Dicas

Confira qual o pendente ideal para o seu ambiente

Publicado em 17/12/21 por Empório Luz.

Pendentes

Veja qual o pendente ideal para o seu ambiente – Cotta Arquitetura

Fala galerinha iluminada, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre uma peça de iluminação que está presente em praticamente todos os projetos de iluminação que realizamos por aqui: Os Pendentes!

Os pendentes são peças coringas, porque possuem diversos modelos, tamanhos e formatos para se adequarem aos diferentes tipos e tamanhos de ambientes.

Pensando em te ajudar a escolher a peça ideal para os seus ambientes, neste artigo falaremos sobre:

  • Os formatos de pendentes mais utilizados;
  • As medidas da peça e altura ideal para cada ambiente;

Quer acertar na escolha tanto na parte estética como também na parte funcional? Então leia esse artigo até o final e confira as dicas!

Formatos de Pendentes mais utilizados

Os formatos de pendentes mais utilizados são: redondos, quadrados, retangulares, cônicos, ovais e pendentes do tipo tubo.

Observe nas imagens abaixo esses formatos:

Formato Redondo

Pendentes Redondos

Pendente Redondo – Fonte: Pinterest por Viva Decora

O modelo da imagem acima é redondo e fechado, sendo assim, proporciona iluminação difusa.  Mas existem modelos redondos de base aberta, conhecidos como meia lua. Esses permitem que a luz incida diretamente sobre a superfície tornando a iluminação direta, veja:

Iluminação com Pendente

Pendente Meia Lua – Fonte: Pinterest por Fatima Andrade

 

Formato Quadrado

Luminárias Quadradas

Pendente Quadrado New Massu – Fonte New Line Iluminação

 

Formato Retangular

Pendente Formato retangular

Pendente Formato retangular

 

Formato Cônico

Pendente

Pendente Formato Cônico

 

Formato Oval

Luminária Oval

Pendente oval – Fonte: Casa Xoke

 

Formato Tubo

"<yoastmark

 

Ainda dentro desses formatos, existem dois modelos que têm sido muito utilizado, que são os anéis de LED e os modelos Sputnik, veja:

Pendente Aneis de LED

Pendente Anéis de LED

 

Pendente Sputnik

Pendente Sputnik – Fonte: Ferreira e Bastos

São muitas opções, não é mesmo? Então certamente uma delas servirá para o seu ambiente!

Já vimos sobre os formatos de pendentes que são mais utilizados e agora veremos como adequar as medidas da peça e distância de instalação conforme cada ambiente.

 

Qual o pendente ideal para cada ambiente e quais medidas utilizar?

Sempre que temos muitas opções referente a algo, é comum as dúvidas surgirem. Por isso é sempre bom ter a orientação correta para fazer boas escolhas. Mas vale ressaltar: não existe receita pronta!

Iremos apenas indicar o que fica esteticamente harmônico e agradável, e claro, você é livre para iluminar e decorar o seu espaço da forma que melhor entender, combinado?

Então vamos dividir por ambientes para que as opções fiquem claras.

Sala de Jantar

Pendentes e lustres na sala de jantar instalados sobre a mesa são considerados clássicos. A escolha do formato da peça dependerá do formato da mesa, veja o mais indicado:

 

Mesa redonda – Dê preferência aos pendentes redondos.

Pendentes Redondos

Pendente Sala de Jantar – Fonte: Arkpad

 

Mesa quadrada – Utilize pendentes quadrados ou redondos.

Mesa Quadrada

Pendentes para mesa quadrada – Fonte: Doce Obra

 

Mesa retangular – Este é o formato de mesa mais versátil. Geralmente tem medidas maiores, então também permite o uso de composições com várias peças dispostas e todos os formatos podem ser usados nas mesas retangulares.

Pendente para mesa retangular

Pendente para mesa retangular

 

Medida e Posicionamento

Um fator importante para manter o equilíbrio visual do ambiente, é observar as proporções da peça, o seu posicionamento sobre a mesa, e também o formato e tamanho da mesa em questão.

Então, aqui vão algumas dicas práticas para te ajudar: 

Evite que a soma das medidas da peça ultrapasse a metade da mesa. Sendo assim, se tivermos por exemplo uma mesa retangular de L200XC100CM, as medidas do pendente instalado sobre ela não devem ser maiores que L100X50CM. 

Para entender melhor observe a imagem abaixo.

Ilustração de medidas de pendente

Medidas de Pendente

A mesma regra se aplica às composições de pendentes. É interessante que a soma das medidas das peças não ultrapassem as medidas da metade de mesa, porque terá que ser considerado também o espaço para posicioná-las.

Sendo assim, se for uma única peça, ela pode ter um tamanho maior. Agora se for uma composição com muitas peças, é interessante que essas peças sejam menores para manter o equilíbrio visual e não poluir o ambiente.

E sobre o posicionamento?

Se uma única peça for utilizada, priorize por centralizá-la. O resultado ficará mais bonito e harmônico. 

Pendente Centralizado

Pendente Centralizado

Se houver uma composição de pendentes, você pode centralizá-los ou utilizar assimetria, porém, tenha o cuidado de não deixar partes da mesa com iluminação insuficiente.

Qual a altura ideal?

