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Iluminação Comercial – Use a luz a favor do seu negócio

Publicado em 23/07/21 por Empório Luz.

Iluminação Comercial

Iluminação Comercial – Lojas de roupas e calçados

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a importância da iluminação comercial e como ela pode influenciar o comportamento do seu cliente quando ele estiver em contato com a sua empresa.

Então, se você é ou conhece alguém empreendedor, leia e divulgue esse e os próximos artigos, pois traremos dicas de como usar a iluminação para benefício do seu negócio.

Empresa, produto e cliente

Antes de falarmos sobre a importância da iluminação no ambiente comercial, vamos entender um pouco a evolução do relacionamento da empresa com seus produtos e clientes.

Em um primeiro momento, a atenção era voltada apenas para o produto. Os esforços eram direcionados em produzir um bom produto e promovê-lo para que alcançasse o maior número de pessoas possível.

Depois, passou-se a considerar o conceito de público alvo e posicionamento de marca, isso elevou o preço dos produtos, mas, também trouxe a percepção da relação que era estabelecida entre o cliente e o ato da compra, ou seja, a expectativa que era gerada nos consumidores em função da aquisição de um determinado produto ou serviço.

Público Alvo

Público Alvo

Com o passar do tempo, houve a expansão de temas como a sustentabilidade, fazendo com que as empresas buscassem por alternativas de produção que atendessem ao apelo sustentável.

No início do século XXI houve o avanço da internet e tecnologia acessível, o que trouxe novas oportunidades e possibilitou a exploração de novos produtos, serviços e meios de relacionamentos com os clientes e consumidores.

Nesse contexto, uma série de ações passaram a ser praticadas, aqui podemos citar o desenvolvimento do conceito de pós-vendas para fidelizar os clientes e um outro ponto muito importante: Os clientes e consumidores passaram a ser vistos de fato como seres humanos, e não apenas como compradores.

E qual o contexto atual? Bem, além da atenção para o produto e para a marca que permanecem, o foco passou a ser o cliente e a experiência que ele terá ao adquirir o seu produto ou serviço.

Experiência do Cliente

Experiência do Cliente

E aqui entra a importância de todos os detalhes que têm no seu negócio, incluindo a iluminação.

Porque investir na iluminação do seu comércio?

Quando falamos sobre a experiência do cliente, incluímos nesse aspecto a questão sensorial. Como o cliente se sente em seu estabelecimento? É confortável para ele estar ali?

A iluminação contribui muito para a sensação de bem-estar em um determinado espaço.

Um ambiente comercial bem iluminado traz muitos benefícios, e aqui destacamos três deles:

Funcionalidade

Já entrou em uma loja em que você não conseguiu enxergar o preço ou uma etiqueta de numeração, porque o ambiente estava mal iluminado, por exemplo?

Teve a experiência de passar por uma vitrine em uma loja de rua e a mesma servir apenas de espelho, pois a luz não era o suficiente para realçar os produtos?

Já fez maquiagem ou mudou a cor dos cabelos em um salão e ao sair do ambiente viu que os tons ficaram diferentes do que você enxergou quando estava no local?

Muitos desses erros se devem a iluminação insuficiente, com uma temperatura de cor inadequada ou com um índice de reprodução de cor baixo, como veremos mais adiante.

A luz em um ambiente deve permitir a visibilidade correta de todas as atividades que forem realizadas no local e assim trará mais segurança para compras de produtos e para o resultado final dos procedimentos.

Evidenciar produtos e a beleza do ambiente

Existe um ditado popular que diz “a primeira impressão é a que fica”. Em algumas situações pode até ser que a primeira impressão mude, mas em outras não. Ainda mais tratando-se de experiência de compra.

Já passou por uma vitrine desorganizada? Com produtos ultrapassados ou fora de contexto?

Fazendo uma analogia, se todas as variáveis de duas lojas (preço, distância, qualidade do tecido, tamanhos e marcas disponíveis) forem iguais, porém, uma delas estiver com uma vitrine mais organizada, com produtos expostos combinando entre si e com boa visibilidade, e a outra loja em situação oposta. Em qual delas você entraria?

Vitrine

Vitrine

Por esse motivo devemos pensar na iluminação, porque ela pode realçar detalhes que diferenciam o seu estabelecimento, fazendo você sair na frente do seu concorrente, ainda que ofereçam produtos similares.

Além disso, a iluminação realça a beleza do seu espaço em si, as texturas das paredes, os objetos decorativos da sua loja, a forma como você escolheu expor os seus produtos, enfim, os detalhes que compõem a decoração do seu estabelecimento.

