Blog

Iluminação e decoração para ambientes pequenos

Publicado em 12/11/21 por Empório Luz.

Decoração de Apartamentos pequenos

Iluminação e Decoração de Ambientes Pequenos – Imagem Fonte: Minha Casa

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Um dos pontos fortes da iluminação é o poder de realçar ambientes de diferentes proporções. Por isso, hoje daremos dicas para você iluminar e decorar espaços pequenos.

Muitas pessoas gostam de ambientes amplos e espaçosos, mas por alguns motivos há uma tendência de migração para ambientes menores.

Sabemos que o preço do m² está cada vez mais caro, e esse fator dificulta a aquisição de ambientes amplos, por isso, muitas construtoras têm investido cada vez mais em apartamentos e casas com tamanhos reduzidos.

Iluminação e decoração de ambientes pequenos

Ambientes pequenos decorados

Um outro ponto é a queda da média de filhos por família, e por consequência, com menos moradores no imóvel perde-se a necessidade de um espaços maiores.

Além dos motivos mencionados acima, também há pessoas que, por serem adeptos do estilo minimalista, optam por residir em ambientes menores.

O fato é que seja por questões econômicas, famílias menores ou adesão a um estilo de vida, o aumento da procura por espaços pequenos é uma realidade.

Entretanto, o espaço pode ser pequeno, mas as opções para iluminação e decoração não são, e se você está em busca de soluções para o seu ambiente, esse artigo chegou na hora certa!

Confira o que você vai ler por aqui hoje:

  • Recursos que auxiliam a decoração e mobília de ambientes pequenos;
  • Como utilizar as cores para valorizar o espaço;
  • Dicas de Iluminação para ambientes pequenos
  • 3 Erros que você não pode cometer;

Recursos que auxiliam na decoração e mobília de ambientes pequenos

Talvez você ache desafiador decorar ambientes pequenos, mas existem recursos que podem facilitar essa missão.

Veja alguns objetos de decoração que podem ser bastante úteis:

 

Espelhos

Os espelhos criam profundidade nos ambientes. Então, se você tiver a intenção de obter um espaço maior visualmente, essa pode ser uma boa opção.

 

Espelhos na Bancada

Espelhos

 

Nichos

Os nichos também são excelentes para espaços pequenos, porque facilitam a organização e passam a sensação de limpeza visual e praticidade.

Dessa forma, podem ser utilizados para acomodar livros, objetos decorativos, brinquedos ou pequenas coleções.

Nichos no quarto

Nichos no quarto

 

Puffs e bancos

Os puffs e os bancos são ótimos para otimizar espaços no ambiente, porque diminuem a quantidade de cadeiras e a necessidade de um sofá mais amplo para acomodar moradores e visitas. Trazem ares de descontração e modernidade ao espaço.

Puffs

Puffs na sala de estar

 

Com puffs você também pode formar um canto alemão, e ainda tem opções de puffs com baú acoplado que é extremamente útil na organização.

Canto alemão com puffs

Canto alemão com puffs

 

Móveis multifuncionais e planejados

Móveis multifuncionais são perfeitos para decoração de espaços menores. Camas retráteis, mesas flexíveis, bancadas extensíveis, painéis giratórios entre outros, são peças extremamente funcionais.

Veja essa cama retrátil que quando está fora de uso vira um painel decorativo:

Cama retrátil

Cama retrátil

Se houver possibilidade, aposte nos móveis planejados, porque eles são feitos sob medida e evitam o desperdício de espaço, desta forma, você garante que os móveis ocuparão apenas o espaço necessário e que serão úteis para o seu ambiente.

Perceba na cozinha abaixo como tudo se encaixa perfeitamente, sem desperdício de espaço:

Cozinha planejada

Cozinha planejada

 

Mimetismo

Já ouviu falar sobre mimetismo na decoração? É uma técnica que segue o conceito de camuflagem. Pode ser utilizada em ambientes menores porque expande visualmente o ambiente.

Observe que na foto abaixo o acabamento da porta é o mesmo utilizado no painel, e com isso não há quebra visual e o espaço fica visualmente inteiro proporcionando sensação de amplitude.

Porta Mimetizada

Porta Mimetizada

E já que falamos em porta, anote aí mais uma dica: se possível opte por portas deslizantes, de correr, visto que não ocupam espaço na abertura e no fechamento.

Aqui trouxemos dicas básicas de técnicas e elementos que funcionam bem em ambientes pequenos, para que você considere essas opções em seu projeto. Então vale a pena estudar e ver quais opções  deixam o seu espaço harmônico.

Agora vamos falar um pouco sobre a influência das cores nos ambientes.

 

Como utilizar as cores em ambientes pequenos

Assim como em nosso vestuário, as cores mudam totalmente a percepção que temos em relação ao ambiente. 

Há muitos fatores que podemos considerar, mas, via de regra, cores escuras tendem a diminuir o ambiente e absorver mais a luz, ao contrário das cores claras, que aumentam o ambiente e refletem a luz.

Veja a imagem abaixo:

 

ambientes pequenos

O efeito das cores nos ambientes

Aqui trouxemos dicas básicas de técnicas e elementos decorativos que funcionam bem em ambientes pequenos, para que você considere essas opções em seu projeto. Então vale a pena estudar e ver quais opções  deixam o seu espaço harmônico.

Agora veremos dicas de peças de iluminação para ambientes pequenos.