De modo geral, indicamos que do tampo da mesa até a base do pendente haja o distanciamento mínimo de 70cm e máximo de 90cm. Se a família em questão for de estatura alta, essas medidas podem chegar a 1 metro.

Altura de instalação de pendentes

Altura de instalação de pendentes

Essa observação é importante porque se as peças forem instaladas com altura superior a 1 metro a luminosidade sobre a mesa pode ser insuficiente.

Por outro lado, se forem instaladas com distância inferior a 70 centímetros, poderão criar uma barreira visual, causar ofuscamento, ou ainda, as pessoas poderão esbarrar na peça ao se locomoverem. 

 

Sala de Estar 

Na sala de estar, os pendentes são utilizados geralmente sobre mesas laterais, aparadores, e também centralizados, entre os sofás.

Se a peça for instalada sobre mesas e aparadores, o objetivo será destacar a própria mesa e os objetos decorativos que estarão sobre ela, com uma luz pontual. Sendo assim, a distância pode ser menor entre a mesa e a base da peça.

O indicado para esses casos é que entre a mesa e a base do pendente seja considerada uma distância de 30 a 50cm de altura.

Pendentes para mesa lateral

Pendentes para mesa lateral

Quanto ao posicionamento dos pendentes, se forem colocados sobre a mesa, devem ser de preferência centralizados. Também podem ser utilizados de forma unitária ou em composições, com peças menores.

Ainda no contexto da sala de estar, há quem utilize pendentes como iluminação geral, no centro da sala. Nesses casos, o risco é que as pessoas esbarrem nas peças. Então, para não atrapalhar a locomoção o indicado é a distância mínima de 2 metros entre o chão e a base do pendente.

Pendente para Sala - Iluminação geral

Pendente para Sala – Iluminação geral

 

Corredores

Há quem opte por iluminar corredores apenas com pendentes. Nesse caso, para que a passagem não seja comprometida, é preciso considerar 2 metros de altura entre o chão e a base do pendente.

O modelo também precisa ser avaliado para que forneça a luminosidade necessária ao espaço.

Corredores

Pendente para corredor – Fonte: Uma casa para decorar

 

Bancadas de Cozinhas

Para instalações de pendentes sobre as bancadas, o mais comum é o uso de composições.

A altura indicada segue o mesmo padrão de instalação para as mesas de sala de jantar, com no mínimo 70 centímetros entre a bancada e a base do pendente, porque é um espaço também utilizado para refeições.

Outro ponto importante é que quem estiver na cozinha consiga ver e interagir com o restante do ambiente.

Os pendentes podem ser distribuídos ao longo da bancada, sem a necessidade de centralizá-los.

Pendente para bancadas

Pendentes para bancadas – Fonte Decorando Casas

 

Dormitórios

Nos quartos, é muito comum que os pendentes sejam instalados nas laterais das camas, sobre as mesas de cabeceiras.

Para esses casos, a altura entre o topo da mesa e a base do pendente pode ser entre 30 e 50 cm, assim como nas mesas laterais e aparadores nas salas. 

Geralmente são posicionados para proporcionar iluminação decorativa e auxiliar. Há quem opte por alinhar a altura dos pendentes com a altura da cabeceira da cama, o que também é uma opção.

Um ponto de atenção é priorizar o uso de lâmpadas com tonalidades quentes e peças com cúpulas ou difusores para evitar o ofuscamento, visto que a iluminação de quartos deve ser o mais aconchegante possível.

Pendentes

Pendentes para quarto – Fonte Pinterest por Jacqueline Marques

Lavabos

Os pendentes trazem um charme a mais e um toque decorativo ao lavabo que é considerado uma área social nas residências.

Quanto ao posicionamento, é indicado deixá-lo na lateral da cuba, dessa forma não irá atrapalhar a lavagem das mãos e nem a locomoção. Em relação a altura, pode ser posicionado também entre 20 e 40 cm da superfície até a  base do pendente.

Também é comum o uso de composições com peças minimalistas.

Pendente para Lavabo

Pendente para Lavabo – Fonte: Pinterest por Revestindo a Casa

 

Home Office

Os pendentes na área home office além de deixarem o local mais bonito, também economizam espaço da mesa, visto que dispensam o uso de uma luminária ou abajur ali.

É necessário atentar-se às normas, que preveem pelo menos 500 LUX sobre áreas de trabalho, e também, posicionar o pendente de forma que não se esbarre nele.

Então, a altura de 70 a 90 cm é indicada, e o uso de peças com temperatura de cor e luminosidade adequada ao ambiente de trabalho.Home Office

Pendente Home Office – Fonte Viva Decora por Heringer Arquitetura

Cuidados adicionais


É sempre importante a contratação de um eletricista para que todo o trabalho de
instalação seja seguro. Nunca se esqueça também de medir corretamente os valores de
distância, evitando assim dores de cabeça após a instalação.

No vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani nos mostra qual a melhor forma de utilizar os pendentes e a altura indicada para cada ambiente, confira:

Aqui na Empório Luz temos diversos tipos e formatos de pendentes para todos os ambientes, e você pode vir escolher pessoalmente em nossa loja física, ou através de nossa loja virtual, como preferir!💡🧡

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.