Blog

Trilho de iluminação: funcionalidade, tipos e como usar

Publicado em 19/03/21 por Empório Luz.

Utilizado como acessório, artigo de iluminação e decoração, o trilho de iluminação se mostra cada vez mais indispensável por suas possibilidades. Será abordado no artigo suas funcionalidades, características mais comuns e úteis para cada modo de uso que lhe é atribuído.

Funcionalidades do trilho de iluminação na decoração

O trilho é um tipo de luminária e acessório decorativo que tem se tornado cada vez mais utilizado em projetos de decoração com iluminação. Trata-se de um acessório coringa  devido sua versatilidade, que leva a várias possibilidades na hora de fazer os projetos. Agora, com circuitos independentes.

Tipos de Trilho e suas diferenças

Trilho de embutir

Sabendo que a iluminação está diretamente ligada ao bem estar, o trilho eletrificado de embutir muda a iluminação de qualquer ambiente. Com este trilho é possível direcionar os spots para pontos considerados importantes em um ambiente por meio da luz direta que é direcionada a um ponto específico, marcando algum item decorativo específico. Esse trilho também se torna um acessório versátil para transformar o ambiente dando a ele um toque industrial e ao mesmo tempo contemporâneo, por ser discreto.

Trilho Eletrificado de Embutir

Trilho Eletrificado de Embutir

Uma orientação que deve ser seguida é de projetar o trilho de embutir antes, para adequá-lo ao gesso em que ficará e na sua estrutura. Para obter o melhor resultado procure um arquiteto, designer de interiores ou o profissional que instalou o gesso. 

 

Trilho de perfil de led

Trilho Perfil de LED

Trilho Perfil de LED

Sobre o trilho de perfil led temos dois modelos a serem apresentados com suas diferenças e possibilidades, a grande diferença entre o perfil linear e a novidade da Interlight são justamente os cenários que o modelo proporciona:

  • Embutido no frame
  • Embutido com aba
  • Sobrepor
  • Pendente
  • Instalação com cavalete regulável
  • Apropriado para gesso acartonado ou placas de gesso
  • Sem Cabo de alimentação Aparente
  • Driver no teto 

O sistema Interlight, citado anteriormente, Do It, é um sistema 48 volts. Esse modelo, assim como os trilhos, também pode ser conectado e adaptado conforme a sua necessidade. 

Trilho industrial 

O trilho industrial é muito utilizado em comércio, galerias sendo usado para focar e voltar a  atração de objetos em geral. Para esse uso as mesmas regras citadas são válidas, mudando apenas o tipo de lâmpada.

Trilho Industrial

Trilho Industrial

Para ambientes urbanos, os trilhos em lofts têm sido muito utilizados, havendo um único trilho correndo todos os cômodos, e utilizando a iluminação para causar um melhor efeito ao espaço.

 

Como usar o trilho de iluminação

O trilho de iluminação pode ser encontrado de até 3 circuitos, podendo eles terem 1 metro, 1.50m, 2 metros e 3 metros.  Com essa concepção, as possibilidades são de fazer conexões e, a grande vantagem em trazer o trilho eletrificado para mais de um circuito. 

É possível transformar os trilhos em pendentes utilizando um adaptador, inserir conector reto, emendar filas de 10m de trilho ou mais. Existem algumas opções de spot que podem ser acoplados nestes trilhos e em quantidades também. Essa tecnologia na iluminação pode ser adaptada em móveis, pendentes, embutidos no teto, na parede incluindo o chão. Ambientes com iluminação linear passam uma imagem mais elegante.

Cores do trilho de iluminação

Atualmente é possível encontrar trilhos em opções de cores como marrom, cinza claro, grafite, para além dos tradicionais e mais utilizados que são branco e preto. Vale ressaltar que com as ponteiras de plástico, é mais comum que o acabamento seja preto, na maioria das vezes.

Existem também modelos com cores especiais como cinza e titânio, que em geral são menos usados. Se tratando das lâmpadas, as mais usadas tendem ser as par 20 e GZ10. 

Ao buscar a iluminação ideal com toque moderno e praticidade, os trilhos de iluminação atendem bem às demandas de utilidade, funcionalidade e fins decorativos. 

Os trilhos e perfis de LED são, entre as escolhas, uma das mais recomendadas por lighting designers, que desenvolvem projetos ideias para cada ambiente, juntamente com arquitetos e engenheiros. 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat