Blog

Estilo Contemporâneo – Dicas de Decoração e Iluminação

Publicado em 04/02/22 por Karen Cruz.

Estilo Contemporâneo - Dicas de Decoração e Iluminação

Estilo Contemporâneo – Dicas de Decoração e Iluminação

Fala galerinha iluminada, tudo bem?

Qual o estilo de decoração que mais chama a sua atenção? O que você prioriza na hora de compor um ambiente, seja para a sua casa, escritório ou comércio?

Se você tem a necessidade de estar em um ambiente adaptado às suas necessidades atuais, leia esse artigo até o final, pois traremos dicas de decoração e iluminação para o estilo contemporâneo que permite tem por característica versatilidade e possibilidade de adaptações ao momento atual.

Nesse artigo falaremos sobre como surgiu o estilo contemporâneo, as principais características, os tipos de luminárias e como os tipos de luz se encaixam melhor nesse estilo.

Se interessa pelo estilo contemporâneo? Então você vai gostar desse artigo!

 

Como surgiu o estilo contemporâneo?

O estilo contemporâneo surgiu entre o final dos anos 80 e início dos anos 90 para suceder o estilo moderno, que tinha como princípio o rompimento com tudo o que houvesse relação com o estilo tradicional.

O termo contemporâneo significa “o que é do tempo atual”. 

Então, partindo dessa definição podemos entender o estilo contemporâneo como algo adaptável, visto que novas tendências surgem com o passar dos anos.

O estilo contemporâneo fez a junção de simplicidade, estilo e personalidade, com uma mistura de elementos que se adaptam ao cotidiano das pessoas.

 

Principais Características do Estilo Contemporâneo

No contexto da decoração existem estilos que se parecem entre si, mas sempre há características que diferenciam um estilo do outro. Então, dentro do estilo contemporâneo veremos algumas características comuns ao estilo moderno, minimalista e rústico, porém com conceitos e propostas diferentes.

Vamos ver algumas características:

1º Versatilidade

Uma das maiores características do estilo contemporâneo é que ele se adapta às tendências e às necessidades que os moradores têm no momento. 

Sendo assim, a decoração deve ser versátil e permitir que pequenas mudanças possam ser realizadas.

 

Sala Contemporânea - Fonte: Pinterest Por Marilia Zimmermann

Sala Contemporânea – Fonte: Pinterest Por Marilia Zimmermann

2º Simplicidade e Funcionalidade

Assim como no minimalismo, no estilo contemporâneo as coisas precisam ser práticas e funcionar. 

Então, a simplicidade na decoração e na mobília é bem vinda.

Isso faz com que o ambiente favoreça o estilo de vida dos moradores e contribua para o bem estar de quem estiver ali.

Quanto mais prático um ambiente for melhor será aproveitado por quem estiver ali.

Quarto de Casal Estilo Contemporâneo - Fonte: Madeirol

Quarto de Casal Estilo Contemporâneo – Fonte: Madeirol

3º Espaços Amplos e Integrados

Os espaços integrados no estilo contemporâneo trazem o conceito aberto para o ambiente. 

Isso é importante porque permite a livre circulação de pessoas pelo espaço e esse é um fator positivo, principalmente tratando-se de receber pessoas em casa.

Ambientes Integrados - Fonte: Abrago

Ambientes Integrados – Fonte: Abrago

4ºTons Neutros

Conforme já dissemos, o ambiente contemporâneo precisa ser versátil, e pensando nisso, os tons neutros caem muito bem. Isso porque ter tons neutros como base facilita o uso de  pontos de cor na decoração sem deixar o ambiente pesado.

Sala Contemporânea - Fonte: Casa e Jardim

Sala Contemporânea – Fonte: Casa e Jardim

Sendo assim, sempre que possível opte por cores mais sóbrias nas paredes, revestimentos e móveis, deixando os tons coloridos e vibrantes para detalhes decorativos, como almofadas, puffs, entre outros.

