Curiosidades

Tipos de Luminárias: Veja as possibilidades para iluminar o seu espaço

Publicado em 22/10/21 por Empório Luz.

Tipos de Luminárias

Tipos de Luminárias – Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Vai projetar a sua iluminação mas ainda está em dúvida na escolha das luminárias? Então esse artigo vai ser muito útil para você, porque veremos as luminárias mais utilizadas e o tipo de luz que é possível obter com cada uma delas.

As luminárias mais utilizadas são:

  • Arandelas;
  • Abajures;
  • Balizadores e Embutidos de Solo;
  • Luminárias de Piso;
  • Lustres;
  • Pendentes;
  • Perfis de Led;
  • Placas e Painéis de LED;
  • Plafons;
  • Spots;
  • Trilhos;

Quer conhecer mais sobre essas luminárias? Então leia até o final e veja os detalhes de cada uma delas!

 

Tipos de Luminárias

Arandelas

As arandelas são tipos de luminárias que ficam presas nas paredes. São peças que podem iluminar de forma auxiliar, decorativa e funcional, veja:

Auxiliar e funcional – Proporciona luz onde a iluminação central possui alcance menor e podem ser instaladas para iluminar ambientes de leitura e estudo, de forma funcional.

Decorativa – As arandelas podem ser usadas para destacar relevos, texturas, ou revestimentos conforme a direção da luz e ângulo de abertura.

Por ter uma variedade de modelos disponíveis, existem muitas possibilidades de iluminação, então a luz pode ser direta, indireta, difusa, e ainda um misto desses formatos.

Você pode fazer composições que vão deixar o seu ambiente mais bonito e elegante, conforme veremos nos modelos à seguir:

 

Tipos de Luminárias

Arandela Fit LED – New Line

 

Tipos de Luminárias

Arandela Eclipse – Usina Design

 

Tipos de Luminárias

Composição de Arandelas Linha Quasar – Interlight

 

Abajures

Os abajures são peças clássicas na iluminação. É composto por uma base que comporta o soquete para encaixe da lâmpada, e por uma cúpula que é posicionada sobre a lâmpada.

Tanto a cúpula como a base podem ser produzidas em materiais distintos como vidro, acrílico, tecidos diversos, metais, entre outros.

Geralmente são posicionados sobre aparadores e móveis em sala de estar e corredores, e também são muito utilizados em quartos sobre as mesas de cabeceira.

A cúpula é posicionada sobre a lâmpada, sendo assim, o formato e abertura da cúpula determinam a direção do reflexo da luz, então a iluminação produzida pelos abajures costuma ser suave e não ofuscante.

Justamente por proporcionar iluminação suave, é uma peça muito utilizada em quartos infantis.

Veja alguns modelos de abajures:

Tipos de Luminárias

Abajur sobre aparador

 

Abajures

Abajur sobre a mesa lateral em sala de estar

 

Tipos de Luminárias

Abajures em quarto de casal

 

Confira>>> Quais os melhores modelos de abajur para cada ambiente?

 

Balizadores e Embutidos de Solo

Os balizadores e os embutidos de solo são luminárias que  têm a função de iluminar pisos e degraus de escada.

Além de deixarem os ambientes internos e externos mais seguros, proporcionando boa visibilidade, são peças que contribuem muito para a decoração por conta do efeito visual que a luz causa nos ambientes.

Veja algumas opções:

 

Tipos de Luminárias

Balizadores – Amb. Projetado por Cotta Arquitetura

 

Embutidos de Solo

Embutidos de Solo

 

Luminárias de Piso

Também conhecidas como colunas de chão, as luminárias de piso são peças que iluminam e decoram espaço, como a opção de um ponto  de luz  a mais, contudo, sem a necessidade de fazer furações para instalação no teto ou parede.

Proporcionam iluminação auxiliar e diversos modelos que podem oferecer diferentes tipos de luz, como luz pontual, direta, indireta ou difusa.

Existem os modelos mais convencionais como os que têm cúpulas, por exemplo, e também outros mais modernos como os articuláveis.

 

Se inspire nos modelos abaixo:

 

Luminárias de Piso

Luminárias de Piso

 

Luminárias de Piso - Usina Desing

Luminárias de Piso – Usina Desing

 

Luminária de Piso - Fonte Capital Decor

Luminária de Piso – Fonte Capital Decor

 

Lustres

Os lustres são peças clássicas na iluminação e deixam o ambiente com ar sofisticado e elegante. Geralmente os lustres são peças utilizadas para compor espaços com decoração clássicas.

É fixado no teto e possui ramificações nas quais são fixadas as lâmpadas. 

Os modelos mais comuns são confeccionados em cristais de diferentes tipos e formatos, vidro e metal, existem também peças com cúpulas acopladas.

As lâmpadas inseridas das ramificações direcionam a luz ao redor dos lustres fazendo com que a peça sirva também para iluminar o ambiente de forma geral.

 

Veja alguns modelos abaixo:

 

Lustres

Lustres para sala de jantar

 

Lustre de Cristal

Lustre de Cristal com lâmpadas

 

Tipos de Luminárias

Lustre de cristal com cúpula

 

Pendentes

Os pendentes se caracterizam por serem peças fixadas ao teto através de um fio ou cabo.

 A principal diferença entre os lustres e os pendentes são as ramificações presentes nos lustres e o fato de que a iluminação fornecida pelos lustres tem característica mais ampla e difusa, enquanto que os pendentes geralmente fornecem luz de forma direta em um determinado ponto.

Existem muitos modelos e opções de pendentes disponíveis no mercado, dos mais clássicos aos mais modernos, dos mais elaborados aos mais minimalistas. 