Supondo que você como profissional fez cursos e possui diplomas em quadros no escritório, você pode criar efeitos jogando a luz para esses quadros e evidenciá-los também.

Ou ainda, se no seu ambiente tiver um espaço de café, você pode usar a luz para tornar aquele canto do seu espaço mais aconchegante.

A iluminação tem o poder de realçar o que há de melhor no seu estabelecimento.

Personalização do seu espaço

Você pode através da iluminação deixar o seu ambiente com características ímpares, até mesmo em áreas que possuem características bem tradicionais.

Por exemplo, um consultório odontológico, se você imaginar algum neste momento, provavelmente será com a iluminação branca, acima de 5000K, com aquela cadeira centralizada e pode ser que até tenha escutado involuntariamente aquele barulhinho do aparelho, né?

Mas todos os consultórios precisam ser assim? A resposta é NÃO!

Consultório Odontológico

Consultório Odontológico

Você como profissional pode proporcionar através da iluminação e decoração um ambiente muito mais agradável para o seu cliente, personalizar o seu espaço e ainda assim atender as normas e ter a luminosidade adequada para exercer sua função.

Uma arandela com design diferenciado, uma luminária de mesa mais elaborada, perfis de LED para uma luz difusa e com os formatos que você escolher. Enfim, existem muitas opções para que você deixe o seu espaço com a sua cara.

 

O que considerar ao planejar a iluminação comercial

A luz natural ou artificial determina a forma como iremos enxergar os lugares e os objetos e considerando isso, quando for iluminar o seu estabelecimento você deve analisar algumas situações, por exemplo:

1º Qual atividade será exercida no local?

Essa definição é importante, porque partindo dela é que você começa a pensar em como acionar as percepções dos seus clientes.

Existem ambientes em que será necessário transmitir um ar mais sóbrio, enquanto que outros vão possibilitar criação de efeitos de luz e sombra e cenários diferenciados.

Saber o que será feito trará mais possibilidade de acerto no estilo de iluminação e no design das luminárias escolhidas.

Isso fará com que o ambiente esteja na medida certa para o seu ramo de atuação, sem que esteja formal demais ou que passe um ar muito despojado para a atividade.

Veja como o ambiente abaixo é funcional, bonito e confortável.

Escritório

Escritório Arquiteta Cristiane Schiavoni

Esse ponto é importante, porque dependendo da estrutura do ambiente, decoração e iluminação, os clientes podem questionar se a sua empresa é realmente a ideal para o tipo de produto ou serviço que eles procuram.

2º Qual o tamanho do seu espaço?

Sim, o óbvio precisa ser dito! O tamanho do espaço é um fator importante para que sua iluminação não seja insuficiente e nem ofuscante. Se você desconsiderar isso, correrá o risco de pecar pela falta ou pelo excesso de luz no ambiente.

Conhecer bem o local, saber aproveitar espaço e dispor a luz e a decoração de forma equilibrada são fatores essenciais para harmonizar e proporcionar uma boa experiência para o seu cliente.

3º Como o cliente será atendido?

No seu estabelecimento, o cliente passará a maior parte do tempo:

  • Sentado – Vendo peças pequenas de mostruários, catálogos, lendo um contrato, recebendo uma consultoria ou informações importantes.
  • Em Pé – Passando por prateleiras e araras escolhendo produtos, ou até mesmo em casos onde o cliente apenas retira o produto e não permanece no local.
  • Deitado – Em procedimentos médicos, estéticos, ou em consultórios de odontologia.

Esses detalhes determinam o tipo de iluminação que funcionará melhor e também servirão de referência para que ao projetar a iluminação ela se enquadre nas normas existentes.

4º O que você quer que o cliente enxergue?

Já dissemos que a luz determina a forma como enxergamos o que está a nossa volta, partindo desse fato vamos analisar a situação em relação ao seu estabelecimento e também ao seu produto.

Se você prioriza determinados produtos na sua loja, a luz pode te ajudar a destacá-los dos demais.

Iluminação Loja de Roupas

Iluminação Loja de Roupas

Por exemplo, se você tem uma coleção específica em lançamento, a intensidade de luz certa e com o ângulo adequado, pode contribuir para que o produto seja visto primeiro do que outros, que talvez, não sejam naquele momento a sua prioridade de venda.

Ou ainda, em uma loja de departamentos ou supermercados, em que num momento específico você queira destacar determinado setor.

Por exemplo, destacar a sessão de chocolates na época da páscoa ou a sessão de eletrônicos na semana da tecnologia.

Isso não quer dizer que você deixará os outros ambientes no escuro, ou mal iluminados. Nesse contexto você criará cenários, de forma intencional para evidenciar o que precisa ser visto primeiro.

5º Por quanto tempo você pretende manter o cliente no seu estabelecimento?

Esse fator determinará a intensidade e tonalidade da iluminação do seu estabelecimento.

Existem tons e intensidades que proporcionam aconchego e relaxamento, enquanto outros provocam atenção e despertamento.

Os clientes tendem a permanecer mais tempo em ambientes com iluminação mais aconchegante, o que é proporcionado por luzes em temperaturas mais quentes.

Geralmente, o tempo de permanência em uma rede fast food  não é o mesmo que em um restaurante, por exemplo.

E a iluminação pode ser pensada de forma estratégica para impulsionar determinados comportamentos e sentimentos nos clientes.

O que considerar na escolha das luminárias?

1º Qualidade

Esse é o primeiro ponto e o mais importante na hora em que você for escolher uma luminária para o seu comércio.

Já foi em um estabelecimento e viu aqueles com várias cores diferentes entre si? Uns mais brancos, outros amarelados e alguns, até mesmo, com tons esverdeados? Ou ainda, aquele provador que fez com que a roupa ficasse com uma cor totalmente diferente?

Há uma grande possibilidade de a qualidade do LED ter sido negligenciada. Dentro do quesito de qualidade existem três fatores principais a serem considerados

  • Índice de Reprodução de cor (IRC)

É o índice que mede o quanto uma luminária reproduz de forma fiel as cores de um objeto que está exposto a ela.

  • Steps Macadam

Esse índice é relacionado com a consistência da cor de uma luminária de LED, e o quanto é perceptível os desvios de tonalidade quando comparamos peças que possuem a mesma temperatura de cor.

  •  Índice de Proteção e material de fabricação

O índice de proteção os locais nos quais as luminárias podem ser expostas. Quanto mais alto, maior a proteção contra água, riscos, poeiras e temperaturas.

A atenção também deve ser para a escolha de materiais de qualidade, que não quebrem ou desbotem facilmente.

2º Design das Luminárias

Imagine você sentando tomando um café ou conversando com o vendedor, e ao se levantar, bater com a cabeça em um pendente. E se isso acontecer com o seu cliente?

Para evitar esses inconvenientes você precisa se atentar para que o design das luminárias escolhidas tenham tamanhos e formas que não interfiram nas movimentações pelo espaço.

Trazendo para o contexto de harmonização, você deve pensar também se a luminária que você quer cabe no contexto do estabelecimento e se sua atividade pede que sejam escolhidas peças mais discretas, ou te oferece liberdade nas escolhas.

Nem toda tendência cabe em todos os ambientes, isso vale para as roupas e também para itens de decoração e iluminação

É extremamente importante a personalização como já dissemos, mas cuidado com os excessos.

Existem muitas peças para evidenciar cada tipo de estabelecimento e certamente algumas serão perfeitas para o seu contexto, busque orientação.

A iluminação em negócios digitais

Engana-se quem pensa que negócios digitais não precisam de uma boa iluminação.

Durante a pandemia, muitos se viram desafiados a empreender e muitas vezes, a estrutura foi montada dentro das próprias casas.

Pessoas vendendo roupas, acessórios, eletrônicos, lanches, marmitas e os mais variados tipos de produtos e divulgando na internet.

Site de Vendas

Site de Vendas

Há também pessoas que ofereceram cursos, psicólogos e nutricionistas que migraram seus atendimentos para o formato online, uma série de profissionais que adaptaram seu formato de atendimento.

Os chamados digitais influencers e produtores de conteúdo que usam a própria imagem para se comunicar com os seus seguidores.

Digital Influencer

Digital Influencer

Seja para um produto ou serviço ofertado em âmbito virtual, a imagem de algo ou alguém é exposta e nesse contexto entra a iluminação.

Será que as fotos de divulgação estão sendo feitas com a iluminação que irá valorizar o seu produto? Os seus vídeos têm sido gravados com uma luz que valorize você e o seu conteúdo?

Até nisso a iluminação influência! Ilumine de forma correta o local para evitar exposição de peças sem valorização de detalhes, ou vídeos com locais escuros e sombras indesejadas. Dessa forma você irá facilitar a visibilidade de seu produto e melhor aproveitamento do seu conteúdo.

Busque Orientação Profissional

Essa dica nós sempre passamos por aqui, porque acreditamos que se você estiver bem orientado, errará menos. Nas próximas semanas traremos dicas de iluminação para nichos diferentes, te convidamos a acompanhar e receber informações importantes para o seu negócio.

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