Blog

Dicas de iluminação para quartos

Publicado em 25/02/22 por Empório Luz.

Dicas de Iluminação para Quartos

Dicas de Iluminação para Quartos

 

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Em nossos últimos artigos trouxemos dicas dos estilos de decoração e como combinar a iluminação em cada um deles. Falamos sobre o estilo industrial, estilo minimalista, estilo contemporâneo e sobre o estilo rústico.

Agora iremos trazer dicas de iluminação por ambientes, e como você pode utilizar os conceitos luminotécnicos em cada um deles: quartos, sala de jantar e sala de estar, cozinhas, banheiros e lavabos.

Começaremos falando sobre quartos, então você verá:

  • O que priorizar na iluminação de quartos;
  • Quais os tipos de luz mais indicados;
  • Temperaturas de cor mais utilizada;
  • A iluminação do quarto e a saúde;
  • Erros que você precisa evitar;

O que priorizar na iluminação de quartos?

Iluminar ambientes é uma tarefa que requer cuidados, porque a luz exerce influência direta em nosso bem-estar.

Para iluminar qualquer ambiente é necessário pensar primeiramente nas atividades que serão exercidas ali, para que então a luz esteja em conformidade e seja funcional.

Indo direto ao ponto, quarto remete ao conforto, descanso, relaxamento e precisa ter um ar intimista. Sendo assim, ao planejar a iluminação do quarto você deve priorizar elementos que tragam essas sensações.

Vamos mostrar a seguir dicas que farão você acertar na escolha da iluminação do seu quarto.

Iluminação de Quartos

Iluminação de Quartos

 

Como utilizar os tipos de iluminação indicada para quarto?

Conforme mostramos neste artigo, existe luz direta, indireta e difusa. As três podem ser utilizadas nos quartos, mas com os devidos cuidados.

Luz Direta

A luz direta incide de cima para baixo e tem a função de trazer foco e destaque para um local ou objeto.

Pode ser utilizada como iluminação geral, nesse contexto, é preciso ter atenção ao ângulo de abertura, porque tratando-se de iluminação geral, um facho de luz muito concentrado além de produzir sombras também pode gerar ofuscamento. 

Iluminação geral para quartos

Iluminação geral para quartos

 

Nos dormitórios, o mais indicado é que a luz direta seja utilizada principalmente para destacar elementos decorativos, como na imagem abaixo.

Luz Direta - Fonte: Dicas Decor

Luz Direta – Fonte: Dicas Decor

Luz Indireta

A luz indireta é aquela em que a fonte de luz fica oculta e apenas o reflexo fica visível. No quarto, é possível utilizar esse tipo de luz em alguns contextos e aqui traremos três principais:

1º Na sanca de gesso 

Neste caso podem ser usadas fitas de LED, perfis de LED ou até mesmo lâmpadas tubulares, porque a fonte ficará oculta, dentro da sanca. A luz irá rebater e jogar o reflexo para a parede ou teto, dependendo do tipo de sanca utilizado no local.

2º Na cabeceira de cama

O uso de fitas de LED nas cabeceiras tem sido muito comum. Deixa o ambiente agradável e confortável, além de proporcionar um efeito bem bonito no local.

3º Nas paredes

Para o uso de luz indireta nas paredes o mais indicado é investir em arandelas com design que proporcionam esse tipo de iluminação. Assim você trará um aspecto decorativo ao local além de iluminar de forma suave.

Perceba como no ambiente abaixo a luz indireta foi utilizada no teto, na sanca de gesso e também nos abajures, proporcionando iluminação suave.

Quarto com iluminação indireta

Quarto com iluminação indireta

 

Luz Difusa

A luz difusa nos quartos é perfeita para a iluminação geral. Distribui a luz por igual no ambiente e o difusor filtra parte desta luz, diminuindo a sensação de ofuscamento.

Apesar de o quarto necessitar de iluminação mais suave e aconchegante, ter pelo menos uma fonte de luz difusa e geral é importante para a funcionalidade, o caso de serviços domésticos, por exemplo.

No quarto abaixo a opção escolhida como luz difusa foi o perfil de LED embutido no revestimento amadeirado.

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

Quarto com perfil de LED projetado por Adriana Di Garcia

 

Mistura de Conceitos: Luz direta, indireta e difusa

Para que o seu ambiente fique equilibrado e devidamente iluminado, você pode mesclar conceitos de luz direta, indireta e difusa para proporcionar diferentes efeitos de luz.

No ambiente abaixo veja que há luz direta, evidenciando os quadros. Luz difusa na luminária posicionada sobre a mesa de cabeceira e também luz indireta que vem da sanca de gesso e da fita de LED posicionada na cabeceira.

Quarto com luz direta, indireta e difusa

Quarto com luz direta, indireta e difusa

 

Qual temperatura de cor utilizar nos quartos?

Se você já leu alguns artigos nossos, saberá tirar essa de letra! Mas sempre é bom reforçar: tons quentes, ou seja, iguais ou inferiores a 3000K são os ideais para proporcionar um ambiente mais aconchegante e acolhedor, então, são os mais indicados para uso nos quartos.

