Blog

Conta de luz: como economizar nas férias?

Publicado em 15/12/23 por Karen Cruz.

Economizar com energia

Como economizar nas férias?

Com a chegada das férias, é comum que mais pessoas estejam em casa, o que pode resultar em um aumento significativo na conta de energia elétrica. No entanto, é possível adotar práticas simples e eficientes para economizar energia durante esse período, sem abrir mão do conforto.

No blog de hoje, além de dicas sobre iluminação, equipamentos eletrônicos e sistemas de refrigeração, vamos explorar ainda mais estratégias para otimizar o consumo energético.

1. Use iluminação eficiente para economizar nas férias

A iluminação representa uma parcela significativa no consumo de energia em uma residência. Durante as férias, aproveite a luz natural ao máximo e siga estas dicas:

  • Lâmpadas LED: Substitua lâmpadas incandescentes por LED, que são mais eficientes e consomem menos energia. Se em sua casa você ainda utiliza outras lâmpadas que não sejam de LED, estude a possibilidade de fazer um retrofit. Assim, você conseguirá iluminar os ambientes de forma mais econômica e eficiente.
  • Sensores de Movimento: Instale sensores de movimento em áreas de passagem para que as luzes se acendam apenas quando necessário. Isso evitará o desperdício, contribuindo para a redução na conta de energia.
  • Desligue Luzes Não Necessárias: Crie o hábito de apagar as luzes ao sair de um cômodo e utilize iluminação direcionada em vez de iluminar toda a área.
  • Pintura Reflexiva: Considere pintar as paredes com cores claras e reflexivas, maximizando a iluminação natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

    Economizar nas férias

    Luz natural e paredes brancas

Veja também: Tipos de lâmpadas e qual economiza mais

2. Equipamentos eletrônicos:

Com a presença de mais pessoas em casa, o uso de equipamentos eletrônicos tende a aumentar. Aqui estão algumas dicas para reduzir o consumo de energia:

  • Modo de Espera: Desligue completamente os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, pois muitos deles consomem energia mesmo em modo de espera.
  • Tomadas Inteligentes: Utilize tomadas inteligentes para desligar automaticamente dispositivos quando não estão sendo utilizados.
  • Ajuste o Brilho das Telas: Reduza o brilho das telas de TVs, computadores e dispositivos móveis, economizando energia e prolongando a vida útil dos aparelhos.
  • Auditoria de Energia: Faça uma auditoria energética em casa para identificar quais dispositivos consomem mais energia e busque alternativas mais eficientes.
Economizar nas férias

Equipamentos eletrônicos desligados

3. Sistemas de refrigeração:

Com as temperaturas mais elevadas, é natural depender mais dos sistemas de refrigeração. No entanto, é possível otimizar o uso desses dispositivos:

  • Manutenção dos Aparelhos: Certifique-se de que os condicionadores de ar e ventiladores estejam em bom estado, com filtros limpos, para garantir eficiência energética.
  • Termostato Programável: Use termostatos programáveis para ajustar automaticamente a temperatura quando a casa estiver vazia ou durante a noite, reduzindo o consumo desnecessário.
  • Ventilação Natural: Aproveite a brisa natural e ventilação cruzada para resfriar a casa antes de recorrer ao ar condicionado.
  • Isolamento Térmico: Invista em isolamento térmico para manter a temperatura interna estável, reduzindo a necessidade de aquecimento ou refrigeração.

Outras dicas relevantes:

  • Eletrodomésticos Eficientes: Opte por eletrodomésticos com selo de eficiência energética, que consomem menos energia.
  • Uso Consciente da Água Quente: Se estiver utilizando aquecedores de água, evite banhos muito longos e ajuste a temperatura para o mínimo necessário.
  • Energia Solar: Considere a instalação de painéis solares para gerar sua própria energia limpa e reduzir a dependência da rede elétrica.
  • Reaproveitamento de Água: Implemente sistemas de coleta de água da chuva para uso em atividades que não demandam água potável.
Economizar energia

Energia solar

Ao adotar essas práticas adicionais, é possível desfrutar das férias com economia e sustentabilidade. A conscientização sobre o consumo de energia contribui não apenas para o seu bolso, mas também para um futuro mais sustentável. Lembre-se: pequenas mudanças de hábitos fazem toda a diferença.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.