminação tenham sido evitados a todo custo, tanto nos ambientes externos quanto na área externa.

A implementação de luz natural e artificial em uma casa tem uma grande influência sobre a convivência dos moradores, e até mesmo sobre o humor e a saúde e, por isso, deve-se evitar alguns  erros comuns de iluminação,como:

  • Direcionamento equivocado;
  • Excesso de lâmpadas;
  • Falta de luz natural;

De fato, uma residência bem iluminada é mais atrativa para venda ou aluguel, pois isso vai ressaltar os aspectos valiosos do imóvel.

Erros comuns na iluminação afetam o ambiente

Ao projetar um espaço, a iluminação deve ser considerada desde o início do projeto. 

Isso significa que, até mesmo o posicionamento do imóvel em relação à movimentação do sol, assim como os elementos ao redor, influenciam na luminosidade, ou falta dela, em ambientes internos que podem precisar comprar divisória de ambiente para corrigir a claridade.

De forma ideal, é importante que haja a colaboração entre os profissionais envolvidos no projeto. Então, é benéfico que ocorram conversas entre o designer de iluminação, arquiteto, eletricista, e outros profissionais que trabalham no projeto. 

Isso garante que todos estejam em uma mesma sintonia, viabilizando criar um projeto de execução devidamente alinhado, com maiores chances de um resultado final satisfatório.

Afinal, erros comuns na iluminação afetam qualquer ambiente, podendo transformar completamente o posicionamento de portas e janelas, assim como luminárias de teto e acessórios que projetam a luz.

Ilusão de espaço com design de iluminação

Quando não há iluminação suficiente, o espaço dedicado a uma sala pode parecer apertado e pequeno. 

Com a distribuição efetiva de luz em um determinado espaço, a área se mostra mais impressionante, e até mesmo mais brilhante, e pode ser desenvolvida por uma construtora de galpões e prédios residenciais. 

Isso é o resultado, principalmente, da eliminação de sombras e o contraste entre iluminação escura, ou dura, como termo técnico aplicado.

Uma sala espaçosa pode ser alcançada a partir de um projeto personalizado, desenvolvido por designers, com uma técnica definida como iluminação em camadas. 

Isso envolve a aplicação de diversas fontes de luz, a fim de criar a atmosfera e o efeito desejados. 

A iluminação ambiente dedicada a tarefas e realce compõem essa técnica de iluminação em camadas, e todas servem a propósitos diferentes.

Vale aproveitar a luz natural

Antes de chegar aos 5 erros comuns de iluminação que podem ser evitados, é preciso destacar a importância quanto ao uso da luz natural

Luz Natural

Luz Natural

O maior trunfo é que a luz solar pode ocupar grande parte de ambientes internos, principalmente quando se pode abrir as cortinas e deixar entrar o máximo de luz natural possível, o que se torna fundamental e dispensa despesas ordinárias de condomínio com energia elétrica.

Quartos escuros possuem um aspecto de que são apertados, e até mesmo menores do que realmente são, e a escuridão durante o dia cria uma atmosfera pesada, deprimente e pouco inspiradora. 

Abrir todas as janelas faz toda a diferença, e com o emprego de elementos de decoração, como espelhos, pode ajudar a amplificar a entrada de luz. O uso de tintas que tenham um leve brilho também é eficiente para refletir a claridade em todo o espaço. 

A importância da iluminação residencial

A luz natural e a iluminação artificial desempenham um papel importante em todas as residências. 

Adicionar um ponto de luz em um local estratégico pode reforçar algum ponto decorativo, ou mesmo adicionar metros de espaço em um ambiente. 

Outra razão pela qual é importante evitar ao máximo os erros comuns de iluminação é que a luz influencia no estado de espírito das pessoas.

Dessa forma, é fundamental decorar uma sala de jantar, um escritório e a cozinha seguindo orientações técnicas, de profissionais que entendem e sabem que devem reduzir a zero os erros comuns de iluminação. 

A luz natural proporciona leveza durante o dia, enquanto o posicionamento correto de lâmpadas e luminárias nos cômodos devem ser aplicados dentro das necessidades de cada ambiente com estante em aço inox, como uma biblioteca. 

Para manter a vida da estrutura imobiliária, e até mesmo dos moradores, a iluminação certa é fundamental pois, entre tantas funções, reduz o estresse.

A luminosidade e as cores influenciam o estado de espírito das pessoas, mesmo que isso passe despercebido no dia a dia. 

Estudiosos dizem que a depressão e a tristeza ocorrem em locais com menor quantidade de luz, tanto que a chegada do verão é sempre motivo de alegria para todos, enquanto o inverno é relacionado a dias mais introspectivos. 

