Blog

Luzes para vitrine de loja

Publicado em 22/09/23 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Luzes para vitrine de loja

Luzes para vitrine de loja

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Vamos continuar esclarecendo um pouco mais sobre iluminação comercial, e hoje, vamos falar sobre luzes para vitrines de loja.

Em nosso artigo inicial, vimos que o foco das empresas hoje está voltado para a experiência do cliente, e para suprir suas expectativas em função da aquisição de um produto ou serviço.

Quer saber como tornar essa experiência a melhor possível para seu cliente através da iluminação? Então leia esse artigo até o final e aproveite as dicas!

A Importância da Iluminação em lojas de roupas e sapatos

Como já sabemos, a iluminação desperta questões sensoriais e quando bem elaborada, pode contribuir para que o cliente se sinta confortável no seu estabelecimento.

Conforto, precisão dos tons escolhidos em cada local, a posição das luminárias, a intensidade de luz e boa visibilidade são questões que precisam ser estudadas para diminuir os erros na iluminação de ambientes.

O que considerar na iluminação?

As lojas de roupas possuem sessões diferentes e para cada uma delas há um tipo adequado de iluminação. Porém, existem 3 pontos em comum que devem ser observados e são importantes para todo o espaço da loja, veja:

1º Boa Reprodução de Cor

A atenção aqui é para que seu cliente compre uma peça enxergando a cor real que ela tem. Luminárias com boa reprodução de cor é um investimento necessário em uma loja de roupas e calçados.

Você não quer que o cliente volte para trocar a peça que ele comprou como branca na sua loja, e ao chegar em casa viu que era bege, não é mesmo?

Então invista em luminárias que tenham no mínimo índice de reprodução de cor entre 80 e 100.

Lembra da polêmica causada em função da cor do vestido da imagem abaixo? Entre outros fatores, foi comprovado que a luz também interferiu na interpretação da cor na imagem.

Reprodução de Cores em vestidos

Diferença nos tons de roupas

2º Boa visibilidade e conforto visual

A boa visibilidade é fundamental para que o cliente transite com segurança pelo interior da loja, e o conforto visual é essencial para proteger os olhos.

Na maioria das vezes, em uma loja de roupas e calçados, trabalham-se com espelhos posicionados e se a iluminação for exagerada, a luz refletida pode ser nociva aos olhos e incomodar.

3º Equilíbrio de Luz

Veremos mais adiante que a criação de cenários chamará a atenção do seu cliente para pontos específicos da sua loja. Mas antes de chegarmos nesse ponto, já antecipamos: se atente ao equilíbrio! Sua loja não deve ter luz tão homogênea como um hospital, mas também não precisa se parecer com uma balada. Use o ponto forte de cada espaço da sua loja de forma harmônica.

Luzes para vitrine de loja

Iluminação distribuída em loja de sapatos

A luz certa para cada espaço da Loja

Agora que vimos os fatores comuns a todas as áreas das lojas de roupas e calçados relacionados a iluminação, veremos de forma mais detalhada como favorecer esses espaços pela iluminação.

Luzes para vitrines de loja

Começando pelo que é visto primeiro, o cartão postal da sua loja, no caso as fachadas e as vitrines.

As fachadas devem chamar atenção e possibilitar a rápida identificação da sua marca, ou do nome da sua loja. É importante aqui respeitar a identidade visual e planejar a iluminação baseada nisso.

Luzes para vitrine de loja

Fachada Lojas Marisa – Av. Paulista

Como é o seu público? Mais jovem ou maduro? Clássico ou moderno? Os produtos que você vende são mais sóbrios ou casuais?

Isso é importante porque assim você saberá qual a melhor forma de usar a iluminação para atrair o público desejado.

Se as fachadas falam sobre sua loja e marca, as vitrines falam sobre o seu produto.

Se a sua loja é localizada em uma rua ou avenida, você deve projetar uma iluminação intensa o bastante para que a luz da vitrine se sobressaia a luz externa, e assim, as pessoas que estiverem passando pelo lado de fora enxerguem com nitidez os produtos.

Luzes para vitrine de loja

Vitrine

Se a luz externa for mais intensa que a luz interna, o vidro da sua vitrine servirá apenas de espelho e não para a visualização dos produtos.

Outro fator de extrema importância em vitrines é a posição que as luminárias estarão.

A sombra será projetada do lado oposto à luz. Sendo assim, se a luz vier de cima, a sombra estará na parte inferior. Se a luz estiver no lado direito, a sombra será projetada do lado esquerdo.

Isso influencia diretamente na posição dos produtos expostos. Então, posicione o que você quer evidenciar de forma que a luz contribua para que o produto seja visto.

Luzes para vitrine de loja

Vitrine – Fonte: Pinterest

A tendência é que sejam mais favorecidos visualmente os produtos posicionados ao lado da luz.

A luz da vitrine deve ser direta, focada nos produtos expostos e com boa reprodução de cor.

Vale a pena investir em tons que diferenciem a iluminação da vitrine dos tons usados para a luz geral da loja, assim você consegue destacar a vitrine dos outros ambientes e criar cenários com a iluminação.

Interior da loja

Para a luz geral no interior da loja, escolha luzes difusas, pois trazem conforto visual, e em tons neutros, pois eles harmonizam bem com outras temperaturas de cor.

Uma boa dica também é apostar em iluminação dimerizável, assim você poderá adequar a intensidade de luz da sua loja e fazer adaptações conforme o setor.

Para as araras, você pode escolher iluminação direta e focada sobre as roupas, para iluminar bem os produtos sem produzir sombras.

Luzes para vitrine de loja

Iluminação de Lojas de Roupas

Spots de sobrepor ou luminárias de embutir com foco direcionável são boas opções, atentando-se também para boa reprodução de cores.

Provadores

A luz do provador deve ser confortável e permitir que os clientes enxerguem bem as roupas. Uma luz posicionada acima da cabeça, além de desconfortável, produz sombras, e isso impossibilita que as roupas ou acessórios sejam vistos adequadamente.

Para acertar, uma das soluções é colocar uma luz frontal que reproduza bem as cores. Isso fará com que o cliente veja as peças de maneira uniforme.

Luzes para vitrine de loja

Iluminação de provadores

A mesma dica é para provar sapatos. Invista em iluminação nos espelhos, pois a luz vinda do teto não favorecerá a visão dos pés, pelo fato de gerar sombras, e se o cliente estiver em um espaço bem iluminado, ele se sentirá mais confortável e seguro para escolher.

Uma outra opção para melhorar o conforto na hora que os clientes foram provar os sapatos, é investir em bancos, cadeiras ou poltronas que permitam que eles fiquem confortáveis, acredite, isso também influencia na experiência de compra.

Luzes para vitrine de loja

Prova de sapatos em loja

Roupas de festa e vestidos de noiva

Para esse tipo de loja, mais uma vez, o índice de reprodução de cor é imprescindível.

Noivas precisam enxergar os vestidos nos tons corretos, sem distorções de cores, e as madrinhas precisam de vestidos que estejam dentro da paleta de cor estabelecida para a ocasião.

Luzes para vitrine de loja

Iluminação loja de noivas

Iluminação e espelhos bem posicionados para que a visibilidade de todos os ângulos da peça seja adequada.

Luzes para vitrine de loja

Loja de vestidos de noivas – Fonte: Pinterest

Harmonize sua loja e busque ajuda profissional

É muito importante que a iluminação e decoração estejam harmonizadas de forma correta.

Como dissemos acima, você precisa considerar antes de tudo a identidade visual, o público alvo e os produtos que você irá vender, pois dessa forma você irá acertar na criação do projeto de decoração e iluminação.

Loja de Sapatos

Loja de Sapatos e acessórios

Sempre indicamos que você busque ajuda profissional, para que seja orientado em questões de normas técnicas, em estéticas e nas escolhas das luminárias para que obtenha o melhor custo benefício.

Quer saber onde encontrar e contratar profissionais adequados? Entre em contato com a nossa equipe!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.