Blog

Como economizar com retrofit na iluminação

Publicado em 16/08/21 por Empório Luz.

Retrofit

Retrofit na Iluminação

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Já pensou economizar até 50% em sua conta de energia elétrica? E se dissermos que é possível? Leia esse artigo até o final e veja como fazer isso através do Retrofit!

A tecnologia nos trouxe evolução em muitos aspectos do nosso cotidiano e pode nos auxiliar no cumprimento de uma demanda necessária, que é a preservação do meio ambiente.

Substituição, reaproveitamento e adaptação são ações que fazem parte do conceito Retrofit e quando bem aplicadas promovem modernização, eficiência, economia e sustentabilidade.

O que é e onde surgiu o Retrofit?

O termo Retrofit é a junção da palavra Retrô que em latim significa movimentar-se para trás, com a palavra Fit que traduzida do inglês significa em forma.

Então, podemos traduzir o conceito Retrofit com o sentido de colocar o antigo em forma.

São mudanças para melhorar as funcionalidades, a eficiência, modernizar, tornar sustentável e adequar locais, máquinas e estruturas.

O Retrofit surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990, como uma alternativa de revitalização de grandes edifícios que existiam em centros urbanos e que apesar de inativos, não podiam ser demolidos devido às leis de proteção ao patrimônio cultural histórico. 

Na arquitetura, engenharia e construção civil, o retrofit é um recurso cada vez mais utilizado para viabilizar o aumento da vida útil de construções antigas, modernizando estruturas e instalações elétricas e hidráulicas, deixando-as adequadas às normas atuais, e visando também a segurança.

Um exemplo de Retrofit no Brasil é a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que passou por uma grande reforma nos anos 1990, reforma esta que foi projetada pelo arquiteto Paulo José Mendes da Rocha, que faleceu em maio de 2021.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Entre os pontos de melhorias na Pinacoteca, citamos:

  • Troca de todo o sistema elétrico e hidráulico;
  • Instalação de elevadores, promovendo a acessibilidade;
  • Inclusão de clarabóias para preenchimento do espaço e entrada de iluminação natural.

O Retrofit é um conceito que pode e deve ser aplicado em diferentes áreas a fim de potencializar resultados econômicos aliados com a sustentabilidade.

Vamos ver de forma prática como o conceito retrofit pode ser aplicado na iluminação.

O Retrofit na Iluminação

Assim como na arquitetura, engenharia e construção civil, o retrofit na iluminação tem por objetivo modernizar, reduzir custos e trazer mais eficiência luminosa aos ambientes por meio da substituição de lâmpadas e métodos de iluminação antigos por outros mais modernos.

Em muitos casos, você não precisará se desfazer de suas luminárias, visto que apenas a troca das lâmpadas já resolverá o problema e deixará o seu ambiente mais moderno e adequado, sem que você tenha que perder a peça.

Então, se você tem aquele lustre especial, ou um abajur posicionado na sua mesa, fique tranquilo, você poderá trocar as lâmpadas e manter as peças intactas!

Para entendermos como aplicar o retrofit na iluminação e também o porque isso é necessário, vamos ver de forma resumida a evolução dos tipos de lâmpadas e a forma de funcionamento de cada uma delas.

Tipos de lâmpadas e formas de funcionamento

Lâmpadas Incandescentes

O funcionamento deste tipo de lâmpada ocorre por meio do aquecimento de um material chamado tungstênio, que ao atingir certa temperatura emite luz. 

Esse processo ocorre por meio do Efeito Joule que gera o calor que emite a luz através da passagem de corrente elétrica.

Um dos maiores problemas das lâmpadas incandescentes é o fato que mantinham o calor retido. Como o filamento de tungstênio utilizado nesse tipo de lâmpada chegava a temperaturas de até 3000°C, o risco de acidentes era altíssimo.

Lâmpada Incandescente

Lâmpada Incandescente

Comparando a quantidade de calor, consumo de energia e a durabilidade média de 1000 horas, a lâmpada incandescente é a que oferece menos eficiência luminosa entre as outras alternativas existentes. 

A Portaria Interministerial nº 1.007 publicada em 31/12/2010 estabeleceu limites mínimos de eficiência luminosa a serem cumpridos para a fabricação e comercialização das lâmpadas.

Esse fato fez com que as lâmpadas incandescentes que consumiam mais do que 60 watts tivessem a circulação proibida, por não cumprirem os padrões mínimos de eficiência luminosa estabelecidos pela norma.

Lâmpadas Halógenas

As lâmpadas halógenas possuem esse nome porque acendem por meio da reação química que o gás halogênio produz quando entra em contato com o vapor de tungstênio.

É muito procurada por ter boa intensidade oferecendo a opção de iluminação de destaque, e por seu tamanho reduzido, pode ser utilizada em luminárias.