Os pendentes podem oferecer iluminação focada e também podem oferecer iluminação difusa ou indireta, com lâmpadas de diferentes modelos ou LED acoplado

Existem peças que podem ser utilizadas de forma unitária e outras que podem formar composições de forma linear ou assimétrica, então, se você busca peças que harmonizem com a decoração, os pendentes são boas opções!

 

Se inspire nos modelos abaixo:

Tipos de Luminárias

Pendente modelo meia lua

 

Pendente

Pendente

 

Tipos de Luminárias

Composição de pendentes tipo tubo

 

Pendentes de madeira

Pendentes amadeirados

 

Perfis de LED

Os perfis de LED são peças que se tornaram tendência na iluminação por serem extremamente versáteis se encaixando em diferentes ambientes.

Proporcionam iluminação difusa e confortável ao espaço e existem opções no mercado que têm bom fluxo luminoso, fazendo com que a peça seja útil também para iluminação geral e não apenas decorativa.

Com os perfis de LED é possível obter o efeito wall washer e destacar ainda mais as texturas e elementos decorativos no espaço.

Existem opções sem borda (no frame), com borda, de sobrepor a ainda sistemas que encaixam outras luminárias como pendentes e plafons, por exemplo.

Os perfis de LED também podem ser usados na marcenaria em nichos, prateleiras e revestimentos e o efeito visual é muito bonito.

Aqui em nosso novo showroom deixamos à mostra o processo de instalação de um perfil de LED, para que você veja e entenda o funcionamento: 

Tipos de Luminária

Tipos de instalação de perfis de LED

 

Confira perfis instalados nos ambientes abaixo:

 

Perfil de LED

Perfil de LED – Sala de Estar

 

Perfil de LED

 

Perfil Lavabo

Perfil de LED em Lavado – Arq. Adriana Di Garcia

Veja aqui >>> Perfis de LED: Descubra novas possibilidades de iluminar

 

Placas, Painéis de LED e Plafons

As placas e painéis de LED são luminárias que podem ser instaladas em locais onde se necessita de maior luminosidade para a execução de tarefas, sendo que, como já dissemos aqui, as placas de LED possuem qualidade e durabilidade superior aos painéis de LED, então, por esse motivo seu custo é mais alto.

Não possuem fator decorativo, então geralmente é instalada para iluminar de forma geral o ambiente em conjunto com outras peças e são disponíveis nas temperaturas de cor mais usuais no mercado.

Essas luminárias podem ser instaladas em ambientes comerciais, escritórios e nas residências. 

 

Painel de LED Escritório

Painel de LED Escritório

 

Painel de LED Cozinha

Painel de LED Cozinha

 

Os plafons são peças que proporcionam o mesmo tipo de iluminação que as placas e painéis de LED, porém, com a possibilidade de formatos e desenhos diferentes (com iluminação de LED) e base para encaixe de lâmpadas em alguns modelos.

Enquanto as placas e painéis de LED iluminam apenas de difusa, os plafons também oferecem mais possibilidades, como a iluminação luz indireta, por exemplo. 

Veja alguns modelos de plafons:

"<yoastmark

 

"<yoastmark

 

"<yoastmark

 

Spots

Os spots são acessórios que geralmente acoplam lâmpadas de diferentes modelos (Par 20, par 30, dicróicas, mini dicróicas, entre outras) e auxiliam no acabamento no teto,  já que não deixam a estrutura das lâmpadas à mostra.

Existem modelos de sobrepor e modelos de embutir produzidos em diferentes formatos e os mais comuns são os quadrados, os redondos e os retangulares.

É muito comum o uso de spots para iluminar detalhes da decoração e nichos.

Spots em nichosSpots em nichos

 

Existem spots unitários, duplos, triplos e quádruplos, e ainda modelos mistos onde em uma única peça se tem iluminação pontual e difusa, conforme veremos nos modelos abaixo:

Spots de Embutir

Spots de Embutir Loja Empório Luz

Existem também modelos faceados onde as luminárias e as lâmpadas ficam niveladas ao gesso e existem modelos onde há um recuo da lâmpada em relação ao spot e ao gesso.

O modelo baixo é misto, com luz pontual e difusa através do acrílico.

Tipos de Luminárias

Luminárias Mistas

Existem ainda outros modelos de spots direcionáveis que são utilizados para instalação em trilhos, proporcionando luz focada e direcionada.

Spot para Trilho

Spot para Trilho

 

Trilhos

Os trilhos são peças instaladas no teto, é uma haste metálica que abriga a instalação elétrica e sustenta outras luminárias como os spots vistos acima e, em alguns casos, plafons e pendentes.

É muito versátil e prático, deixa o ambiente com um aspecto moderno e urbano. 

As emendas e conexões possibilitam a personalização na instalação e os modelos com circuitos independentes deixam acesas apenas as luminárias necessárias para o momento, possibilitando a criação de cenários.

Se você precisa compor a iluminação de um ambiente e quer  versatilidade, pode apostar nos trilhos. 

Você consegue por exemplo, iluminar uma bancada com um pendente, direcionar luz para pontos diferentes e com ângulos diferentes com os spots e também pode na mesma peça inserir um plafon para luz geral difusa.

Iluminação com trilhos

Iluminação com trilhos

 

Neste artigo falamos sobre as principais peças utilizadas na iluminação de ambientes, e para cada uma delas existem inúmeras variações de modelos para compor os ambientes.

Aqui na Empório Luz oferecemos um serviço de consultoria de iluminação onde você poderá contar conosco para te ajudar a entender e escolher as peças que melhor se adaptam para os seus ambientes!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.