Para os moradores se sentirem confortáveis em uma casa, eles devem desfrutar de ambientes bem iluminados, e corrigir os erros comuns de iluminação é parte fundamental de qualquer reforma.

5 erros comuns de iluminação a evitar

Antigamente, a iluminação era utilizada apenas para resolver propósitos básicos na maioria das residências. 

Em imóveis modernos, vale a pena conhecer os 5 erros comuns de iluminação, e evitar ao máximo que isso aconteça, ou que seja corrigido o quanto antes. 

1. Uso excessivo de iluminação embutida

A iluminação embutida é amplamente utilizada em todas as casas, pensando que as belas luminárias usadas nesse modelo realçam a beleza dos espaços internos, assim como em um galpão dedicado a um fabricante de portas de alumínio. 

No entanto, a iluminação embutida pode dar errado em certas áreas, pois dependendo do ângulo de abertura escolhido, elas podem fornecer uma luz semelhante a um feixe sem se espalhar o suficiente pelo ambiente. 

Usar muito essas luzes em uma casa significa que não se está iluminando toda a casa de maneira funcional.

2. Usar apenas um tipo de iluminação

Um dos erros comuns de iluminação é empregar apenas um único tipo de luz, pois cada divisão de cômodo possui uma utilização característica, o que requer diferentes focos de claridade.

Em um exemplo simples, quem deseja realçar a beleza da decoração da sala de estar, pode instalar uma mistura de luzes diretas, indiretas e difusas no ambiente de acordo com a necessidade do local.

Mesmo que a iluminação ambiente clareie todo o espaço para dar um certo clima, as luzes de foco ou tarefas realçam diferentes espaços decorativos, enquanto as luzes de destaque acentuam ainda mais certas áreas de uma sala. 

3. Instalação de luminárias em teto alto

Quando se observa a instalação de luzes em um teto alto, isso pode impedir alcançar determinados objetivos, pois a lâmpada fica pendurada muito acima do espaço real que precisa de iluminação.

O certo é encontrar o ponto mais baixo do teto e, assim, instalar a iluminação para garantir que todas as áreas de uma sala, por exemplo, estejam iluminadas o suficiente. 

Outra opção é utilizar luzes de apoio. No artigo sobre iluminação em pé direito duplo, sugerimos combinar com a luz de teto, arandelas nas paredes, embutidos de solo, abajures entre outras luminárias.

Iluminação em pé direito duplo

Iluminação em pé direito duplo

Profissionais que trabalham com design de interiores sugerem que se siga a regra dos terços, isto é, dividir o espaço com pé-direito alto em 3 partes. 

A primeira parte é o teto com nitreto de silício, a segunda é a parede e a terceira são os móveis posicionados no ambiente.

O passo seguinte é instalar as luzes de forma que todas as 3 áreas fiquem bem iluminadas, sem esquecer de usar uma mistura de diferentes tipos de iluminação. 

4. Ignorar as luzes de tarefas

Luzes de tarefa ou foco são importantes para acentuar elementos que valorizam o espaço, como uma sala de estar, em que a luz ambiente é tão importante quanto as luzes de foco.

As luzes de tarefa também são importantes em um escritório e home office, ou uma sala de estudo. 

Os acessórios desse tipo diminuem a tensão nos olhos, permitindo se concentrar no trabalho a ser feito. 

5. Desequilíbrio entre decoração e luzes

Dentre os erros comuns de iluminação, esse é um dos detalhes que muitos se perdem, pois iluminação e decoração precisam estar em sincronia.

Caso contrário, o que pode acontecer é acabar iluminando excessivamente o espaço, ou escurecer e não aproveitar nem mesmo a luz natural de maneira certa. 

As cores escuras tendem a absorver a luz, enquanto as claras refletem. Sendo assim, para encontrar um equilíbrio nos cômodos.

Se o desejo for uma parede de destaque com cores escuras, vale a pena instalar focos ou luzes de destaque para iluminar determinado espaço. 

Conclusão

A entrada de luz natural e o posicionamento de lâmpadas para iluminar são das características mais importantes de um imóvel. 

Além de fornecer claridade natural durante o dia, e tornar um espaço convidativo e aconchegante quando escurece, evitar os erros comuns de iluminação pode acentuar todos os aspectos do design, tanto internos quanto externos. 

A aplicação de um planejamento adequado de iluminação pode determinar entre espaços funcionais, promover destaca para entradas, saídas, escadas, entre outros elementos presentes em uma estrutura imobiliária. 

Sem os erros comuns de iluminação, por fim, é possível destacar espaços dedicados à leitura, ou obras de arte nas paredes, e conseguir um ambiente totalmente confortável para os moradores.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.