Lâmapada halógena

Lâmpada halógena

É cerca de 30% mais econômica do que as lâmpadas incandescentes e possui mais eficiência e durabilidade, com vida útil de até 4000 horas. A fabricação e comercialização é possível por estar abaixo das potências proibidas de circulação no mercado.

Lâmpadas Fluorescentes

Uma das principais alternativas para substituir as lâmpadas incandescentes, são as lâmpadas fluorescentes. 

Com o funcionamento através de dois pares de eletrodos e um material a base de fósforo em sua cobertura, as lâmpadas fluorescentes produzem luz por meio da radiação ultravioleta.

Lâmpada fluorescente

Lâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes emitem uma quantidade maior de luz, com ótimo aproveitamento e durabilidade de até 15000 horas, sem produzir o calor excessivo, que era o principal problema das lâmpadas incandescentes.

Entretanto, o ponto negativo é o fato de possuir componentes tóxicos em sua composição, como o mercúrio e o fósforo, o que a torna prejudicial para o meio ambiente, especialmente se o descarte for feito de forma incorreta.

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são as mais econômicas, eficientes e duráveis entre as opções de lâmpadas disponíveis.  Funcionam por meio de um componente eletrônico, o diodo emissor de luz que transforma a energia elétrica em luz visível, pelo processo chamado eletroluminescência.

Proporcionam um excelente custo benefício por entregarem um alto rendimento e eficiência luminosa consumindo uma quantidade muito menor de energia do que os outros tipos de lâmpadas, além de durar no mínimo 25000 horas.

Lâmpada de LED - Retrofit

Lâmpada de LED

Saber como funcionam as lâmpadas é importante para fazer as escolhas corretas para obtermos o máximo de eficiência luminosa nas instalações, sejam elas residenciais e comerciais.

Vamos ver a importância e os principais benefícios do retrofit na iluminação.

 

Qual a importância do Retrofit na iluminação?

Existem muitos benefícios ao realizar a substituição de componentes de iluminação antigos, e aqui citaremos os 3 principais deles:

1º Iluminação mais Sustentável

Ao utilizar lâmpadas antigas, o consumo de energia é muito maior, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente.

O represamento de rios e a decomposição da vegetação submersa causados pelas usinas hidrelétricas, e a alta emissão de gases poluentes causados pelas usinas termelétricas, são problemas agravados com um consumo maior de energia elétrica. 

Então, se na sua residência as suas lâmpadas são antigas, é provável que você esteja consumindo uma quantidade maior de energia do que realmente necessita.

Conforme dissemos, as lâmpadas fluorescentes – que até são boas opções quando comparadas com as incandescentes – possuem mercúrio e fósforo em sua composição e esses elementos agridem ao meio ambiente se o descarte não for realizado de forma correta.

Além desse fator, a utilização de lâmpadas com pouca durabilidade e gera mais trocas e por consequência, mais lixo.

Quando você troca as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, o consumo de energia é menor e a vida útil é muito maior e com essa simples medida você poderá deixar a sua casa mais sustentável.

2º Redução de Custos 

Pagamos a conta de energia pela quantidade de watts consumidos. Então de forma resumida, se você optar por lâmpadas que consomem menos energia, reduzirá o valor da sua conta de luz.

Na prática, uma lâmpada de LED de 10W por exemplo, ilumina um ambiente com a mesma intensidade de uma lâmpada incandescente de 60W ou uma fluorescente de 15W, e se somarmos a essa comparação o tempo de vida útil, a economia é muito maior.

Talvez você se pergunte: “se as lâmpadas de LED são mais caras, como irei economizar”? 

Se você olhar o curto prazo, talvez tenha a impressão de que de fato é um investimento caro. Mas com o passar do tempo, o consumo menor de energia e as trocas de lâmpadas com menor frequência, facilmente pagarão o valor investido. 

3º Ambientes mais moderno e seguro

Sistemas de iluminação antigos dificilmente serão compatíveis com novas tecnologias e permitirão a completa automação, por exemplo. 

Acender e apagar luzes de forma automática e controlar a intensidade de luz no ambiente não serão tarefas tão fáceis se a iluminação for muito antiga.

No quesito segurança, as lâmpadas e luminárias de LED são mais seguras. 

A baixa voltagem necessária para o funcionamento, diminui riscos de choques durante as instalações e manutenções, e o revestimento térmico proporciona melhor dissipação do calor quando comparada às outras opções.

Opções de retrofit para lâmpadas

Pensando em sustentabilidade, durabilidade, economia e versatilidade, hoje, as lâmpadas de LED são as que possuem mais vantagens em comparação com as lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes.

Pensando nisso, caso você ainda não tenha realizado a troca de suas lâmpadas e esteja considerando a possibilidade, traremos algumas sugestões para que você realize o retrofit em sua iluminação.

  • Lâmpadas Incandescentes 

A melhor opção para substituir as incandescentes são as lâmpadas Bulbo LED. 

As lâmpadas Bulbo LED fornecem iluminação de qualidade e se encaixam nas necessidades residenciais, podem ser utilizadas em todos os cômodos.

