Blog

A iluminação ideal para restaurantes

Publicado em 13/08/21 por Empório Luz.

Iluminação de Restaurantes

Iluminação para Restaurantes

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Hoje vamos falar sobre mais um tema de iluminação comercial, e traremos ideias de como iluminar restaurantes.

Quer entender a relação entre iluminação e comida e como usar isso da melhor forma possível em seu estabelecimento? Então fique com a gente até o final do artigo e te mostraremos! 

O que a iluminação e a comida têm em comum?

No início do assunto sobre iluminação comercial, dissemos que a realidade atual pede que as empresas se esforcem para promover uma boa experiência de compra para os seus clientes.

Dentro desse contexto, relacionando a iluminação e a comida, ambas fazem parte do processo de experiência do cliente em um restaurante.

Ao sair para jantar em um restaurante, as pessoas não pagam somente por uma refeição, elas pagam por uma determinada experiência.

Por melhor que seja a comida, sozinha não fará milagres, não é mesmo?

Já fez uma refeição em um local onde a comida era muito boa, mas o ambiente não era agradável? Uma iluminação mal feita, assentos e climatização desconfortáveis, ou até mesmo, um atendimento ruim?

Esses são fatores que podem prejudicar a imagem do seu restaurante, lanchonete ou padaria, fazendo com que o cliente não retorne ou não indique o seu espaço.

Sabendo da importância do ambiente de forma geral para a experiência dos clientes, vamos ver algumas dicas de acordo com os espaços, para restaurantes, lanchonetes, padarias e confeitarias. 

Qual a iluminação ideal para restaurantes?

Essa é a típica pergunta para a qual não tem certo e errado, mas existem contextos a serem estudados. 

Isso porque alguns fatores influenciam, por exemplo, o estilo do estabelecimento, o tipo de comida e serviços oferecidos, o público alvo, enfim, muitas situações que devem ser avaliadas a cada caso.

O fator comum é que independente das variáveis citadas acima, é importante que o local esteja seguro, confortável, esteticamente bonito e transmita personalidade.

Vamos ver como podemos aplicar esses aspectos de acordo com as áreas existentes em um restaurante:

 

1.Entrada e área de espera

A entrada de qualquer estabelecimento diz muito sobre ele. É a primeira impressão, ali as pessoas sentirão o clima e o estilo do ambiente.

Os elementos da iluminação e da decoração devem ser harmônicos com o estilo do ambiente e da comida servida ali. Uma lanchonete cujo público alvo é mais despojado, se for decorada e iluminada com muitos elementos clássicos, pode não combinar. 

Você deve iluminar e decorar a entrada do espaço possibilitando identificação rápida do local, segurança para a movimentação e funcionalidade para os funcionários desempenharem suas tarefas.

Se o seu local dispor de área de espera, esse espaço deve ser confortável, com iluminação agradável e música ambiente, para diminuir o incômodo de ter que aguardar.

Sala de Espera Restaurante

Sala de Espera – Restaurante Coco Bambu

Existem locais ainda em que a área de espera é integrada ao bar, conforme veremos a seguir.

 

 2. Bar

O bar do restaurante pode oferecer serviço completo, onde os clientes poderão sentar para comer e beber, ou apenas ser funcional e interno, e nesse caso os garçons pegarão as bebidas para servirem às mesas.

Se for o caso de um serviço completo, as mesmas observações para o salão de jantar podem ser mantidas, conforme veremos adiante, priorizando conforto, segurança e funcionalidade.

Caso o bar seja apenas apoio para servir as mesas, a boa visibilidade deve ser mantida, mas também, a luz pode ganhar uma função decorativa.

Se as bebidas forem expostas em nichos, ou prateleiras, por exemplo, eles podem ser iluminados com mini spots, fitas ou perfis de LED para que tenham mais destaque.

Iluminação Bares

Iluminação de Bar em Restaurante

3. Salão de Jantar

Esse é o local onde as pessoas passarão a maior parte do tempo em que ficarão no restaurante, por isso, deve oferecer segurança, conforto, estética agradável e em harmonia com o espaço, conforme veremos a seguir:

  • Segurança e Funcionalidade

A segurança no salão de jantar é um quesito muito importante. 

A iluminação precisa permitir a movimentação até às mesas, e também, os garçons devem circular com segurança pelo espaço.

Fios não devem estar expostos na passagem e as luminárias devem ser bem posicionadas de forma que evitem esbarrões.

Uma boa dica é investir em balizadores e embutidos de solo, porque possibilitam boa iluminação para o piso, não interferem na iluminação vinda de outros pontos e você consegue criar efeitos e formatos no chão.

Investir em uma iluminação geral difusa ou indireta vinda de sancas ou aberturas no teto,  também é uma saída para ter uma iluminação que seja funcional e segura sem interferir na questão do conforto para o cliente.

É interessante que se faça um planejamento para que as questões de segurança e estética sejam harmonizadas e uma não interfira na outra.

Outro fator, é que as luminárias de segurança e emergência devem estar muito bem sinalizadas e com fácil acesso para qualquer imprevisto.

Se o seu restaurante for um self service, por exemplo, você precisa pensar em uma iluminação que seja a mais funcional possível. 

As pessoas precisam enxergar para escolher os alimentos corretos e também para manusear os utensílios pegadores de comida e talheres.

Nesse ponto, pode ser utilizada uma iluminação mais focada, direcionada para o local em que as pessoas irão se servir. 

Spots direcionáveis ou pendentes podem ser uma boa opção nesse caso, além de contribuírem visualmente com a decoração.

Restaurante Self Service - Fonte: Aline Approves

Restaurante Self Service – Fonte: Aline Approves

Caso prefira, os embutidos também podem ser usados com lâmpadas que possibilitam angulações diferentes e assim você escolhe se o facho de luz será mais intenso ou suave, conforme o ângulo escolhido.

  • Estética

Nesse ponto, a iluminação contribui de forma harmônica com a decoração do espaço.

Na parte estética é onde você pode imprimir a sua personalidade no espaço, e isso é feito através da decoração e iluminação. 

Algumas situações podem ser aproveitadas, por exemplo, em um restaurante de comida japonesa, luminárias e objetos decorativos característicos da cultura oriental podem ser utilizados. 

Decoração e Iluminação de Restaurante Japonês

Decoração e Iluminação de Restaurante Japonês

Além da questão cultural para os restaurantes que servem comidas típicas de determinados lugares, o estilo do local em si deve ser considerado.

Se o seu restaurante é mais intimista, você deve transmitir a sensação de aconchego e bem estar, tons de iluminação mais quentes, luz indireta e em baixa intensidade.

Se é um ambiente mais descontraído, se assemelhando a um bar, por exemplo, use elementos decorativos com cores vibrantes, e que chamem a atenção do seu público e use a iluminação para evidenciar.

Iluminaçãop de Bar

Bar – Fonte: Campo Grande News

Agora, se por exemplo, o seu restaurante é visto como um espaço mais sóbrio, para almoços e jantares de negócios por exemplo, a sua decoração e iluminação devem transmitir um aspecto minimalista e discreto.

Tipos de Iluminação e Posição das Luminárias para o Salão de Jantar

As mesas devem ser bem iluminadas para proporcionar boa visibilidade dos pratos, talheres, e das pessoas que estarão reunidas naquele momento.

Você pode escolher iluminar o seu restaurante de forma linear, com uma luz uniforme que atenda a todo o espaço, se esse for o caso, veja algumas opções:

  • Placas e perfis de LED – Trarão iluminação difusa e deixarão o ambiente com luz agradável, sem ofuscar. 
  • Embutidos Orientáveis – Podem ser posicionados de forma espalhada pelo ambiente, criando a luz geral. A escolha do ângulo da lâmpada fará com que a luz tenha maior ou menor intensidade sobre o espaço em que será colocada.
Iluminação de Restaurante

Iluminação de Restaurante – Fonte: WZ Hotel Jardim

Outra opção é individualizar a iluminação por mesas. Essa escolha criará um ar bastante intimista e trará efeitos interessantes de luz e sombra para o espaço geral. Veja opções para iluminação individualizada:

  • Lustres ou Pendentes

Essa é uma das formas mais tradicionais de iluminar mesas de forma individualizada. 

Nesse caso, é preciso avaliar o tamanho da mesa e da luminária, para que sejam proporcionais e iluminem o suficiente.

Iluminação de restaurantes

Iluminação de Restaurantes – Mesas com pendentes

A altura das peças também deve ser observada. As luminárias não podem ficar na altura dos olhos para que permitam a visão dos demais que estarão na mesa e devem ser posicionadas ao centro, evitando esbarrões ao levantar da mesa.