 

A iluminação em ambientes pequenos

A iluminação para ambientes pequenos deve ser pensada com o propósito de ocupar o menor espaço possível com as peças, além de proporcionar conforto e segurança, com a luminosidade na medida certa.

Separamos aqui dicas de peças que você pode considerar para compor a iluminação.

1º Peças embutidas e sem bordas

Spots, perfis, placas de LED, plafons e luminárias de embutir no geral contribuem para um aspecto limpo no ambiente. As peças sem bordas (conhecidas como no frame) são ótimas opções.

 

Veja nas imagens abaixo perfis de LED, plafon de embutir e luminária no frame, respectivamente:

Perfil de LED

Perfil de LED

 

Plafon de Embutir

Plafon de Embutir

 

Luminária de Embutir No Frame

Luminária de Embutir No Frame

 

O mesmo vale aqui para as fitas de LED. Podem ser usadas como fonte de luz indireta, sendo instaladas em sancas, atrás e nos vãos de marcenarias. Proporcionam iluminação suave e também funcional, quando instaladas nos móveis sobre pias e bancadas.

Fitas de LED

Fitas de LED

 

2º Peças com luminárias acopladas e multifuncionais

Ambientes menores tendem a ser mais quentes. Se instalar um ar condicionado não for uma possibilidade, você pode utilizar ventiladores com luz acoplada.

Ventilador de Teto com Plafon

Ventilador de Teto com Plafon

 

Também podemos citar os trilhos como luminárias multifuncionais. Podem ser utilizados com spots, que é o mais convencional e alguns sistemas permitem a instalação de plafons e pendentes acoplados na mesma peça, observe:

Linha FIT New Line

Linha FIT New Line

 

Apesar de ser mais comum o uso para iluminação direta, os trilhos há modelos que permitem que os spots sejam direcionados para o teto, proporcionando luz indireta e efeito decorativo também.

Há modelos que permitem o uso suspenso, por meio de cabos e fios de aço. Veja na foto abaixo:

Trilhos com iluminação

Trilhos Suspensos iluminação indireta

 

3º Peças portáteis e articuladas

As peças portáteis permitem que você as leve de um cômodo a outro, dispensando assim uma segunda peça. Por exemplo, a mesma luminária de piso que você usa na sua sala, pode ser levada para o seu quarto ou para a varanda quando for preciso. O mesmo vale para abajures e luminárias de mesa. 

Luminária de Piso Portátil

Luminária de Piso Portátil

 

Já as peças articuladas, ainda que estejam fixas em um determinado local permitem que você direcione a luz exatamente para o local que precisa ser iluminado no momento. 

Luminárias articuladas

Luminárias articuladas

A peça acima é uma arandela. Essa mesma peça pode iluminar uma bancada para um jantar e também pode ser usada para destacar quadros na parede, sem a necessidade do uso de outra luminária que ocupe mais espaço.

 

4º Peças com aberturas e transparência

As peças que possuem design com elementos vazados ou compostas por materiais transparentes são excelentes opções. Trazem leveza e permitem uma boa visibilidade do local, ou seja, você consegue enxergar bem o que está do outro lado da peça e o ambiente não perde a profundidade.

Pendentes

Pendentes sobre a mesa de jantar

 

Pendentes de Vidro

Pendente de Vidro

 

5º Peças minimalistas

Delicadeza e discrição sempre são bem vindas e tratando-se de ambientes pequenos, deixam um aspecto elegante e proporcional.

Os pendentes modelos tubo, pendentes com fios e a lâmpada filamento, pendentes com arcos finos são opções para iluminar e decorar bancadas e mesas de jantar.

Pendentes modelo tubo

Pendentes modelo tubo

Observe a imagem acima e veja como as cores dos pendentes harmonizam com os tons utilizados no ambiente.

Na imagem abaixo perceba como não há quebras na linha visual, pois a peça é discreta e minimalista e combina com o ambiente.

Pendentes na Bancada

Pendentes na Bancada

 

3 Erros que você não pode cometer em ambientes pequenos

O espaço é pequeno? Então, utilidade, equilíbrio e organização devem ser as palavras chaves.

Existem 3 erros que você deve evitar no seu espaço:

1º Acúmulo de Objetos – Mantenha no espaço apenas o que for realmente útil. Tarefa difícil para os acumuladores de plantão, não é mesmo? 

Dispensar objetos que você não utiliza ou que não têm motivos para estarem no local é essencial porque auxilia – e muito –  na economia de espaço.

2º Desequilíbrio – Peças de decoração e iluminação grandes, móveis grandes, e o excesso de elementos fazem com que o espaço por mais que esteja organizado, ganhe um ar poluído. 

Então, equilíbrio nas proporções é essencial para os espaços pequenos.

3º Desorganização – Objetos espalhados ou armazenados de forma indevida além de deixarem o local com aspecto sujo e bagunçado, ocupam espaço desnecessário. 

Em ambientes com crianças, é comum que tenham muitos brinquedos e deixá-los espalhados comprometem a organização do ambiente.

Baús de camas, puffs e até mesmo caixas organizadoras podem ser usados para guardar objetos e brinquedos que não estejam em uso, dessa forma o ambiente fica  mais organizado e limpo.

 

Esse artigo foi inspirado em uma live que o designer Bruno Mantovani fez nos dando dicas de como iluminar e decorar ambientes pequenos.

Se por algum motivo você perdeu a live, é só clicar aqui embaixo para assistir :

Quer um projeto luminotécnico especial para espaços menores? Fale conosco!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.