Instalação simples, vida útil longa e redução de mais de 80% do consumo de energia, quando comparada com as lâmpadas incandescentes. Possui opções dimerizáveis, que como já dissemos, contribui para um ambiente mais moderno e agradável.

Retrofit Lâmpada incandescente e lâmpada de LED

Lâmpada incandescente e lâmpada de LED

 

  • Lâmpadas Halógenas

As lâmpadas halógenas possuem variações conforme a sua funcionalidade (foco, destaque, luz geral, luz decorativa, etc), e o tamanho das luminárias onde serão utilizadas sendo:

Dicroica, mini dicroica, AR70, AR111, Par 20, Par 30 e Par 38, bipino, palito e halopin. 

Esses são os tipos mais comuns utilizados em iluminação residencial e comercial, há ainda modelos como PAR 46, PAR 56 e a PAR 64 que são utilizados em iluminação cênica.

Abaixo estão os modelos mais utilizados de lâmpadas halógenas:

Lâmpadas Halógenas

Lâmpadas Halógenas

 

Para cada modelo de lâmpada halógena existe a versão em LED, conforme vemos na imagem abaixo.

Lâmpadas de LED

Lâmpadas de LED

Apesar de as lâmpadas halógenas terem boa qualidade de brilho, excelente reprodução de cor e boa durabilidade em relação às incandescentes, quando as comparamos com as lâmpadas de LED, a substituição é válida.

Podemos mencionar o menor consumo de energia e maior durabilidade como principais vantagens, e além disso, a tecnologia utilizada nas lâmpadas de LED as fazem emitir menos calor que as lâmpadas halógenas.

  • Lâmpadas Fluorescentes

Apesar de serem um grande avanço em termos de eficiência luminosa e durabilidade quando comparadas com modelos anteriores, ainda assim, as lâmpadas de LED oferecem mais economia e eficiência.

Então, novamente, a substituição é válida.

As lâmpadas fluorescentes possuem as versões compactas e o modelo tubular que é o mais utilizado em ambientes comerciais hospitalares, e em áreas como as garagens, nas residências.

A versão tubular no modelo T5, por ser mais fina, possui também função decorativa e pode ser utilizada em sancas, cortineiros e atrás de espelhos, criando uma iluminação indireta e decorativa.

O modelo tubular também possui a versão em LED disponível no mercado, possibilitando o retrofit.

Lâmpada Tubular de LED

Lâmpada Tubular de LED

 

Por onde começar o Retrofit e como saber a hora de trocar lâmpadas e luminárias?

Caso não seja possível substituir as lâmpadas de toda casa em uma só vez, a nossa dica é que você comece pelos cômodos que consomem mais energia e onde as lâmpadas permanecem acesas por mais tempo.

Essa é uma forma de você conseguir fazer a substituição de acordo com o seu orçamento e ainda assim obtendo vantagens já com as primeiras trocas realizadas.

Para saber o momento exato de fazer o retrofit, você deve analisar:

  • Quando foi feita a última troca? 
  • Como está o consumo de energia?
  • Suas lâmpadas ainda mantêm a mesma eficiência, ou estão falhando e iluminando menos? Lembrando que o tempo de uso é uma questão relativa, pois o válido é a quantidade de horas que as lâmpadas permanecem acesas nos ambientes.
  • Sua iluminação atual é compatível com tecnologias, como automação, por exemplo?

Essas são algumas questões que precisam ser pensadas na hora de fazer alterações na iluminação.

Caso além de fazer a substituição de lâmpadas você queira também trocar luminárias, com o retrofit também é possível. Você deixará o seu ambiente ainda mais moderno e com um custo de energia muito menor.

Onde encontro o serviço de Retrofit?

Aqui na Empório Luz oferecemos esse tipo de serviço com a intenção de trazer para o cliente a segurança de que ele estará – de fato – sendo beneficiado com o retrofit, em termos de custo benefício e sustentabilidade.

O que isso quer dizer? Significa que sugerimos as trocas de acordo com a real necessidade do cliente, substituindo apenas o que for necessário para que a iluminação do seu lar ou comércio fique mais moderna, eficiente e ecologicamente correta.

Agendamos uma visita técnica no local e junto com o cliente, levantamos o que tem de luminárias e lâmpadas, o que ainda pode ser aproveitado e o que precisa ser descartado, para a segurança e eficiência do espaço.

Para as lâmpadas e luminárias que não poderão ser mais utilizadas, orientamos o descarte em locais corretos.

É muito importante você ter a orientação de profissionais de iluminação e eletricistas para que tudo ocorra da forma mais segura possível e para que você tenha um retrofit de sucesso na sua iluminação.

Se interessou em realizar o retrofit em seu ambiente? Fale conosco!

No vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani nos explica sobre as opções do retrofit na iluminação.

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Canal Luz Decor e Acao Aprenda a Economizar com Retrofit

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.