Como a luz será direta sobre a mesa, o ideal é que seja difusa e não ofusque os olhos, e em temperatura de cor quente ou neutra, algo em torno de 2700K e 4000K.

  • Spots Direcionáveis

O estilo industrial é uma grande tendência de decoração e iluminação. Caso o seu restaurante tenha esse estilo ou elementos dele, você pode utilizar trilhos e direcionar a luz dos spots sobre a mesa. 

Dessa forma, a luz terá um efeito bem marcado e o espaço de forma geral ganhará bastante contraste.

Iluminação em restaurante

Iluminação em restaurante com spots – Fonte: Aliança Francesa

  • Arandelas

Se as mesas forem posicionadas rente a parede, você poderá utilizar arandelas para fazer essa iluminação individualizada e escolher peças conforme o seu estilo.

4.Cozinha

É o coração do restaurante, local onde as coisas de fato acontecem.

Por ser a parte essencial, a iluminação deve ser muito bem elaborada para que os funcionários desempenhem suas tarefas de forma correta e sem inconvenientes.

Aqui estão alguns pontos importantes para considerar a iluminação da cozinha de um restaurante:

  • Segurança e Funcionalidade

Na cozinha há o manuseio de alimentos, equipamentos com diferentes graus de complexidade  e ferramentas de diversos tamanhos e funções.

Enxergar bem os alimentos é fundamental, por exemplo, para fazer a manipulação correta, ver pontos, cortes, texturas e acertar na montagem dos pratos. E para isso a iluminação deve ser compatível com essas atividades

Iluminação de Cozinha Industrial

Iluminação de cozinha industrial

Para acertar na iluminação e garantir a segurança na cozinha, a luz pode ser neutra e difusa, nesse caso placas de LED com bom fluxo luminoso são boas opções e iluminam bem o espaço de forma geral.

Além disso, podem ser utilizados spots focados para direcionar a luz para as estações de trabalho, e assim, além da luz geral difusa, ganha-se também uma luz direta sobre a área de serviço, garantindo mais visibilidade.

  • Conforto e Estética

O conforto também é importante para que os chefes e cozinheiros não sofram com o ofuscamento causado por uma iluminação direta e excessiva.

O ambiente precisa estar muito bem iluminado como já dissemos, porém, é importante equilibrar e quando possível usar luzes difusas que proporcionam maior conforto.

Apesar de ser um ambiente quase nunca frequentado por clientes, há restaurantes que adotam o modelo de cozinha aberta, ou, cozinhas vitrines. Se for esse o caso, é bom que o local que estará exposto harmonize com o restante do ambiente e as luminárias escolhidas ajudem nesse fator.

Cozinha Vitrine

Cozinha Vitrine

Qual a iluminação ideal para padarias, confeitarias e lanchonetes?

Esses locais também servem comidas assim como nos restaurantes, porém, o estilo geralmente é mais informal, então a decoração e a iluminação podem seguir essa linha, proporcionando um ambiente mais descontraído.

Na imagem a mostra podemos ver uma iluminação com estilo industrial, com trilho e spot no canto superior esquerdo e luminárias com fios expostos ao centro.

Decoração e Iluminação de Lanchonete

Decoração e Iluminação de Lanchonete

Para padarias e confeitarias, a grande diferença além do tipo de alimento servido está na exposição dos produtos.

Padarias e confeitarias geralmente têm alimentos que ficam visíveis para que o cliente escolha. Então a luz deve ser posicionada de forma que favoreça a visualização do produto.

Iluminação de Confeitaria

Iluminação de Confeitaria

Para isso, é necessário:

  • Posicionamento correto das Luminárias

Para que não sejam geradas sombras sobre o produto e prejudique sua aparência.

  • Qualidade das Luminárias

A luz deve realçar o produto e não distorcê-lo, para isso é preciso escolher luminárias com boa reprodução de cor e LED que tenham boa qualidade.

A importância da ajuda profissional

Tanto para a iluminação como também para a decoração você deve buscar ajuda profissional. 

Restaurantes, padarias, lanchonetes e confeitarias são estabelecimentos que precisam seguir uma série de normas para que se encaixem nos padrões de legalizações e todo cuidado ainda é pouco.

Arquitetos, decoradores, design de interiores e lighting designers saberão te guiar para que faça as escolhas certas e proporcione para os seus clientes um espaço agradável, seguro e confortável.

Quer projetar a iluminação do seu restaurante, lanchonete ou padaria? Entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.