Blog

Dicas de decoração e iluminação em Pé Direito Duplo

Publicado em 18/06/21 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Iluminação e decoração em pé direito duplo

Iluminação e decoração em pé direito duplo

Fala galerinha iluminada, tudo bem? O assunto de hoje é iluminação e decoração em Pé Direito Duplo.

Reunimos opções de decoração e iluminação para esse tipo de construção, e vamos falar sobre a importância de você contar com o apoio de profissionais qualificados para que o resultado seja o melhor  possível.

Considera essa opção para seu projeto? Então, aproveite esse artigo até o final, porque traremos soluções e esclarecimentos de alguns pontos importantes.

O que é Pé Direito?

O nome refere-se à unidade de medida em pés, referência utilizada desde a Grécia Antiga, e atualmente, mais comum em países como Estados Unidos e Inglaterra. 

No conceito de construção civil e arquitetura, trata-se da altura conferida do piso ao teto de um ambiente.

Dentro dessa definição, existem as seguintes opções de pé direito em construções:

  • Baixo: Corresponde a medidas inferiores à 2 metros e 70 centímetros de altura;
  • Convencional: Corresponde a medidas entre 2 metros e 70 centímetros e 3 metros de altura;
  • Alto: Trata-se de alturas superiores a 3 metros.
  • Duplo: Tem no mínimo duas vezes a altura do pé direito convencional e mede no mínimo 5 metros de altura. 

Entendendo do que se trata o termo pé direito, vamos detalhar as vantagens, os pontos de atenção, a decoração e a iluminação em pé direito duplo.

Vantagens de optar pelo Pé Direito duplo

Valorização do Imóvel 

Construções com pé direito duplo têm grande ganho estético. Sofisticação, elegância e as várias possibilidades de design, fazem com que estes imóveis sejam bastante valorizados no mercado imobiliário.

Amplitude e Integração

Devido à altura, esse tipo de construção oferece sensação de aumento de espaço, e possibilita integrações  interessantes nos ambientes.  Por exemplo, a parte térrea vista do mezanino, os espaços de circulação integrando as salas de jantar e  estar, são fatores que elevam a estética do ambiente.

Ventilação e Iluminação Natural

As amplas janelas e portas favorecem a entrada de ar fresco. E este é um fator muito importante, porque torna o ambiente mais agradável e confortável aos moradores.

A luz natural é uma das maiores vantagens e deve ser devidamente aproveitada, porque além da beleza que traz ao ambiente, proporciona economia e sustentabilidade com a redução do uso da luz artificial durante o dia.

Luz Natural Pé direito duplo

Ambiente com pé direito duplo

Pontos de Atenção ao escolher pé direito duplo

A área total do imóvel 

Isso porque ao optar pelo pé-direito duplo, dependendo do tamanho do terreno, boa parte do segundo pavimento será eliminada. 

Conforto térmico 

Reside em regiões frias? Alguns cuidados devem ser tomados, porque quanto mais alto o ambiente for, maior será a sensação de resfriamento. 

Agora, se reside em regiões quentes, o pé direito duplo é uma opção excelente para você, porque devido à altura, o calor é retido na parte superior do imóvel, então deixa a parte mais baixa com a temperatura mais agradável.

Conforto Acústico

Mesmo em ambientes com pé direito convencional, se os cômodos estiverem vazios, percebemos a existência do eco e reverberação. 

Se o local tiver pé direito duplo, esse efeito será potencializado, o que pode gerar incômodo.

Manutenção 

As áreas construídas com pé-direito duplo exigirão janelas e portas amplas,  compatíveis com a estrutura existente no local. Por este motivo, a limpeza e os reparos domésticos serão dificultados pela altura. 

Custo da Obra e Decoração

Conforme já mencionamos, existe de fato, a valorização de imóveis com pé direito duplo. Porém, há também um encarecimento na obra, devido a estrutura para esse tipo de projeto ser diferenciada. 

Também haverá um custo maior com o acabamento e a decoração. Porque para que o amplo espaço seja preenchido – por mais minimalista que a decoração seja – necessitará de um investimento em itens que enaltecem a estrutura do local.

