Blog

Dicas de iluminação para salas

Publicado em 04/03/22 por Empório Luz.

Sala de Estar

Dicas de Iluminação Para Salas

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Como está a iluminação da sua sala de jantar e da sua sala de estar? Hoje traremos dicas para você deixar esses ambientes ainda mais agradáveis e aconchegantes.

Reunir a família para um jantar à mesa, receber amigos para descontrair e assistir um bom filme são atividades que serão mais agradáveis se a iluminação estiver ajustada.

Sendo assim, nesse artigo você vai ver:

  • Dicas de iluminação para sala de jantar e estar;
  • Dicas de peças que podem ser usados nesses ambientes;
  • Recursos de iluminação para deixar o local mais aconchegante.

Quer entender o que fazer para iluminar esses ambientes de forma harmônica? Então leia esse artigo até o final e aproveite as dicas!

 

Dicas de iluminação para sala de jantar e estar

Assim como vimos no artigo anterior que fala sobre iluminação de quartos, a iluminação em cômodos como a sala de jantar e estar precisa remeter ao aconchego e conforto.

Sendo assim, siga essas dicas:

1º Misture iluminação direta, indireta e difusa

Para que o seu ambiente fique agradável, combine as diferentes técnicas de iluminação.

Use a luz direta e pontual para destacar elementos, a luz difusa para trazer uma iluminação geral e uniforme para o ambiente e a luz indireta para deixar a iluminação suave e com efeito decorativo.

Dicas de Iluminação de salas

Dicas de Iluminação de salas

 

2º Ilumine a marcenaria

Estantes, nichos e prateleiras iluminados fazem parte de um conjunto de tendências de decoração, conforme vimos na  CASACOR SP 2021 .

Então se na sua sala você tiver marcenaria, pode iluminá-los com:

  • Spots

Existem modelos de spots que são ideais para marcenaria. Ao optar pelos spots você terá iluminação pontual sobre o móvel, o que é perfeito para destacar elementos da sua decoração. Perceba esse efeito nos nichos da imagem abaixo:

Dicas de Iluminação para Salas

Dicas de iluminação para salas

  • Fitas de LED

As fitas de LED também podem ser usadas na marcenaria. Então, você pode inclusive optar por contornar o painel da sua televisão, trazendo efeito de luz indireta.

  • Perfil de LED

Os perfis também podem ser utilizados na marcenaria. Além da possibilidade de escolher o ângulo no qual será instalado, a estrutura da peça protege o LED de possíveis sujeiras que venham da superfície.

 

3º Escolha a temperatura de cor adequada

Conforme já mencionamos em nossos artigos, iluminação em tons quentes é o ideal para deixar o ambiente confortável e aconchegante. Sendo assim, priorize iluminação com temperatura de cor quente para esses ambientes

Dicas de Iluminação para Sala

Temperatura de Cor

Se para você for importante manter a funcionalidade no local e ter um pacote maior de luz, é possível utilizar tons neutros na iluminação geral e deixar os tons quentes para peças decorativas, como pendentes, arandelas e luminárias de piso.

 

4º Se atente às proporções do espaço

Existem muitas opções de luminárias para compor os ambientes e isso pode te causar muitas dúvidas sobre o que escolher. Mas cuidado com os excessos para não deixar o seu ambiente carregado.

Busque sempre o equilíbrio e a técnica para manter o ambiente harmônico, com uma iluminação bonita e que contribua para o bem-estar

Dicas de Iluminação para Salas

Iluminação de Salas

 

Dicas de Luminárias para Sala de Jantar e Sala de Estar

Salas de jantar e estar são espaços em que todas as luminárias podem ser utilizadas de acordo com o efeito de luz esperado para o ambiente.

Iluminação para Sala de Jantar:

Se analisarmos a sala de jantar, o grande ponto de destaque será a mesa. Sendo assim, o ideal é que haja uma peça para evidenciá-la.

