Blog

3 Tendências de Iluminação para 2022

Publicado em 31/12/21 por Empório Luz.

3 Tendências de Iluminação para 2022

3 Tendências de Iluminação para 2022

Fala galerinha iluminada, tudo bem?

Geralmente o final do ano é o momento de planejarmos os objetivos e metas para o ano seguinte. Com você também é assim?

Separamos para o último artigo do ano um assunto que irá te ajudar: 3 Tendências de Iluminação para o ano de 2022.

Então, se você estiver planejando uma reforma em seu ambiente, esse artigo chegou na hora certa, porque veremos as principais tendências para a iluminação, que serão:

1º Minimalismo;

2º Iluminação Inteligente;

3º Customização;

Quer entender esses conceitos para aplicar em seus ambientes? Então vamos lá!

 

1º Minimalismo

O minimalismo será uma tendência para 2022. Mas antes de tratar do minimalismo na iluminação, vamos entender o que é o minimalismo em si.

O arquiteto alemão naturalizado norte-americano Ludwig Mies Van Der Rohe (1886 – 1969), criou a frase que simboliza o minimalismo: “Less is more”, que significa “Menos é mais”. 

O conceito minimalista se define por reduzir os excessos e trazer para o dia a dia apenas o que é essencial. Então, aplicando esse conceito na decoração e na iluminação, significa deixar o ambiente com a menor quantidade de elementos possível, priorizando sobretudo, a funcionalidade.

 

Características do Minimalismo na Decoração

O minimalismo remete à simplicidade, naturalidade, sofisticação e limpeza. Por isso, para compor ambientes nesse estilo, é necessário pensar em acabamentos que transmitem essas sensações. Materiais como madeira, couro, vidro, aço, metal e cobre estão presentes em espaços minimalistas. 

Cozinha Minimalista - Fonte: Mueller Decoração

Cozinha Minimalista – Fonte: Mueller Decoração

 

O minimalismo também prioriza o conforto e o bem estar. Sendo assim, janelas de vidro amplas são utilizadas para que o espaço esteja sempre bem arejado e seja beneficiado pela luz natural

Sala de Estar Minimalista - Fonte: Essencia Moveis

Sala de Estar Minimalista – Fonte: Essência Moveis

 

Geralmente as cores são definidas por paletas neutras, então, os tons de bege, cinza, preto e branco são bastante comuns.

Mas, apesar de os tons neutros comandarem o estilo minimalista, nada impede que você utilize cores mais vibrantes em  detalhes da decoração.

Cores para Salas Minimalistas - Fonte Essência Móveis

Cores para Salas Minimalistas – Fonte Essência Móveis

 

Iluminação Minimalista

O conceito minimalista na iluminação é aplicado no design das peças. Dessa forma, podemos dizer que o desafio é produzir uma iluminação eficiente com peças compactas, para não sobrecarregar o ambiente.

Na iluminação existem muitas opções de peças que se enquadram nesse aspecto minimalista. Dentre elas destacamos o perfil de LED.

Iluminação com Perfis de LED

Perfis de LED na Marcenaria – Projeto Arquiteta Adriana Di Garcia

Os perfis são peças que produzem iluminação difusa, então podem ser utilizados para iluminar ambientes de forma geral, mas também têm sido muito usados para evidenciar detalhes da marcenaria.

Uma das provas que a iluminação minimalista estará em alta é o investimento dos fabricantes na produção de perfis mais finos, porém, com grande eficiência luminosa.

Dessa forma, a proposta é iluminar mais usando peças que ocupem menos espaço, proporcionando aspecto clean aos ambientes.

O modelo da foto abaixo é da fabricante Power Lume e mede 16MM, ou seja 1,6CM e possui placa de LED com 10W/M.

Perfil de LED - Power Lume

Perfil de LED – Power Lume

Embutidos

Dentro do conceito minimalista, os embutidos também merecem destaque. 

Os embutidos são instalados no gesso, e toda a fixação fica na parte interna. 

Existem modelos com borda e sem borda (frame e no frame).

Nos modelos com borda enxergamos apenas a borda da peça e a fonte luminosa, a estrutura fica dentro do gesso. Os modelos sem borda são ainda mais discretos, possuem um recuo em relação ao nível do gesso e apenas a fonte luminosa fica visível.

Veja os modelos Frame e No Frame nas imagens abaixo e perceba a diferença:

Embutido com borda - New Line Iluminação

Embutido com borda – New Line Iluminação

 

Embutido sem borda (no frame) - New Line Iluminação

Embutido sem borda (no frame) – New Line Iluminação

 

A vantagem de utilizar iluminação embutida é manter o teto limpo e sem objetos pendurados, e isso é perfeito para ambientes minimalistas, não é mesmo?

Um de nossos fornecedores, a empresa Interlight lançou recentemente a linha Picco, que é definida como um sistema minimalista integrado.

Luminária linha Picco - Fonte Interlight

Luminária linha Picco – Fonte Interlight

 

As peças da linha picco possuem design que as deixam praticamente imperceptíveis no teto, assim apenas o foco de luz fica visível no ponto para o qual está direcionado. Vale a pena considerar e incluir em seu projeto!

Luminária linha Picco - Fonte Interlight

Luminária linha Picco – Fonte Interlight

 

Aqui na Empório Luz temos peças dessa linha instaladas em nosso showroom, venha conferir!

 

Seguindo a mesma ideia minimalista. temos os sistemas integrados de iluminação. Por meio de trilhos ou perfis instalados no teto os sistemas podem acoplar diferentes luminárias como plafons, pendentes, spots e embutidos. 