 

Dicas de decoração em Pé Direito Duplo

É necessário um bom planejamento para a decoração de espaços com pé direito duplo, e nestes casos, a palavra de ordem é equilíbrio. Porque não podemos exagerar nos itens decorativos a ponto de poluir visualmente o local, mas também não podemos deixar o local com sensação de vazio.

Veja abaixo algumas opções:

  • Quadros – Obras de arte ou quadros personalizados são ótimas opções para as paredes, especialmente se acompanharem o ambiente em altura. Itens decorativos no alto atraem atenção para além da linha do campo visual natural, explorando toda a extensão do ambiente.
  • Nichos – Os nichos posicionados estrategicamente além de agregarem à decoração, auxiliam na organização de itens decorativos de tamanhos menores, e podem ser evidenciados pela iluminação.
Pé direito duplo

Ambiente com quadros e nichos

  • Plantas – As plantas em diferentes tamanhos têm muito a agregar visualmente ao ambiente, seja em jardins verticais, ou até mesmo, colocados em vasos que favoreçam a decoração.
Ambiente com pé direito duplo - Arquiteta Sandra Caliolo

Ambiente com pé direito duplo – Arquiteta Sandra Caliolo

 

Sobre os materiais a serem usados para acabamento nestes locais, pode-se optar pelo uso da marcenaria porque  proporciona aconchego ao ambiente e auxilia  no conforto acústico.

O mármore em suas diversas composições e cores, também proporciona muita sofisticação ao ambiente.

Decoração em Pé direito duplo

Opções de acabamento para pé direito duplo

Outra ótima opção, é utilizar texturas e relevos diferentes nas paredes, porque junto a iluminação, entregam muito efeito visual.

Lembrando que aqui foram colocadas as dicas de decoração básicas. O auxílio de profissionais como designer de interiores e arquitetos é extremamente importante e recomendado para tornar o espaço elegante, funcional e seguro.

Iluminação para ambientes com Pé Direito Duplo

Trataremos agora de um assunto de grande relevância em ambientes de pé direito duplo: a Iluminação.

Trataremos agora de um assunto de grande relevância em ambientes de pé direito duplo: a Iluminação.

Podemos utilizar luminárias de todas as categorias

Para o teto, luminárias de embutir e de sobrepor, lustres e pendentes. Nas paredes, arandelas e balizadores. No piso, as colunas e os embutidos de solo. 

A Iluminação em espaços tão amplos pode ser analisada e distribuída de acordo com suas funções:

  •  Geral;
  •  Pontual;
  •  Segurança;
  •  Auxiliar;
  •  Decorativa.

Vamos detalhar cada uma delas:

Iluminação Geral

Para a iluminação geral, pode-se optar por luminárias de embutir ou de sobrepor.

Então, no contexto de pé direito duplo, podem ser utilizadas lâmpadas AR111 ou PAR38, pois são lâmpadas de alto fluxo luminoso e são indicadas para alturas maiores.

Lâmpada AR111

Lâmpada AR111

 

Lâmpada PAR38

Lâmpada PAR38

Outra opção para iluminação geral é a utilização de luminárias Downlight, porque são luminárias potentes e podem ser usadas em ambientes com altura maior.

Luminária Downlight

Luminária Downlight

No caso de lâmpadas e luminárias downlight, existem dois fatores a serem observados:

  • Angulação 

Quanto mais fechado o ângulo estiver, mais direta será a iluminação sobre um ponto. Sendo assim, se o objetivo for obter uma iluminação geral, o ideal é que o ângulo da lâmpada seja mais aberto, assim você obtém uma iluminação mais ampla e confortável. 

Leia >>> Conheça tudo sobre angulação de luz

  • Alcance de Luz

É preciso verificar se o fluxo luminoso que a luminária emite será o suficiente para o ambiente. Ao comprar as lâmpadas e luminárias é preciso conferir essa informação, porque varia conforme o fabricante.

Nesse mesmo contexto de luz geral, os perfis de LED também podem ser utilizados. Para que a luz chegue na parte mais baixa do ambiente, o ideal é trabalhar com perfis que tenham placas de LED e com potências maiores, para iluminar de maneira mais uniforme.