As principais opções são os lustres e pendentes. Existem inúmeros modelos para você escolher e você pode se basear em alguns aspectos, veja:

 

Estilo da decoração – se o local for mais clássico, você pode optar por lustres ou plafons de cristais, pois irão iluminar na medida certa e proporcionar elegância e sofisticação.

Lustre de cristal - Sala de estar

Lustre de cristal – Sala de estar

 

Agora se o ambiente for mais moderno e despojado, existem muitos tipos de pendentes para serem usados tanto de forma unitária como também em formação de composições, como na imagem abaixo em que foram usadas duas peças.

Composições de Pendentes para sala de jantar

Composições de pendentes para sala de jantar

 

Formato da Mesa – É interessante para o equilíbrio que o formato da mesa seja adequado ao lustre que você quer utilizar. Caso você não se atente a esse detalhe, pode acabar escolhendo uma peça que não fique proporcional ao espaço, deixando-o com aspecto carregado. 

Lustre em mesa retangular

Lustre em mesa retangular

 

Pontos de Destaque – Se além da mesa você quiser destacar outros elementos, como objetos decorativos sobre aparadores, quadros ou texturas nas paredes, opte por spots com lâmpadas e ângulos que possibilitem esse destaque.

Iluminação com lustres e spots

Iluminação com lustres e spots

 

Integração com outros espaços – Se a sala de jantar for integrada com a sala de estar,  é interessante que escolha apenas um dos ambientes para instalar lustres ou pendentes, ou não posicioná-los tão próximos, para que um não tire o destaque do outro.

Sala de Jantar e Estar Integradas

Sala de Jantar e Estar Integradas

 

Leia Também: Confira qual o pendente ideal para o seu ambiente

 

Iluminação para Sala de Estar:

Para iluminar a sala de estar é possível mesclar diversas luminárias:

Perfis de LED

Para proporcionar iluminação geral, difusa e linear. Os perfis são peças versáteis e que proporcionam efeitos diferentes, conforme forem posicionados.

Perfil de LED em salas

Perfil de LED em salas

Embutidos

Os embutidos também proporcionam iluminação geral e a intensidade irá variar de acordo com o tipo de lâmpada escolhida e o ângulo de abertura.

Se optar por manter a iluminação geral composta por embutidos tenha o cuidado de calcular de forma adequada o pacote de luz para o espaço para que o local tenha iluminação adequada e suficiente.

Para isso você precisará posicionar os embutidos de forma adequada e nos pontos corretos, evitando sombras.

Embutidos na sala de estar

Embutidos na sala de estar

Lustres e Pendentes

Lustres e pendentes na sala de estar precisam ser posicionados de forma que não atrapalhem a locomoção, sendo assim o ideal é colocá-los ou sobre a mesa de centro ou sobre as mesas de canto e aparadores.

Pendentes sobre a mesa de centro

Pendentes sobre a mesa de centro

Luminárias de Piso

Luminárias de piso possuem iluminação auxiliar e com efeito decorativo. Podem ser colocadas nos cantos dos ambientes, entre sofás ou até mesmo próximo a poltronas de leitura.

Luminária de Piso

Luminária de Piso

Arandelas

As arandelas são peças que na sala de estar podem evidenciar elementos e textura das paredes com efeitos direcionando a luz para espaços diferenciados. 

Também podem ser usadas nas laterais da televisão, como na imagem abaixo.

Arandelas ao lado da televisão

Arandelas ao lado da televisão

 

Iluminação para sala de TV

Para a sala de TV temos um artigo exclusivo e com dicas bem interessantes.  Clique aqui para conferir.

Mas, como existe um cuidado especial que você precisa ter, segue uma prévia:

Nunca utilize spots diretamente acima da TV ou direcionando a luz para a tela. Se você fizer isso, criará reflexos desnecessários que poderão causar o ofuscamento de quem assiste e não haverá nenhuma barreira para proteger a tela.

Sala de TV

Sala de TV

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.