O sistema de iluminação integrado também é considerado uma boa opção para o minimalismo, porque concentra a iluminação em uma mesma peça, no caso o perfil ou trilho.

Temos aqui em nossa loja a linha Do It, também da interlight e a linha FIT da New Line Iluminação.

Linha Do It - Interlight

Linha Do It – Interlight

 

Linha Fit - New Line Iluminação

Linha Fit – New Line Iluminação

Deixamos novamente o convite para que você venha até a loja para que um de nossos consultores te demonstre de forma detalhada o funcionamento de cada um desses sistemas integrados e de outras luminárias que mencionamos neste artigo.

 

2º Luminárias Inteligentes

O conceito casa inteligente já está dominando o mercado e trazendo novas possibilidades para conectar diferentes dispositivos em uma casa. Diversas situações do dia a dia já estão sendo adaptadas nessa realidade e isso traz facilidade, praticidade e economia para o cotidiano.

Citamos como tendência para 2022 porque observamos que estão surgindo novas possibilidades de integração das luminárias com os assistentes virtuais mais utilizados, como a Alexa e Google Home.

Para as lâmpadas, essa integração já não é mais novidade, visto que muitas marcas já têm oferecido produtos que possibilitam a conectividade. Mas temos visto que essa interação está chegando também para outras luminárias. Então, fitas de LED, plafons, painéis de LED, e outras luminárias estão sendo integradas à assistentes virtuais, e já podem receber comandos como:

  • Personalização de rotinas, ligando e desligando de forma programada conforme a necessidade;
  • Alternância de Intensidade;
  • Alternância de Cores;
  • Integração com outros sistemas inteligentes da casa.
Luminárias Inteligentes

Luminárias Inteligentes

É importante o entendimento de que além da tecnologia agregada, investir em uma iluminação inteligente também auxilia na economia do consumo de energia elétrica, porque existem ferramentas que podem reduzir o desperdício.

Existem alternativas que exigem um investimento maior, e outras mais acessíveis para se adequar a diferentes tipos de projetos e possibilidades de orçamentos.

 

3º Customização

Com a crescente necessidade de criar espaços que transmitam a personalidade dos moradores, a customização está em alta.

Podemos definir a customização como a alteração de algo conforme o gosto pessoal. Isso vale para o vestuário e acessórios, decoração, iluminação e até mesmo para os automóveis.

A palavra de ordem para a customização é a criatividade. Nem todos os objetos precisam ser descartados, então, com um olhar mais criativo, é possível trazer à utensílios que já são considerados ultrapassados uma nova roupagem e até mesmo novas funções. 

Móveis Customizadas - Fonte Incrível Club

Móveis Customizadas – Fonte Incrível Club

Customizar tornou-se uma opção recorrente para quem precisa renovar as coisas gastando pouco e também para aqueles que possuem tendência natural a readaptar e ressignificar as coisas.

A customização pode ser feita em móveis, prateleiras, e em objetos decorativos como almofadas, quadros, puffs entre outros. É possível confeccionar luminárias utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso. 

Customização na Iluminação

Na iluminação, encontramos a customização nas peças com o conceito DIY (faça você mesmo), como as das imagens abaixo:

Luminárias de Barbante - Fonte: Pinterest por Artesanato Passo a Passo

Luminárias de Barbante – Fonte: Pinterest por Artesanato Passo a Passo

 

Luminárias Confeccionadas com Ralador - Fonte: Imovel Web

Luminárias Confeccionadas com Ralador – Fonte: Imovel Web

 

Um outro exemplo de iluminação customizada são as peças sob medida. Os fabricantes têm se atentado a isso e colocado em seus catálogos peças com possibilidade de adequações de medidas.

Isso é ótimo, porque abre um leque para se trabalhar a iluminação dentro dos projetos.

Os perfis de LED e as telas tensionadas são as peças mais comuns de serem personalizadas. Na CASACOR 2021 vimos em muitos ambientes o uso das telas tensionadas e dos perfis de LED em diferentes contextos.

Tanto os perfis de LED como as telas tensionadas podem ser utilizados na marcenaria, nas paredes ou no teto. Ambos proporcionam iluminação difusa e a instalação em formatos conforme a necessidade.

As imagens abaixo são de ambientes da CASACOR 2021.

Perfil de LED na Marcenaria - CASACOR 2021

Perfil de LED na Marcenaria – CASACOR 2021

 

 

Tela Tensionada na Marcenaria - CASACOR 2021

Tela Tensionada na Marcenaria – CASACOR 2021

 

Saindo do contexto de perfis de LED e telas tensionadas, temos um elemento clássico na iluminação que também pode ser personalizado, que é o cristal. Trabalhamos com fornecedores que mantêm um alto nível de qualidade, como a DNA Lustres, que também abre um leque de opções para a personalização de peças com cristais.

Lustres Personalizados - Fonte: DNA Lustres

Lustres de Cristal Personalizados – Fonte: DNA Lustres

Então, você pode ter lustres, plafons, pendentes e outras peças confeccionadas em cristais que deixarão o seu ambiente único e exatamente do jeito que você imagina.

 

Onde encontrar essas luminárias?

Aqui na Empório Luz trabalhamos com peças de diferentes estilos e que seguem as tendências que citamos acima. Além disso, temos uma equipe especializada que poderá te orientar na montagem de um projeto de iluminação ou de uma consultoria totalmente personalizada para o seu ambiente.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.