Iluminação Pontual

A iluminação pontual é aquela que usamos para destacar pontos específicos. Podemos utilizar spots de embutir ou de sobrepor para esse efeito.

Como no caso, a altura é um fator relevante, podemos manter a lâmpada AR111 indicada no contexto de iluminação geral, porém, com uma angulação menor, pois, isso trará um facho mais fechado e direcionado para pontos.

 

Iluminação de Segurança

Apesar de o foco da iluminação em pé direito duplo serem os itens do teto (lustres, pendentes e spots), a segurança do local não pode ser negligenciada. Nossa dica é que balizadores sejam usados nas escadas e em locais de passagem, ou, também, embutidos de solo

Além de funcionais, balizadores e embutidos podem criar formatos interessantes e evidenciar detalhes no solo, conforme forem posicionados.

Balizadores Escadas

Escadas com balizadores embutidos

Iluminação Auxiliar

Destacamos para esta função três tipos de luminárias: arandelas, abajures e colunas de piso. 

Para as paredes, podemos utilizar as arandelas com uma luz mais suave e auxiliar. Desta forma, conseguimos destacar os objetos e móveis próximos e obter um toque decorativo.

Iluminação em pé direito duplo

Paredes com arandelas

Para as mesas laterais, abajures, que dão um toque clássico e delicado ao ambiente, proporcionando iluminação suave.

Iluminação Auxiliar

Abajures

Para o piso, as colunas. Em seus diferentes formatos, podem acrescentar muito charme ao ambiente e podem ser colocadas em diferentes pontos. Também oferecem iluminação auxiliar com toque decorativo.

Luminárias de Piso

Luminárias de Piso

Como iluminação auxiliar, podemos também utilizar o efeito Wall Washer, que trazido ao pé da letra significa lavar a parede de luz. 

Proporciona uma luz indireta muito bonita e confortável, e pode ser feito com placas e fitas de LED, perfis ou até mesmo com luminárias específicas para este efeito.

Wall Washer

Efeito Wall Washer

Iluminação Decorativa

Como o ponto alto da iluminação em pé direito duplo, destacamos os lustres e os pendentes.

Iluminação em pé direito duplo

Composição de pendentes

Ambos devem atender proporcionalmente o espaço, então, tratando-se de pé direito duplo, quanto maior eles forem, melhor será.

Existem muitas possibilidades de instalação, como a integração dos espaços, nos centros das salas, sobre a mesa na sala de jantar, nos vãos entre mezaninos e  escadas, etc.

Iluminação em pé direito duplo

Pendente centralizado

Vale destacar que a iluminação fornecida pelos lustres e pendentes por mais bonita que seja, tem efeito decorativo, e não será suficiente para áreas muito amplas, então, será necessário iluminação geral e auxiliar, conforme já citado.

Outra opção a ser usada como iluminação decorativa são os spots, placas, fitas ou perfis de LED para iluminar nichos, e marcenarias porque darão destaque ao que for colocado neles, como mencionamos nas dias de decoração.

Nichos Iluminados

Nichos Iluminados

Light Designer – O profissional que irá te esclarecer como iluminar pé direito duplo

Assim como na decoração, a iluminação em pé direito duplo também envolve muitas possibilidades, e neste ponto, um outro profissional também ganha muito destaque: O Light Designer.

Neste artigo nós detalhamos o que esse profissional faz e a sua importância no contexto da iluminação. Então vale a pena conferir e contar com um light designer para projetar a iluminação de seu ambiente com pé direito duplo.

A iluminação deve trazer segurança ao ambiente, ser funcional, evidenciar a decoração e despertar sensações, contudo, sem causar nenhum dano a saúde e bem-estar dos moradores ou indivíduos que circularão pelo ambiente. 

Para ambientes com pé direito duplo, todos esses fatores devem ser analisados com mais cuidado e atenção, porque dessa forma evitamos retrabalhos e inconvenientes.

É muito importante que também se atente à escolha de luminárias de qualidade, com boa eficiência luminosa e comprá-las em locais de confiança.

Quer conhecer  opções para iluminação em pé direito duplo? Então assista esse vídeo em que o Designer Bruno Mantovani esclarece alguns pontos e traz opções para esse tipo de construção.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

 Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.