Blog

Estilo Minimalista – Veja Dicas de Decoração e Iluminação

Publicado em 28/01/22 por Empório Luz.

Estilo Minimalista

Estilo Minimalista – Dicas de Decoração e Iluminação

Fala galerinha iluminada, tudo bem?

Se você acompanhou o último artigo, já está sabendo que estamos falando sobre os estilos de decoração e quais as luminárias você pode utilizar para cada um deles.

Já falamos sobre o estilo industrial e mostramos as melhores opções para você iluminar ambientes com esse estilo, confira aqui.

Hoje vamos falar sobre o minimalismo, que é um conceito que está entre as 3 tendências de iluminação para 2022.

Nesse artigo vamos ver como surgiu o estilo minimalista, dicas de decoração, e de luminárias que podem compor esse estilo.

Você gosta do conceito menos é mais? Então fique com a gente até o final e aproveite as dicas.

 

Como surgiu o estilo minimalista? 

O conceito minimalista surgiu em Nova York, entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960 e teve como ponto de partida os movimentos culturais e as artes visuais . Nesse contexto as obras eram produzidas com o mínimo de recursos possíveis, formas geométricas simples e com poucas cores.

Essa ideia surgiu como uma oposição aos movimentos anteriores que evidenciaram cores fortes e o uso de formas não tradicionais.

Para a decoração, o conceito minimalista foi inspirado na sobriedade e praticidade da cultura japonesa e foi se difundindo até chegar no que vemos hoje nos projetos de arquitetura e design.

 

As principais características do estilo minimalista

O arquiteto alemão naturalizado norte-americano Ludwig Mies Van Der Rohe (1886 – 1969), criou a frase que melhor caracteriza o minimalismo: “Less is more”, que significa “Menos é mais”. 

Existem algumas características que marcam os estilos de decoração e o minimalismo não é diferente. Vamos te mostrar as principais ideias desse conceito que vem ganhando cada vez mais notoriedade na decoração de diferentes ambientes.

 

1º Funcionalidade e Praticidade

Essa talvez seja a característica mais importante para o estilo minimalista: Tudo precisa funcionar. Então, partindo da ideia de conviver com poucos elementos, eles precisam ser práticos e contribuir para a organização do ambiente.

Quanto mais elementos um ambiente tiver, menos prático ele será. 

Projeto de Espaço Funcional e Minimalista

Projeto de Espaço Funcional e Minimalista

 

2º Leveza e naturalidade

Um dos pontos chaves para o minimalismo é a preservação da fluidez natural do ambiente. Então, é importante que o espaço esteja livre e também que a sensação de amplitude seja preservada.

Sendo assim, portas e janelas amplas e de vidro possibilitando a circulação de ar e iluminação natural são interessantes.

A naturalidade dos elementos também é priorizada, e isso é feito utilizando materiais com acabamentos originais, por exemplo as madeiras e fibras que trazem um leve ar rústico.

Sala de Jantar Minimalista com Portas e Janelas de Vidro e Detalhes Rústicos

Sala de Jantar Minimalista com Portas e Janelas de Vidro e Detalhes Rústicos

 

3º Manter o Essencial

O objetivo da decoração minimalista é manter apenas no ambiente apenas o essencial. Já parou para analisar a sua casa e ver o que de fato é essencial? O que você não vive sem? O minimalismo nos traz essa reflexão.

Sendo assim, os móveis e os elementos decorativos são apenas os necessários. 

Então, se você quer manter no seu ambiente o estilo minimalista, invista em poucos móveis, para que o espaço tenha fluidez.

Sala de Estar Minimalista

Sala de Estar Minimalista

 

4º Cores neutras

Preto, branco, e tons de cinza e bege. Essas são as cores que comandam as paletas do minimalista. Então você pode aplicar essas cores na mobília, nos revestimentos e nos utensílios de decoração, e dessa forma criará um ambiente mais sóbrio.

Por mais que os tons neutros sejam priorizados, nada impede que sejam utilizados pontos de cor em partes específicas do ambiente.

Paleta de Cores Neutras

 

5º Limpeza e organização

O aspecto limpo é outra característica importante do minimalismo. É importante que você se preocupe com a organização do espaço, sem deixar objetos espalhados ou acumulados no ambiente, pois isso irá na contramão desse estilo.

