Blog

ENERGIA SOLAR: Veja como funciona e as 4 principais vantagens

Publicado em 10/03/23 por Empório Luz.

Energia Solar

Casa com uso de energia solar

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Hoje nosso assunto é sobre energia solar.

Você considera essa alternativa para a geração de energia para a sua residência ou comércio? Então leia este artigo até o final e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Vamos entender a diferença entre os sistemas geradores de energia, e também, conferir as principais vantagens dos sistemas de energia solar.

Usinas Hidrelétricas e Termelétricas

Se você tem o hábito de acompanhar os noticiários pela televisão ou pelos portais de notícias na internet, tem visto muitas informações sobre crise hídrica e crise energética, falando-se inclusive em possível racionamento de energia e apagões.

Isso porque, as usinas hidrelétricas geram a maior parte da capacidade de energia do país, e o seu funcionamento ocorre por meio turbinas que giram impulsionadas pela força das águas. Então a quantidade de chuvas tem alto impacto nesse processo, porque é através do volume de água existente que a produção aumenta ou diminui.

Um gerador é acoplado em cada turbina e assim forma-se a unidade geradora que transforma a energia mecânica empregada pelas pás das turbinas em energia elétrica.

Usina Hidrelétrica

Usina Hidrelétrica

Como temos passado por um período de seca histórica, principalmente nas regiões em que se localizam as maiores usinas hidrelétricas do país, a geração de energia está comprometida.

Essa deficiência na produção de energia por meio das usinas hidrelétricas torna necessário o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia através da expansão dos gases ou vapor de água obtidos com a queima controlada de combustíveis.

Usina Termelétrica

Usina Termelétrica

O grande problema é que essa energia além de ser mais cara devido ao custo dos combustíveis fósseis, é mais poluente.

Esse fator pode impulsionar a busca por novas alternativas de geração de energia que sejam mais econômicas e sustentáveis, como a energia solar e a energia eólica.

A Energia Solar no Brasil

De acordo com o Portal Solar, a energia solar corresponde a 1,7% de toda a energia gerada no país, dividindo-se entre residências, comércios e zona rural.

Há uma estimativa de que em 2024, cerca de 880 mil sistemas de energia solar estarão instalados em todo o território brasileiro.

Com a crise energética e o apelo mundial por métodos de geração de energia mais sustentáveis, a procura por sistemas de energia solar tende a aumentar.

Instalação de Painel de Energia Solar

Instalação de painéis de energia solar

Tipos de Sistemas de Energia Solar

Existem três tipos de sistemas para geração de energia solar, Fotovoltaica, Térmica e Heliotérmica.

Vamos ver de forma resumida como funciona cada um deles:

Fotovoltaica

O efeito fotovoltaico ocorre por meio da exposição de um material semicondutor à luz, convertendo-a em energia elétrica.

Então, nesse caso são utilizados painéis solares que captam a luz, gerando energia por meio do processo citado acima.

O inversor solar faz a conversão da corrente alternada para a contínua, possibilitando a distribuição da eletricidade.

O sistema de energia solar fotovoltaico pode funcionar inserindo a energia diretamente na rede, armazenando a energia em uma bateria, ou ainda, unindo os dois formatos e de forma simultânea, conectar-se com a rede enquanto a energia também é armazenada pela bateria. Essas formas de funcionamento são conhecidas respectivamente por sistema on-gride, off-gride e híbrido.

Térmica

Funciona por meio da captação do calor do sol através de placas solares. O calor do sol aquece o líquido presente nas tubulações e o transporta para o acumulador solar. Após esse processo, a água existente no acumulador é aquecida e distribuída para utilização.

Heliotérmica

A energia Heliotérmica funciona captando o calor do sol que é armazenado e convertido em energia solar mecânica para ser transformado em eletricidade.

A captação é feita por meio de painéis que acompanham a direção sol e refletem a luz em um ponto específico. Feito isso, fluídos térmicos passam por receptores posicionados e são aquecidos pelo calor acumulado.

Após esse processo, a água é aquecida até que se obtenha o estado gasoso e nessa fase o vapor fará o movimento das turbinas acionando o gerador que produzirá a energia limpa.

4 Principais Vantagens da Utilização da Energia Solar

  • Sustentabilidade

Quando falamos de sistemas de energia solar, tratamos de uma fonte constante, ou seja, altamente renovável e que tem a capacidade de gerar eletricidade sem poluir o meio ambiente e essa é a vantagem mais importante.

Ao implantar esse tipo de energia na sua residência ou comércio, você diminui consideravelmente a emissão de poluentes por meio da energia.

  • Economia de Energia

Pelo motivo citado no início desse artigo (falta de chuvas), temos visto um constante aumento das bandeiras tarifárias da energia elétrica.

Com o uso da energia solar, há uma redução de cerca de 95% no custo do consumo. Isso porque o relógio medidor tradicional é substituído por um bidirecional, ou seja, a entrada e saída de energia é medida.

A energia solar é utilizada por aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos e o excedente retorna para a distribuidora, gerando créditos de consumo, reduzindo o valor da conta.

  • Valorização do Imóvel

Imóveis que possuem sistemas de energia solar tem boa valorização no mercado.

Por mais que a utilização de energia solar ainda seja em um percentual bastante inferior quando comparada aos outros métodos, a demanda pela instalação de sistemas de energia solar e por imóveis com sistemas já instalados vem aumentando e tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

  • Custo Benefício

Em um primeiro momento, o investimento em energia solar realmente é alto.

Porém, considerando a vida útil do sistema e com fatores como economia, quantidade de energia produzida e sustentabilidade, a longo prazo vale a pena.

A vida útil dos painéis solares é de 25 anos em média, e por serem peças fixas, quase não há desgaste mecânico por deslocamentos, e isso dispensa manutenções. É recomentado apenas uma limpeza anual.

Em geral, o retorno do investimento para a implantação da energia solar é obtido em até 7 anos.

5 Principais Desvantagens da Utilização da Energia Solar

  • Custos iniciais elevados

A instalação de um sistema de energia solar pode ser bastante cara, o que pode desencorajar muitas pessoas.

  • Dependência do clima

A energia solar é menos eficiente em dias nublados ou chuvosos, o que pode reduzir a quantidade de energia que um sistema solar pode gerar.

  • Impacto ambiental da produção dos painéis solares

A fabricação de painéis solares pode ter um impacto ambiental significativo, já que envolve o uso de produtos químicos tóxicos e materiais raros.

Luminárias Solares

O custo para a implantação de um projeto de energia solar é alto, e infelizmente no Brasil os incentivos fiscais para a utilização deste recurso ainda são poucos, existem alternativas para quem quer fazer o uso da energia solar ao menos em parte do imóvel.

As luminárias solares são alternativas para utilizar a energia solar na parte externa da casa, de forma que durante o dia a energia será absorvida através da luz do sol para que à noite ela ilumine a área externa, oferecendo inúmeras possibilidades, inclusive, a opção de levá-la para diferentes locais, por ser portátil.

Luminárias Solares

Luminária solar

A importância da Economia de Energia

Ainda que no momento você não tenha os recursos necessários para implantar um sistema de energia solar na sua residência ou comércio, ressaltamos a importância da economia e consumo consciente.

Faça um planejamento para que o seu projeto seja econômico e sustentável e conte com profissionais adequados para te orientar na escolha de produtos que tenham boa eficiência luminosa e consumo reduzido.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.