5º Linhas Retas

As linhas retas nos móveis, janelas e portas estão sempre presentes no estilo contemporâneo. É possível utilizar inclusive peças decorativas com design marcantes evidenciando essa característica.

Decoração e Mobília Estilo Contemporâneo - Fonte: Lojas Mobile

Decoração e Mobília Estilo Contemporâneo – Fonte: Lojas Mobile

6º Naturalidade

Novamente as características com outros estilos se fundem, e esse quesito naturalidade remete tanto ao estilo minimalista, como também ao estilo rústico.

Essa naturalidade é presente no acabamento dos elementos como a madeira, palha, e tecidos. 

As plantas também podem ser usadas para trazer mais frescor ao ambiente, além de serem bem aproveitadas na decoração.

Sala Contemporânea - Fonte: Casa Vogue

Sala Contemporânea – Fonte: Casa Vogue

Essas são as principais características presentes no estilo contemporâneo, mas como dissemos, é um contexto que permite adaptações e versatilidade. Então, você pode ousar e equilibrar características, tendências e priorizar o seu gosto pessoal no ambiente, afinal você precisa se sentir confortável no espaço.

Agora mostraremos dicas de luminárias que compõem bem o estilo contemporâneo de decoração.

 

A Iluminação no Estilo Contemporâneo

Para a iluminação de ambientes contemporâneos você pode seguir as mesmas características da decoração aplicando-as nas luminárias utilizadas. Dessa forma conseguirá deixar o ambiente harmônico e bem iluminado.

Vamos sugerir características de luminárias para você escolher como também de conceitos luminotécnicos que você pode utilizar, veja:

1º Iluminação Natural

O estilo contemporâneo pede naturalidade. Então nada melhor que priorizar a luz natural no ambiente. Você pode utilizar portas e janelas grandes, de vidro que possibilitem a entrada dessa luz, ou então, utilizar a iluminação zenital por meio de claraboias ou aberturas no teto.

Para potencializar o efeito da iluminação natural opte por cortinas de tecidos leves, porque desta forma será possível que a luz entre no ambiente, conforme vemos na imagem abaixo.

Iluminação Natural -Fonte: Pinterest Por Bárbara Laurindo

Iluminação Natural -Fonte: Pinterest Por Bárbara Laurindo

O uso da iluminação natural contribui muito para a sensação de bem-estar no espaço, deixando o ambiente renovado, a além disso, também auxilia na economia de energia.

 

2º Iluminação Artificial

Iluminação Decorativa

Como as linhas retas fazem parte das características do estilo contemporâneo, você pode escolher peças que sigam esse conceito e dessa forma além de iluminar, elas também trarão efeitos decorativos.

Pendentes

Os pendentes podem ser usados em diferentes contextos de ambientes. Então respeitando as alturas e a proporcionalidade, como mostramos neste artigo, você pode utilizar os pendentes na sala, cozinha, quartos e lavabos, pois é uma peça bastante versátil.

Você pode utilizar pendentes que tenham linhas retas e formas geométricas.

Os modelos abaixo combinam bem com o estilo contemporâneo.

Pendente Estilo Contemporâneo

Pendente Estilo Contemporâneo

 

Anéis de LED - Estilo Contemporâneo

Anéis de LED – Estilo Contemporâneo

 

Arandelas

As arandelas produzem iluminação auxiliar e suave, mas também podem ter função decorativa se for combinada com o estilo do ambiente.

Os modelos abaixo compõem bem ambientes com estilo contemporâneo:

Arandela Estilo Contemporâneo

Arandela Estilo Contemporâneo

 

Como já dissemos, no estilo contemporâneo as linhas retas estão presentes e podem ser usadas também nas peças de iluminação.

Arandela Contemporânea

Arandela Contemporânea

 

Luminárias de Piso

Outra opção para compor a iluminação no estilo contemporâneo, são as luminárias de piso, que podem ser usadas em diferentes pontos dos ambientes proporcionando efeito suave e decorativo.