Então é bom que você mantenha as coisas no lugar e em ordem para que o local fique saudável e confortável para todos que estiverem ali.

Observe que no ambiente abaixo há uma estante com muitos livros, porém, todos organizados. Sendo assim, você pode até utilizar livros e outros objetos para a decoração, desde que organize-os.

Sala Minimalista com Estante de Livros

Sala Minimalista com Estante de Livros

 

O Minimalismo na Iluminação

O minimalismo na iluminação pode ser aplicado no design das peças. Hoje existem muitas opções no mercado de peças que possuem design discreto e que entregam um bom fluxo luminoso.

Vamos citar algumas delas Aqui:

 

Perfis de LED

Os perfis como já citamos aqui são peças que produzem iluminação linear e difusa. A cada dia o mercado investe em peças com design mais discretos e que proporcionam iluminação adequada aos ambientes.

Existem modelos em diferentes medidas, que podem ser usadas sobrepostos, embutidos, com borda ou sem borda. Podem ser aplicados em formatos e ângulos personalizados ao seu projeto.

Perfis de LED em Ambiente Projetado por Adriana Di Garcia

Perfis de LED em Ambiente Projetado por Adriana Di Garcia

Perceba que no ambiente acima o perfil de LED além do teto também foi instalado na parede substituindo a arandela, sem a necessidade de sobrepor uma peça ou fazer furações na parede.

 

Embutidos

Os embutidos são peças que podem iluminar o ambiente unindo descrição e luz suficiente.

Existem embutidos unitários, duplos, triplos e quádruplos que podem ser utilizados tanto para proporcionar iluminação geral, como também para criar iluminação pontual, e isso vai variar conforme a lâmpada utilizada e  também de acordo com o ângulo de abertura.

Existem os modelos com borda, e também modelos sem borda, conhecidos como no frame.

Os modelos no frame possuem recuo que proporciona mais conforto visual para quem estiver no ambiente.

Embutido Quádruplo No Frame

Embutido Quádruplo No Frame

 

Veja abaixo o embutido no frame que foi utilizado no ambiente projetado por Cotta Arquitetura.

 

Aqui na Empório Luz temos diversos modelos de spots de embutir com ou sem borda em nosso showroom  para você escolher, confira:

Embutidos no Showroom da Loja Empório Luz

Embutidos no Showroom da Loja Empório Luz

 

Sistemas integrados e trilhos

Sim, é possível utilizar os trilhos fora do contexto do estilo industrial!

O uso do trilho é interessante porque permite que através dos spots as luzes sejam direcionadas em diferentes pontos do ambiente. Uma dica é utilizar o trilho com a mesma cor de acabamento do teto, pois assim haverá maior descrição.

Os sistemas integrados funcionam como um perfil ou trilho fixos ao teto que permitem que outras luminárias sejam acopladas na estrutura.

Então, você pode ter em uma mesma peça luz difusa, pontual e decorativa, iluminando pontos diferentes do ambiente com uma mesma estrutura.

É uma opção para ambientes minimalistas porque permitem que a iluminação siga uma mesma linha, um padrão e tenha formatos e cores parecidos sem destoar ou ter quebras visuais. 

Linha FIT 15 - New Line Iluminação

Linha FIT 15 – New Line Iluminação

 

Combinações de peças

Citamos acima opções para a parte técnica da iluminação, porém, no estilo minimalista você também pode usar e combinar peças de iluminação decorativas, como pendentes, arandelas, abajures e luminárias de piso.

A regra é manter o equilíbrio. Então, se você for utilizar um pendente volumoso para um determinado local, as demais luminárias podem ser menores ou embutidas, como vimos acima. Assim você traz destaque sem poluir o ambiente visualmente.

Outra opção é utilizar peças do mesmo estilo ou que conversem entre si, dessa forma você consegue manter uma linha e não cria quebras visuais no ambiente.

Se quiser usar composições de pendentes também é possível, desde que sejam peças mais discretas e que não deixem o local carregado.

No ambiente abaixo foi utilizada composição de pendentes como iluminação decorativa e também uma luminária de piso na lateral do sofá, perceba como ficou harmônico o resultado.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Aqui na empório luz temos diferentes opções de iluminação para o estilo minimalista, venha conferir em nossa loja física ou em nossa loja virtual.

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.