Outra dica é que além de optar por temperatura de cor em tons quentes, você também invista em dimerização, que é o processo que permite o controle da intensidade e brilho da iluminação de um ambiente.

Fazendo isso você deixará o seu ambiente sempre agradável.

Demonstração de Temperaturas de Cor

Demonstração de Temperaturas de Cor

 

Qual a relação entre a iluminação do quarto e a minha saúde?

Cada um de nós temos um relógio biológico que também é conhecido por ciclo circadiano, que define as alterações biológicas dentro das 24 horas que temos ao longo do dia e esse ciclo é influenciado diretamente pela luz.

Ciclo circadiano

Demonstração do ciclo circadiano

A melatonina é o hormônio que induz ao sono. Então, quando o sol se põe o cérebro interpreta que o período de descanso se aproxima, sendo assim, há o início da produção e liberação de melatonina.

Em nossas células fotorreceptoras  existe um fotopigmento que é sensibilizado principalmente pela exposição dos olhos à luz azul, sendo assim, existem dois fatores a serem observados:

Quanto mais frio for o tom da iluminação (acima de 5000K) haverá maior aplicação e percepção do tom azul na luz.

A luz azul também está presente nas telas de dispositivos como celulares e computadores, que usamos diariamente, e muitas vezes, à noite.

Quando nos expomos à luz azul no período noturno, fazemos com que o cérebro entenda que não há a necessidade de produzir melatonina, visto que a luz azul é a que se aproxima da iluminação do meio dia, período em que estamos no pico da atenção.

Então, em consequência disso o nosso sono é desregulado desencadeando uma série de consequências para a nossa saúde.

O que evitar na iluminação de quartos?

Geralmente damos dicas do que você pode fazer, mas nesse caso também é importante te dizer as duas principais coisas que você precisa evitar se quiser um quarto confortável:

1º Luz direta posicionada na região dos olhos

É possível você utilizar embutidos para fazer a iluminação geral do seu quarto com iluminação direta. Porém, cuidado com a posição de instalação das peças.

Evite ao máximo colocar luzes diretas em regiões que podem fazer com que a luz incida sobre os olhos quando estiver deitado. Porque além de causar o despertar do sono, gera ofuscamento.

As luminárias escolhidas para as laterais das camas também merecem atenção, pois errar na medida, ângulo ou local de instalação pode direcionar o facho de luz diretamente sobre a sua cabeça, causando desconforto

Na imagem abaixo vemos uma iluminação decorativa posicionada rente à cabeceira. Se o morador acender essa luz quando estiver deitado, será desconfortável.

Luzes posicionadas na cabeceira

Luzes posicionadas na cabeceira

2º Iluminação em temperaturas de cores frias

Pelos motivos que já mencionamos anteriormente, prefira sempre os tons quentes para iluminar o seu quarto. O ambiente ficará mais aconchegante e saudável.

Caso ache necessário, você também pode utilizar tons neutros como iluminação geral e combinar com tons quentes em peças decorativas, como as arandelas, pendentes e fitas de LED.

Mas, reforçando, evite os tons frios.

Na imagem abaixo, apesar de os pendentes estarem com temperatura de cor em tons quentes, os spots do teto tem tonalidade fria, e isso pode causar certo desconforto no período noturno.

Quarto com iluminação fria

Quarto com iluminação fria

 

Dicas de Peças que você pode utilizar na iluminação de quartos

Todas as peças de iluminação podem ser utilizadas nos quartos. Então, você precisará se atentar às proporções e aos detalhes já mencionados, como o posicionamento das peças e a temperatura de cor escolhida.

Então, você pode utilizar:

Para as mesas de cabeceira:

  • Pendentes unitários ou um de cada lado formando um conjunto;
  • Combinação de pendentes com abajures ou luminárias de mesa com a mesma linha ou acabamento.
  • Arandelas
  • Abajures

Para as cabeceiras:

  • Fitas de LED;
  • Perfis de LED;
  • Arandelas

Para iluminação geral:

  • Plafons, placas ou painéis de LED;
  • Perfis de LED;
  • Pendentes;

Para evidenciar elementos decorativos:

  • Spots de embutir, sobrepor ou com trilhos
  • Iluminação Wall Washer, lavando a parede de luz e evidenciando texturas e objetos decorativos.

Invista em uma consultoria ou projeto luminotécnico

Aqui reunimos algumas dicas valiosas para você deixar o seu quarto aconchegante e agradável.

Se você quiser ter a certeza de um ambiente adequado e personalizado às suas necessidades, invista em uma consultoria de iluminação ou em um projeto luminotécnico.

Aqui na Empório Luz temos uma equipe especializada em projetos para te atender e auxiliar desde o desenho do projeto em si até às escolhas de luminárias.

Fazemos uma condição especial para os clientes que ao realizarem o projeto ou consultoria, decidirem efetuar a compra das luminárias conosco. Nos chame para um orçamento!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.