Publicado em 11/02/22 por Karen Cruz.
Fala galerinha iluminada, tudo bem? Continuando a sequência de artigos sobre os estilos de decoração, vamos falar sobre o estilo rústico.
Aconchego, conforto, casa de férias. São essas as sensações que um ambiente com toques rústicos podem proporcionar. Quer um ambiente que traga um toque a mais de bem estar? Então nossa dica é que você invista na decoração rústica.
Nesse artigo veremos como surgiu a decoração rústica, os materiais mais utilizados, modelos de luminárias para esse estilo e como combinar elementos rústicos com outros estilos de decoração. Sendo assim, se você quiser ficar por dentro desse estilo, leia o artigo até o final.
O estilo rústico surgiu da necessidade de decorar casas de campo e fazendas. Então, os moradores utilizavam os recursos disponíveis para compor a decoração de suas residências, então, os materiais eram extraídos da natureza para fazerem parte da decoração, mobília e em alguns casos, até mesmo para compor a parte estrutural das casas.
Com o passar do tempo as pessoas passaram a buscar alternativas para quebrar o aspecto urbano e agitado das cidades, e uma delas foi a incorporação de elementos do estilo rústico para as casas e apartamentos. E assim as residências passaram a ter os mesmos toques do conforto e aconchego das casas de campo por meio de materiais e acabamentos que trazem essas sensações.
Assim como no estilo industrial, o aspecto inacabado e que transmite certa brutalidade também é presente na decoração rústica.
A diferença é que por remeter às indústrias de Nova York, no estilo industrial essa brutalidade vem de elementos como o metal e ferro, e também das estruturas de concreto à mostra.
Já no estilo rústico, esse aspecto é causado pelos elementos naturais, como a madeira, o uso de tons que remetem à terra e materiais como tecidos e palhas.
Vamos ver os principais elementos presentes decoração rústica:
A madeira é o principal elemento presente quando nos referimos à decoração rústica.
Seja nos móveis, pisos, revestimentos de parede ou objetos decorativos a madeira traz tanto o aspecto aconchegante, como também a naturalidade para o ambiente.
Se você quer criar um aspecto mais bruto de forma intencional, opte por madeiras de demolição porque esse é o tipo de madeira que mantém a textura natural mais preservada se comparada às demais.
Outro ponto interessante do uso das madeiras tanto para os pisos nos diferentes contextos da decoração rústica é a possibilidade de escolha de tons, porque é possível transitar por tons mais claros ou escuros conforme o seu gosto e necessidade.
Os acabamentos em concreto, cimento ou com pedras à mostra também fazem parte da decoração rústica.
Então você pode utilizar o próprio material ou representá-lo de pinturas e revestimentos, podendo misturar esses elementos com a madeira, por exemplo. Assim você terá o contraste da frieza do concreto e cimento com o aspecto aconchegante da madeira.
Os tecidos caem muito bem em ambientes rústicos e podem ser utilizados para revestimento de estofados, almofadas, peças de decoração e luminárias.
Tecidos como linho, madrid, suede, couro e inca são excelentes opções para essa finalidade.
Você pode optar por estampas que deixem o ambiente mais aconchegante e receptivo, contudo, se atente ao fato de que além de função decorativa, o tecido precisa ser resistente, pois ficará exposto no ambiente.
Para as estampas você pode combinar elementos como xadrez, listras, floral e os trabalhos com retalhos, conhecido como patchwork, porque combinam muito bem.
Os móveis na decoração rústica também possuem características peculiares. A preferência é pela produção em madeira, o mais natural possível e no geral peças grandes que preencham bem os ambientes.
Objetos antigos remetem à memórias, transmitem certa nostalgia. Geralmente pensando em casas de campo, há uma lembrança de convívios, histórias familiares entre outros.
Então, trazer esses elementos para um ambiente trará aconchego e identificação, e se no caso não houver nenhuma ligação sentimental, ainda assim podem ser usados, pois trarão um aspecto vintage para o local e isso combina com o estilo rústico.
Já dissemos aqui que uma das principais características do estilo rústico é o conforto. Então, quando pensamos em iluminação para esse estilo é necessário explorar conceitos luminotécnicos que deixem o ambiente o mais aconchegante possível.
Aqui vão 3 dicas com as quais você potencializa essa sensação através da iluminação:
A iluminação tem o poder sensorial de despertar sensações, então precisamos saber adequar a luz aos ambientes.