Podem ser usadas em salas, dormitórios e em ambientes de leitura. Veja alguns modelos:

Luminária com cúpula - Estilo Contemporâneo

Luminária com cúpula – Estilo Contemporâneo

 

Luminária com globo - Estilo Contemporâneo

Coluna de chão com globo – Estilo Contemporâneo

 

Luminária espiral - Estilo Contemporâneo

Luminária espiral – Estilo Contemporâneo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abajures

Os abajures são peças que  trazem um toque a mais de delicadeza para a decoração e a iluminação tem efeito suave e auxiliar. Podem ser usados em diferentes ambientes, por exemplo, sobre aparadores ou mesas laterais nas salas e sobre cabeceiras de cama nos quartos.

Abajur Estilo Contemporâneo

Abajur espiral Estilo Contemporâneo

 

Abajur com globo Estilo Contemporâneo

Abajur com globo Estilo Contemporâneo

Uma característica comum em luminárias de estilo contemporâneo é a presença do LED. Isso porque esse componente traz a possibilidade de criar peças com design mais compactos e com diferentes formatos, reto, espiral e até os anéis de LED como já vimos aqui.

Globos pequenos também são comuns e trazem a mistura de formas geométricas, como algumas das peças que ilustramos acima.

Iluminação Geral

A iluminação geral no estilo contemporâneo pode ser feita com diferentes peças, desde que mantenham as características desse estilo.

Pensando em leveza, design clean e linhas retas, os perfis de LED podem servir para iluminar o ambiente de forma geral.

Perfil de LED - Fonte: Leroy Merlin

Perfil de LED – Fonte: Leroy Merlin

 

Trilhos

Os trilhos costumam ser usados com spots para direcionar a iluminação para pontos específicos, mas também podem servir para iluminação geral. Neste caso, dê preferência aos trilhos que possuem a mesma cor de acabamento no teto ou de detalhes da decoração para não destoar.

Iluminação com Trilhos - Fonte Pinterest

Iluminação com Trilhos – Fonte Pinterest

 

Embutidos

Os embutidos também podem ser utilizados para fazer a iluminação geral de ambientes contemporâneos, mas tenha cuidado para não sobrecarregar o teto com muitas peças. Para evitar isso, opte por lâmpadas que tenham bom fluxo luminoso e com ângulo de abertura adequado para o espaço que você quer iluminar.

É possível também criar iluminação pontual que evidencie elementos decorativos com embutidos. Neste caso, basta escolher lâmpadas com ângulo de luz mais fechado e compatível com a altura do pé direito do local.

Na imagem abaixo os embutidos foram usados nos dois contextos: Iluminação geral com as duas peças no centro e também luz pontual direcionada aos quadros.

Embutidos - Fonte: Inlucce

Embutidos – Fonte: Inlucce

Tipos de Iluminação

O ambiente contemporâneo remete à naturalidade. Sendo assim, a luz deve ser o mais semelhante possível à iluminação natural, e neste caso, predominantemente difusa.

Procure misturar conceitos de luz direta, indireta e difusa. Então, para evidenciar elementos decorativos, utilize luz pontual, porque ela trará destaque para o local em que for direcionada e para iluminação geral utiliza luzes difusas para aumentar o conforto visual.

Você pode utilizar também a iluminação indireta para criar nuances e evidenciar texturas do ambiente.

Sendo assim, mescle os conceitos e crie um ambiente bonito, confortável e harmônico esteticamente.

Observe a forma como esse misto de conceitos fica harmonioso no ambiente abaixo:

 

Quarto Contemporâneo - Fonte: Brasil em Alta

Quarto Contemporâneo – Fonte: Brasil em Alta

Leia Também: Luz Direta, Indireta e Difusa – Entenda esses conceitos

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

  

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!

Instagram: Empório Luz Design

Instagram 2: Bruno Mantovani Design

Facebook: Empório Luz Design

Facebook 2: Luz, Decor & Ação!

Pinterest: Empório Luz Design

Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.