Para despertar sensações de aconchego, conforto e bem estar, a iluminação em temperaturas de cor quente é sempre o mais indicado.
Observe a escala abaixo que demonstra as temperaturas de cor. Dentro dessa escala, os tons quentes são os tons abaixo de 3000K.
Tão importante quanto escolher a temperatura de cor correta é controlar a intensidade dessa luz de forma adequada.
Sendo assim, investir em dimerização é uma opção válida para ambientes rústicos porque permitirá que a luz esteja adequada a necessidade do momento e a atividade que será realizada no espaço.
A última dica para compor a iluminação de ambientes rústicos é sobre o design das peças. Conforme vimos, esse é um estilo que remete à simplicidade e à naturalidade. Então peças que tragam elementos como madeira e tecidos harmonizam bem com o estilo.
Se for optar pelo uso de metais, os tons de cobre, bronze e ouro velho combinam com a decoração rústica porque trazem um aspecto vintage, que como já mencionamos, também está presente nesse estilo de decoração.
Veja algumas dicas de peças que podem ser utilizadas dentro do contexto da decoração rústica:
Os pendentes oferecem iluminação decorativa e podem direcionar luz em pontos específicos, sobre as mesas por exemplo. Veremos imagens de peças que podem ser usadas no estilo rústico, compostas por madeiras, metal e cordas.
O modelo abaixo é composto por madeira com uma lâmpada de filamento.
O próximo modelo é mais simples e composto por corda sisal. Combina perfeitamente com o ambiente rústico e possibilita diferentes composições e efeitos com as amarrações.
Se você tem preferencia por peças de ferro ou metal, o modelo abaixo é uma sugestão interessante para ambientes rústicos.
Existem outros modelos de pendentes que podem ser usados no estilo rústico, inclusive luminárias no estilo faça você mesmo.
Neste artigo mostramos o passo a passo de uma luminária confeccionada com barbantes, veja como ficou o resultado.
As arandelas produzem iluminação auxiliar e também decorativas. Você pode usá-las de forma unitária ou também em composições. Para combinar com o estilo rústico procure por acabamentos que combinem com esse acabamento.
Na imagem abaixo vemos uma composição de arandelas no estilo rústico. Perceba que o modelo abaixo é revestido por tecido.
Assim como as arandelas, a iluminação proporcionada por luminárias de piso e abajures também é auxiliar e decorativa. Você pode utilizar em diferentes cômodos.
A luminária de piso abaixo mistura os elementos de madeira com a cúpula de metal vazada em tonalidade acobreada.
Já o modelo abaixo é composto por madeira e tem a cúpula em tecido.
Sobre os abajures, no estilo rústico, os mais comuns são os modelos com base de madeira e cúpula de metal e tecido assim como já vimos nas luminárias de piso.
Abaixo trouxemos como indicação um abajur diferenciado. o modelo Ideia do designer Bruno Mantovani. Essa peça além do design criativo foi produzida com sobra de madeiras que seriam descartadas e que foram transformadas nesse abajur. Veja o resultado:
As lâmpadas de filamento são um show à parte na decoração rústica. Geralmente, outros tipos de lâmpadas ficam escondidas nas luminárias, já as lâmpadas de filamentos são perfeitas para ficarem à mostra.
Existem diversos tipos e formatos de lâmpadas de filamento para você usar, tanto em pendentes como também apenas com fios e soquetes, veja as opções abaixo.
No modelo abaixo a lâmpada de filamento com deslocadores de fios, sem a estrutura de um pendente, observe:
Assim como já sugerimos em artigos anteriores, mais uma vez cabe aqui no conceito rústico: priorize o equilíbrio.
Você pode ter um ambiente confortável, aconchegante e que traga bem estar, e que ainda assim seja funcional para a execução de atividades.
Então, com pequenas adaptações e alguns elementos característicos que mencionamos aqui você consegue trazer essa rusticidade para o seu ambiente de uma forma harmoniosa.
Se você não quiser errar, busque orientação profissional para deixar seu ambiente confortável, harmonioso e equilibrado.
Quanto a iluminação, fale conosco para fazermos um projeto personalizado para o seu ambiente.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!
Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual.
Siga-nos em todas as redes sociais:
YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design
© Empório Luz Design - Todos os direitos reservados.
Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.